Postagens populares

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em busca da primeira vitória na Euro, Espanha e Irlanda duelam em Gdansk

   Atual campeã do mundo tentará superar questionamentos após tropeço na estreia. Para vencer, irlandeses apostam nas surpresas que o futebol traz


   Espanha e Irlanda se enfrentam nesta quinta-feira, às 15h45m (de Brasília), em jogo válido pela segunda rodada do Grupo C da Euro 2012. Na Arena de Gdansk, na Polônia, as duas seleções buscarão a primeira vitória na competição, já que na estreia os espanhóis apenas empataram com a Itália em 1 a 1, e a Irlanda foi derrotada pela Croácia por 3 a 1. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV e a Band.
   A Espanha passou a ser muito questionada após o empate na estreia, e o técnico Vicente Del Bosque tem procurado passar equilíbrio e confiança à Fúria para a disputa da partida desta quinta. Para a Irlanda, o jogo está sendo encarado como mais uma oportunidade de provar que, no futebol, não há nada decidido antes de a bola rolar.

Espanha questionada
   Por não conseguir vencer os italianos na primeira rodada, o técnico Vicente del Bosque passou a ser cobrado quanto à atuação de sua seleção, mas garante que a Espanha está com a moral intacta e ainda vivendo um bom momento. Em depoimento à imprensa sobre a formação da equipe, afirmou que cada um pode opinar como quiser, mas que a decisão final será dele.
   Para Del Bosque, que mantém o mistério na escalação espanhola, a Irlanda não é boa apenas no jogo aéreo e tem também bons valores individuais. O treinador acredita que o adversário não ficará apenas na defesa e que deve se lançar ao ataque.

vicente del bosque espanha coletiva (Foto: Agência Getty Images)
Vicente del Bosque acredita que a Irlanda não ficará apenas no campo de defesa  (Foto: Getty Images)

   Xabi Alonso, por sua vez, afirmou que a Espanha deve buscar o gol desde o início da partida, procurando espaços entre as linhas de marcação. O jogador ressaltou ainda a importância dos chutes de fora da área. Para ele, a paciência diante do adversário será fundamental.

Confiança irlandesa
   Mesmo após a derrota para a Croácia por 3 a 1, o técnico italiano da Irlanda, Giovanni Trapattoni, acredita num bom resultado diante da Espanha. Para ele, o futebol é o único esporte em que o melhor nem sempre vence. Acreditando nisso e na experiência do grande líder do grupo Robbie Keane, o treinador acredita no triunfo, mas reconhece que não haverá muito espaço para a criação de jogadas.

Giovanni Trapattoni no treino da Irlanda na Euro (Foto: AFP)
Giovanni Trapattoni, treinador da Irlanda, mostrou confiança num bom resultado da Irlanda (Foto: AFP)

   Trapattoni afirmou ainda que o jogo da Irlanda é igual diante de qualquer rival e disse que o futebol é uma mistura de equilíbrio, atitude e sorte.
   Já Robbie Keane, líder dessa seleção irlandesa por sua experiência, comparou o confronto com a Espanha ao duelo entre Barcelona e Chelsea, disputado na última Liga dos Campeões. Para ele, será preciso marcar muito, superar as dificuldades e também chegar ao ataque para fazer ao menos um gol.

Estatísticas
   Ao longo da história, Espanha e Irlanda já se enfrentaram 24 vezes. Foram 13 vitórias da Espanha, sete empates e apenas quatro triunfos da Irlanda. Foram 48 gols dos espanhóis contra 18 dos irlandeses.
   O último confronto entre Espanha e Irlanda foi também o mais importante da história. No dia 16/06/02, em Suwon na Coreia do Sul, as duas seleções se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A Espanha venceu nos pênaltis por 3 a 2 após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Morientes fez o gol da Fúria, e Robbie Keane empatou de pênalti para a Irlanda aos 45 minutos do segundo tempo.
   O primeiro confronto da história entre as duas seleções aconteceu no dia 26/04/1931 em Barcelona e terminou empatado por 1 a 1. A maior goleada deste confronto foi obtida pela Espanha, que venceu por 6 a 0 em Madrid, no dia 01/06/1952.

ESPANHA X IRLANDA
Casillas, Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Xavi, Busquets, X. Alonso; David Silva, Fábregas e Iniesta Given, Oshea, Ledger, Dunne, Ward; Duff, Andrews, Whelan, McGeady, Keane; Walters
Técnico: Vicente Del Bosque Técnico: Giovanni Trapattoni
Arbitragem: Pedro Proença, de Portugal, apita o jogo, auxiliado pelos compatriotas Ricardo Santos e Bertino Miranda
Local: Arena Gdansk, Polônia
Transmissão: SporTV e Band transmitem ao vivo a partir das 15h45m (Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário