Postagens populares

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Portugal carimba trave quatro vezes, mas derrota o Azerbaijão em casa

   Cristiano Ronaldo não marca, mas participa de dois gols do triunfo da seleção da Terrinha no Estádio Municipal de Braga


   Portugal alcançou nesta terça-feira a sua segunda vitória nas eliminatórias europeias para Copa do Mundo de 2014. Jogando em casa, o time de Cristiano Ronaldo e companhia derrotou o Azerbaijão por 3 a 0. Mas o placar foi construído a muito custo, com o primeiro gol saindo apenas aos 18 do segundo tempo – graças a Varela – depois da seleção da Terrinha criar inúmeras chances e colocar quatro bolas na trave. Postiga e Bruno Alves completaram o marcador.
   Com o resultado alcançado no Estádio Municipal de Braga, os portugueses chegaram ao segundo lugar do Grupo F com seis pontos, mesmo número da Rússia, que fica em primeiro devido aos critérios de desempate. As duas seleções se enfrentam na próxima rodada, no dia 12 de outubro.

Cristiano Ronaldo e Varela, Portugal x Azerbaijão (Foto: Agência Reuters)
Cristiano Ronaldo e Raul Meireles cumprimentam Varela, autor do primeiro gol de Portugal (Reuters)
 
Portugal pressiona
   Com o mesmo time que venceu Luxemburgo por 2 a 1 na última sexta-feira, Portugal, como era esperado, começou a partida encurralando a modesta seleção do Azerbaijão, 107ª colocada no ranking da Fifa.


   No entanto, a primeira chance de perigo só saiu aos 11 minutos após Raul Meireles acertar um chute rente à trave do goleiro Agayev. Aos 17, Cristiano Ronaldo fez bela jogada de ponta pela direita e cruzou para Postiga carimbar a trave.
 
Trave salva o Azerbaijão
   Jogando bem e envolvendo o adversário com triangulações, velocidade e passes rápidos, Portugal seguia criando oportunidades. Aos 22, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para João Moutinho acertar um voleio que explodiu no travessão.
   Aos 36, Postiga teve a melhor oportunidade de abrir o placar na “Pedreira de Braga”, mas o atacante do Zaragoza, mesmo sozinho na pequena área, conseguiu cabecear para fora.


   Nos acréscimos da primeira etapa, Postiga quase se redimiu do lance anterior driblando dois marcadores e arrematando. Mas, outra vez, o poste salvou a meta de Agayev.
   No segundo tempo, nada mudou. Portugal em cima e a bola teimando em não entrar. Logo aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo aproveitou um cochilo da zaga rival e chutou cruzado. Adivinha onde a bola bateu? Na trave...

Cristiano Ronaldo, Portugal x Azerbaijão (Foto: Agência AP)
Cristiano Ronaldo teve boa atuação e participou de dois dos três gols de Portugal (Foto: Agência AP)

Varela entra e tira Portugal do sufoco
   Na sequencia, o camisa 7 do Real Madrid, sozinho, conseguiu a proeza de cabecear para fora. Depois de tanto insistir, Portugal conseguiu abrir o placar. Aos 18 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu pela esquerda e chutou cruzado. A zaga do Azerbaijão cortou parcialmente, e a bola sobrou para Varela, que entrara instantes antes no lugar do volante Miguel Veloso. O atacante do Porto bateu forte rasteiro sem chances para Agayev.

   Com a tão perseguida vantagem no marcador, Portugal passou a atuar com mais tranquilidade e, além de não ser incomodada na defesa, seguiu criando chances de ampliar- Cristiano Ronaldo, aos 30, quase fez um de bicicleta.
   Aos 39, Postiga aproveitou um desvio de cabeça de CR7 e fez o terceiro. Aos 41, o zagueiro Bruno Alves, com uma bela testada após cobrança de escanteio, fez o terceiro e fechou, de vez o caixão do Azerbaijão.
 
Bruno Alves homenageado
   Filho do ex-jogador brasileiro Washington – irmão do falecido meia Geraldo que brilhou no Flamengo nos anos 70 -, Bruno Alves, ex-Porto e atualmente no Zenit, recebeu uma placa da federação portuguesa pela marca de 50 jogos com a camisa da seleção lusitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário