Postagens populares

sábado, 11 de agosto de 2012

Porto enfrenta o Académica e o favoritismo na Supertaça

   Time do goleiro Hélton tenta quarto título seguido neste sábado

   Porto e Académica decidem a Supertaça de Portugal às 16h45m (horário de Brasília) deste sábado. Credenciado para a disputa por conta do título português na última temporada, o 26 º em sua história, o time dos brasileiros Hélton e Hulk (este último não vai a campo por estar com o Brasil nos Jogos de Londres) é o favorito. Já a sala de troféus do rival tem, em sua área mais nobre, as duas Taças de Portugal, sendo a segunda delas conquistada ainda neste ano, o que garantiu a equipe na Supertaça.

Marinho comemora gol do Académica contra o Sporting (Foto: AFP)
Marinho marcou o gol solitário da vitória sobre o Sporting qe colocou o Académica na Supercopa (Foto: AFP)

   Fruto do empenho dos estudantes da universidade local, a equipe de Coimbra, que está também na Liga Europa, nunca conquistou a elite portuguesa e disputa, nesta temporada, sua quarta competição continental. Ou seja, uma história muito mais humilde que a dos rivais deste sábado, que tem no currículo títulos como a Liga dos Campeões. Mesmo com a diferença de tamanho, o técnico do Porto, Vítor Pereira, prefere não se arriscar a chamar o favoritismo para si.

Vitor Pereira no treino do Porto (Foto: AFP)
Vítor Pereira deixa favoritismo de lado (Foto: AFP)

- Não podemos esquecer que o Porto e a Académica disputam este título pelo que fizeram na temporada passada. A Académica venceu a Taça de Portugal sobre o Sporting, é uma equipe organizada, que parte muito rápido para o ataque, e acredito que tenha argumentos para disputar a Supertaça com a gente. Mas também acredito na nossa qualidade e consistência de jogo e no nível dos nossos jogadores - disse o técnico, em entrevista coletiva.
   Com a experiência de quem já disputou sete Supertaças - sendo uma pela União Leiria - e levantou o caneco quatro vezes, o goleiro brasileiro Hélton segue a mesma linha do treinador e é outro que prefere usar a velha tática de fugir do favoritismo, ainda que ele deixe transparecer a diferença de tamanho entre os dois adversários.
- Hoje em dia, mais do que nunca, está mais do que demonstrado que no futebol já não existem favoritos. A Académica irá disputar esta Supertaça com todo o mérito e nós só temos de trabalhar, para demonstrarmos que somos os melhores, mas isso só poderá ser feito em campo.

Helton na partida do Porto contra o Manchester City (Foto: Reuters)
Helton tem sete participações em Supertaça, sendo seis com a camisa do Porto (Foto: Reuters)

   Se poderá contar com Hélton, Vítor Pereira terá o desfalque de outros três brasileiros. Alex Sandro, Danilo e Hulk estão envolvidos com a seleção brasileira na final olímpica e são desfalques certos.
 
Recordar é viver
   Disputada entre o campeão da primeira divisão portuguesa e o vencedor da taça local, a competição foi vencida, nas últimas três temporadas pelo Porto. O time comandado por Vítor Pereira, aliás, tem supremacia absoluta no torneio, com 18 conquistas. O número supera os títulos de todos os rivais juntos (15), o que justifica em partes o papel de Golias na final.
   Empolgados com a chance de um título para abrir a temporada, os torcedores do Porto já esgotaram os ingressos destinados ao Dragão. O Estádio Municipal de Aveiro tem capacidade para 31.100 torcedores e deve receber lotação máxima. Olegário Benquerença será o árbitro da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário