Por uma final sul-coreana

   Os encontros entre equipes do Leste e do Oeste da Ásia costumam caracterizar os mata-matas da Liga dos Campeões do continente e este ano não é exceção. Nas semifinais do principal torneio interclubes asiático de 2011, os sul-coreanos Suwon Bluewings e Jeonbuk Motors enfrentarão o Al Sadd, do Catar, e o Al Ittihad, da Arábia Saudita, respectivamente.
   Determinada a manter o troféu da competição na Coreia do Sul pelo terceiro ano consecutivo — o que seria um recorde —, a dupla da K-League fará tudo que estiver a seu alcance para sair com vitórias das partidas de ida da atual fase. No entanto, com a lembrança do bicampeonato continental de 2004 e 2005 ainda fresca, os sauditas estão de olho em um novo título, enquanto os catarianos chegam esperando surpreender. Confira a prévia do FIFA.com sobre as duas emocionantes partidas desta semana.

O jogo da rodada
Al Ittihad x Jeonbuk Motors

   
O encontro no Estádio Príncipe de Jidá Abdullah Al Faisal tem todos os ingredientes de um verdadeiro clássico. Afinal, o bicampeão Ittihad encara o Jeonbuk, vencedor de 2006. Ambos se conhecem bem, pois seus caminhos já se cruzaram nesta mesma fase em 2004, quando os sauditas saíram vitoriosos ao ganharem por 2 a 1 e empatarem em 2 a 2 na segunda partida. De fato, os donos da casa, comandados pelo técnico Dimitri Davidovic, podem se animar com o retrospecto que têm diante de clubes sul-coreanos. Na final de sete anos atrás, o Ittihad derrotou o Seongnam Ilhwa Chunma — perdeu a primeira por 3 a 1 e goleou por 5 a 0 na volta —, e no mês passado, pelas quartas de final, superou o Seul por 3 a 2 na soma dos placares. Em compensação, o Jeonbuk chega como o melhor ataque da competição, com 26 gols marcados em nove jogos, contra os 16 dos sauditas.
   Não será nenhuma surpresa, portanto, se os sul-coreanos entrarem em campo pondo em prática seu futebol ofensivo para tentar dominar os sauditas. "Nunca jogaremos na defesa, mesmo em uma partida fora de casa como esta", disse o técnico Choi Kang-Hee. "Será um jogo decisivo para ambas as equipes, mas meus jogadores são muito determinados." As esperanças de gol do Jeonbuk recaem sobre o craque Lee Dong-Gook, artilheiro da competição com nove gols. Já o Ittihad conta com a experiência do ídolo Mohammed Noor, motor do conjunto em seus dois títulos continentais. Aos 33 anos, o meia de criação e capitão da equipe está de olho em novas conquistas. "O Ittihad tem o que é preciso para dominar a Ásia", disse recentemente ao FIFA.com. "Só temos um objetivo final: a taça."

O outro jogo
Suwon Bluewings x Al Sadd

   
O Suwon recebe o Sadd em um encontro de estreantes na semifinal do atual formato da Liga dos Campeões da Ásia, criado em 2003, ainda que ambos tivessem um ótimo retrospecto no sistema anterior do torneio. Os sul-coreanos, quatro vezes campeões nacionais, venceram o antigo Campeonato Asiático de Clubes em 2001 e 2002. Já os catarianos, com seus 12 títulos nacionais, ergueram a taça em 1989.
   O jogo de ida, no Estádio da Copa do Mundo de Suwon, será o primeiro na história entre ambos. Os anfitriões contam com a experiência do capitão Yeom Ki-Hun, que foi destaque do título do Jeonbuk Motors em 2006. "Nunca enfrentei o Al Sadd antes", disse o meia de 28 anos ao FIFA.com. "Mas tenho muita bagagem contra equipes da Ásia Ocidental. Eles são muito habilidosos e velozes. Por isso, precisamos ter muito cuidado."
   O Suwon é a única equipe ainda invicta na competição. Por outro lado, o Al Sadd chegou às semifinais mesmo perdendo ambos os jogos das quartas para o Sepahan. Porém, a vitória do tradicional clube iraniano na ida por 1 a 0 foi anulada pela escalação irregular de um jogador e os catarianos foram declarados vencedores por 3 a 0. Assim, o triunfo do Sepahan por 2 a 1 na volta foi insuficiente para evitar sua eliminação. De qualquer maneira, o Sadd chega em bom momento para o compromisso continental, graças a duas vitórias consecutivas no Campeonato Catariano, onde é líder. Já o Suwon precisa se recuperar da derrota por 1 a 0 que sofreu para o Seongnam na decisão da Copa da Coreia do Sul no último sábado.

Fique de olho
   
Há sete anos, o zagueiro Osama Al Harbi eliminou o Jeonbuk ao empatar o jogo de volta das semifinais. Mais recentemente, ele reforçou a fama de marcar gols em momentos decisivos, já que definiu o confronto de ida contra o Seul, que terminou em 3 a 1.

O número
4
— O encontro com o Jeonbuk marcará a quarta participação do Ittihad em semifinais da Liga dos Campeões da Ásia.

O que eles disseram
   
"Faz muito tempo que conquistamos um título continental pela última vez. É hora de voltarmos à elite asiática. Acho que minha equipe tem qualidade suficiente para conseguir isso."
Yoon Sung-Hyo, técnico do Suwon Bluewings

Semifinal da Liga dos Campeões da Ásia 2011 – Jogos de ida
19 de outubro
Suwon Bluewings x Al Sadd
Al Ittihad x Jeonbuk Motors