Quando ouvimos o sobrenome Frei no futebol é inevitável que nos lembremos de Alexander Frei, ex-capitão da seleção suíça e maior artilheiro da história do país. O grande atacante já brilhou pelo Borussia Dortmund e hoje defende o Basel, atual campeão suíço. Ele é,iIndiscutivelmente, o centroavante mais famoso do país. No entanto, desde o sensacional empate em 3 a 3 com o Manchester United pela Liga dos Campeões da UEFA, mais um Frei está causando frisson no Basel. Estamos falando de Fabian Frei.
   Atuando ao lado do seu xará mais experiente, o jogador de 22 anos marcou o primeiro gol da sua equipe no Estádio Old Trafford quando o placar estava 2 a 0 para os ingleses. Na liga suíça, o simpático meio-campista também está sendo um dos principais nomes do Basel. Até a quinta rodada, o clube havia conquistado 13 pontos de 15 possíveis e, no momento, encontra-se na quarta colocação com 19 pontos. O alto rendimento de Fabian Frei garantiu uma convocação para defender o selecionado helvético nas eliminatórias para a Euro 2012 nas partidas contra País de Gales e Montenegro.
   Para a sorte dele, antes de estrear com a camisa do país havia Alexander Frei à disposição para conversar. "Não peguei nenhuma dica, mas procurei saber com ele como era a sensação", afirmou Fabian em entrevista exclusiva ao FIFA.com. "Obviamente foi algo grandioso para mim, algo com que você sonha desde pequeno quando começa a jogar bola."
   Com 84 partidas e 42 gols marcados, Alexander Frei marcou história na seleção suíça, participando das Eurocopas de 2004 e 2008, além dos Mundiais de 2006 e 2010. Não é de se admirar que Fabian o enxergue como um modelo e acredite que pode aprender muito com o artilheiro. "Ele realmente conquistou muitas coisas", comentou Fabian. "Espero ter uma carreira parecida com a dele. Olho para ele e penso que se eu tiver tanto sucesso, serei alguém muito feliz. Em campo, ainda posso aprender bastante com o Alexander. Diante da meta adversária, ele é um dos melhores da Europa."

Do rebaixamento ao título
    Há alguns meses, Fabian não acreditava que a sua carreira pudesse melhorar tanto tão rapidamente. No início de julho de 2009, o jogador foi emprestado pelo Basel por dois anos para o St. Gallen para ganhar experiência e amadurecer. No entanto, ele não conseguiu evitar que o clube fosse rebaixado no final da temporada 2010/11.
   Alguns meses mais tarde, o meia está sendo um dos destaques do Campeonato Suíço e foi eleito o Jogador do Mês pelo jornal suíço "Blick", além de estar recebendo muitos elogios da imprensa. Mas o futebolista garante que consegue manter os pés no chão em meio à euforia. "O Alex fica de olho para que eu não fique de salto alto", afirmou ele entre risos. "Há dois meses que fui rebaixado com o St. Gallen e agora as coisas só estão melhorando. Dá para perceber como as coisas acontecem rápido no futebol. Continuarei dando tudo de mim para que eu continue apenas melhorando. Não tenho motivos para ficar de salto alto."
   Com essas declarações, Fabian deixou claro o papel especial desempenhado por Alexander Frei no Basel. Aos 32 anos, ele não é apenas um dos jogadores mais experientes do elenco, mas também um dos líderes e não tem medo de assumir a responsabilidade. Ainda que ele próprio não dê tanto valor à palavra líder. "Acredito que com a idade e a experiência você acaba assumindo um papel de liderança", afirmou o maior artilheiro da história da seleção suíça. "Os jogadores jovens precisam de algumas dicas. A nossa sorte é que os nossos atletas costumam aceitá-las. Mas ser um líder não significa apenas saber falar. O desempenho em campo também precisa ser bom. Temos muitos futebolistas jovens que fazem de tudo para ter uma boa carreira. Nós, os mais velhos, estamos lá para dar o apoio necessário."
   "O Fabian é um bom exemplo de como as coisas podem acontecer rapidamente", prosseguiu Alexander Frei. "Ele caiu com o St. Gallen e chegou até aqui sem crédito. Depois ele aproveitou a sua chance porque simplesmente tem qualidade. Mas não é o suficiente jogar bem cinco jogos e depois jogar mal outros cinco. É preciso ter continuidade para no final poder dizer: em dez partidas, joguei bem em oito, joguei muito mal em uma e razoavelmente em outra."

Com confiança na Liga dos Campeões
    Na terça-feira, o Basel entrará em campo para mais uma difícil partida pela Liga dos Campeões da UEFA. O clube receberá o Benfica, recordista em títulos de Portugal, um adversário considerado muito forte tanto por Fabian quanto por Alexander.
   "Acredito que o empate em 3 a 3 com o Manchester foi uma vantagem para aumentar a nossa autoconfiança", comentou Alexander tentando prever como será a partida contra os portugueses. "O resultado mostrou que somos concorrentes sérios na Liga dos Campeões, principalmente se tudo der certo e estivermos em um bom dia. O Benfica certamente terá mais respeito por nós e não vai nos subestimar, o que é uma desvantagem."
   "Eu assisti à partida do Benfica contra o Manchester United", afirmou Fabian. "Para mim, eles foram quase melhores que os ingleses. Fiquei impressionado com a forma como os portugueses jogaram. Eles praticamente colocaram o adversário contra a parede. Não será fácil, mas também teremos as nossas chances. Não podemos usar o nosso jogo contra o Manchester como parâmetro. Será uma partida completamente diferente."
   Com Alexander e Fabian Frei em grande fase, o time da Basileia tem plenas condições de conquistar mais alguns pontos e, quem sabe, até chegar às oitavas de final. Aliás, no momento, o Basel lidera o Grupo C com quatro pontos, à frente de Manchester United e Benfica. "Para o Basel era importante cair em um grupo como este", analisou Alexander. "No início, o objetivo era ficar com a terceira colocação e ir para a Liga Europa, mas veremos isso de novo após a quarta rodada." Agora, o Basel tentará surpreender o Benfica nas próximas duas partidas, a segunda delas em Lisboa. Se as coisas correrem bem, talvez o clube realmente precise estabelecer metas mais ambiciosas.