O Flamengo agora está em uma guinada para cima. Depois de sofrer com uma sequência de dez partidas sem vitória, o time rubro-negro comprovou neste sábado sua reação no Campeonato Brasileiro ao bater o Ceará por 1 a 0, no Presidente Vargas, e se aproximar dos líderes da competição.
   Com a quarta vitória nas últimas cinco partidas, o time de Vanderlei Luxemburgo chegou ao terceiro lugar, com 51 pontos, a mesma quantia de Corinthians e Vasco, que ainda vão a campo no domingo. O time ainda pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que tem 49 pontos.
   A despeito da expulsão de Ronaldinho Gaúcho no segundo tempo – em divida com o volante Helano, que também recebeu o cartão vermelho –, o Flamengo conseguiu concretizar uma revanche contra o Ceará, clube que o eliminou na Copa do Brasil deste ano, quando a equipe carioca sustentava uma invejável invencibilidade.
   O gol deste triunfo foi marcado pelo atacante Deivid, de cabeça, completando assistência de Thiago Neves, em um cruzamento preciso.  “O campeonato está acabando, faltam apenas oito rodadas. Nós encostamos e passamos a responsabilidade para o pessoal da parte de cima da tabela”, afirmou o meia.
   Para a próxima rodada contra o Santos, porém, o time terá um grande desafio: manter essa boa fase sem contar tanto com Ronaldinho como com Neves, que também está suspenso depois de levar um cartão amarelo.

E o que mais?
    No outro jogo deste sábado, o Figueirense venceu o América Mineiro por 2 a 1, de virada, e chegou aos 44 pontos, ocupando a oitava colocação, seguindo de perto o grupo dos times que garantirão vaga na Copa Libertadores da América 2012.