Postagens populares

domingo, 20 de maio de 2012

Montpellier confirma 1º título francês de sua história em jogo polêmico

   Torcida do Auxerre, que foi rebaixado, paralisa a partida duas vezes, e árbitro quase cancela o duelo. Campeões acabam vencendo por 2 a 1

   O Montpellier entrou em campo neste domingo precisando apenas de um empate contra o já rebaixado Auxerre para sagrar-se campeão francês pela primeira vez em sua história. Foi mais dramático e mais demorado do que o esperado, mas o título foi confirmado com uma vitória por 2 a 1 após duas paralisações por causa de incidentes gerados pela torcida do Auxerre, que jogava em casa.
   A temporada 2011/2012 comprova o equilíbrio que há no Campeonato Francês. Nas últimas cinco temporadas, houve cinco campeões (Lyon, Bordeaux, Olympique, Lille e Montpellier). Na atual edição, o Montpellier lutou até a última rodada com o PSG, que voltou a ser uma potência nacional depois de ter sido comprado por um grupo de investidores do Qatar.

torcida Auxerre x Montpellier confusão (Foto: AFP)
Auxerre deverá sofrer forte punição por causa dos problemas com a torcida (Foto: AFP)

   O PSG iniciou a rodada com chances de título. Os parisienses precisavam vencer o Lorient e torcer pela derrota do Montpellier. Parte da missão foi cumprida, já que a equipe superou o adversário por 2 a 1, com o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta fazendo o gol da vitória. O meia-atacante Nenê, do Paris Saint-Germain, terminou a competição dividindo a artilharia com Giroud, do Montpellier.
   O Auxerre abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo com Kapo, de cabeça. Aos 32 minutos, Utaka, que começava a se transformar no herói da partida, empatou depois de receber cruzamento de Camara, que havia recebido ótimo lançamento em profundidade de Saihi. Na volta do intervalo, a primeira interferência dos torcedores do Auxerre. O gol que ficava à frente da torcida organizada mnais fervorosa estava cheio de rolos de papel e bolas de tênis. Vendo que a confusão estava apenas começando, os jogadores deixaram o gramado.
   Quase dez minutos depois, a partida foi reiniciada, entretanto, aos 25 da segunda etapa, novo incidente, desta vez com fogos de artifício, e nova paralisação. O árbitro pediu para que todos os jogadores se retirassem para o vestiário e chegou a cogitar o cancelamento do jogo. Enquanto isso, no Stade du Moustoir, em Lorient, os jogadores do PSG acompanhavam aflitos o que acontecia em Auxerre.
   Passados cerca de 15 minutos, o árbitro reiniciou a partida após uma decisão tomada em conjunto com os delegados do jogo. O Montpellier não se abalou e fez o gol da vitória aos 31 do segundo tempo. Utaka se livrou da marcação de Grichting e chutou para fazer seu segundo gol na "decisão".
   No fim do jogo, tanto Grichting quanto Utaka foram ovacionados. O zagueiro suíço, capitão do Auxerre, disputava sua última partida defendendo as cores do clube após dez anos de serviços prestados. A torcida deixou a ira de lado para homenagear o ídolo, que deixou o campo com um sorriso amarelo por causa do rebaixamento. Utaka foi substituído aos 43 para receber os aplausos da torcida do Montpellier - uma justa homenagem pelos dois históricos gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário