Em crise, Holanda enfrenta a calmaria alemã em Carcóvia
Do lado laranja, há insatisfação de jogadores com a reserva após derrota na estreia. Já time de Löw tem dias serenos após triunfo sobre Portugal
A Euro 2012 já está na segunda rodada dos grupos, e a emoção aumenta na luta pela classificação. Nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), um clássico do futebol mundial no chamado grupo da morte: Holanda e Alemanha se enfrentam, em jogo válido pelo grupo B, no Estádio Metalist, em Carcóvia, na Ucrânia. Os holandeses vêm de derrota para a Dinamarca por 1 a 0, na estreia, e os alemães derrotaram a seleção de Portugal, também por 1 a 0, com gol de Mario Gómez. O SporTV e a Band transmitem a partida ao vivo.
Rivais históricos, Holanda e Alemanha protagonizaram a decisão da Copa do Mundo de 1974, com vitória alemã por 2 a 1 sobre a então chamada Laranja Mecânica. Trinta e oito anos depois, as duas seleções se voltam para o presente e reconhecem a necessidade da vitória para não correr riscos na terceira e decisiva rodada. No último encontro, em amistoso disputado há sete meses, vitória alemã por 3 a 0, em Hamburgo.
Clima pesado na Holanda
Alguns jogadores holandeses, como Van der Vaart e Huntelaar, demonstraram insatisfação com a reserva após a derrota para a Dinamarca. Sneijder, craque da equipe, chegou a falar em "ego inflado" de alguns companheiros. Mas nem tudo é problema. O técnico Bert Van Marwijk terá a volta de seu zagueiro titular Joris Mathijsen.
Afellay lamenta a derrota da Holanda para a Dinamarca. Jogador pode dar lugar a Kuyt (Foto: Reuters)
No meio, Strootman deve entrar no lugar de De Jong para dar um pouco mais de ofensividade à equipe, e Kuyt pode ser escalado no lugar de Afellay, que está com problemas bucais. No ataque, Van Persie tem vantagem no duelo pela titularidade com Huntelaar.
Tranquilidade na Alemanha
Após a vitória sobre Portugal, a Alemanha viveu dias de calmaria, e a equipe de Joachim Löw deve ser a mesma da estreia. A única mudança pode ser a ida de Schweinsteiger para o banco, já que ele está voltando de lesão, para a entrada de Toni Kross.
No ataque, Mario Gómez será mantido como titular, principalmente após ter feito o gol da vitória sobre os portugueses.
Mario Gómez comemora o gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Getty Images)
Estatísticas Holanda e Alemanha já se enfrentaram 38 vezes na história, com 14 vitórias da Alemanha, 14 empates e 10 triunfos holandeses. São 75 gols da Alemanha contra 63 da Holanda. A primeira vez que as duas seleções se enfrentaram foi no dia 24/04/1910, com vitória holandesa por 4 a 2. O confronto Alemanha x Holanda é o único desta fase de grupos da Euro que já decidiu uma Copa do Mundo (Alemanha Ocidental 2 x 1 em 1974). Pela Eurocopa, alemães e holandeses tiveram seu confronto mais importante em 1988, quando fizeram uma das semifinais da competição (Holanda 2 x 1). Curiosamente, esses dois jogos aconteceram em torneios sediados na Alemanha (Mundial 74 e Euro 88).
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Willems; Van Bommel, Strootman (De Jong), Sneijder; Robben, Afellay (Kuyt) e Van Persie | Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber e Lahm; Khedira, Kroos (Schweinsteiger), Müller e Özil; Podolski e Gómez |
Técnico: Bert Van Marwijk | Técnico: Joachim Löw |
Arbitragem: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado pelos compatriotas Stefan Wittberg e Mathias Klasenius | |
Local: Estádio Metalist, em Carcóvia (Ucrânia) | |
Transmissão: SporTV e a Band transmitem ao vivo a partir das 15h45m (Brasília) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário