A disputa pelo título em Angola e Moçambique se encaminha para uma reta final emocionante. Neste final de semana, o Recreativo Libolo deu um passo enorme em direção a uma conquista inédita, enquanto a Liga Muçulmana desperdiçou uma excelente oportunidade de erguer a taça antecipadamente. Na África do Sul, o Supersport United assumiu a liderança neste início de campeonato, e as equipes da liga de Gana disputaram a segunda rodada da nova temporada.

Campeonato Angolano: A dois pontos do título
    A província de Kwanza Sul e as ruas de Calulo fizeram uma grande festa pela vitória do Recreativo Libolo sobre o vice-líder Kabuscorp em partida decisiva para a disputa do título. Com o triunfo, o time do interior abriu quatro pontos de vantagem sobre o adversário, após 28 jogos disputados, e agora precisa de apenas mais dois nas últimas duas partidas para erguer a taça pela primeira vez na história. O resultado também acabou com qualquer chance de bicampeonato do atual campeão, Petro Atlético.

O jogo da rodada: O Libolo saiu na frente pouco antes do intervalo com Rasca, mas a partida contra o Kabuscorp só esquentou mesmo com os três gols marcados no final do jogo. Rasca fez 2 a 0 para os donos da casa, Lami diminuiu o placar para os visitantes e Quinzinho selou a vitória por 3 a 1, deixando os anfitriões muito perto do título.

Nas manchetes: Depois de ter sido demitido da seleção angolana no final do ano passado, o técnico Zeca Amaral deu a volta por cima no comando do Libolo, que hoje se encontra com uma mão na taça. Nas últimas semanas, o treinador não deu entrevistas para se concentrar totalmente na conquista do título.

Campeonato Moçambicano: Festa adiada
A Liga Muçulmana foi à província de Tete com chances de conquistar o bicampeonato consecutivo antecipadamente. Para isso, a equipe precisava vencer o jogo e torcer por uma derrota do Maxaquene, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto, com a Liga perdendo apenas a sua terceira partida na temporada e o vice-líder ganhando. A quatro rodadas do fim do campeonato, a distância entre os dois primeiros colocados ainda é grande: oito pontos.

O jogo da rodada: Se a Liga Muçulmana acreditava que a combinação de resultados da rodada lhe permitiria comemorar mais um título, o gol de Fabrice para o HCB do Songo, logo aos 15 minutos de jogo, mostrou que a realidade seria bem diferente. Victor fez 2 a 0 para os donos da casa já no final da partida, aproveitando um aparente desgaste do líder, que talvez tenha sentido o peso de toda a expectativa gerada.

Nas manchetes: O Maxaquene precisou de apenas 27 minutos para marcar 2 a 0 no Atlético Muçulmano fora de casa, gols de Betinho e Liberty. Com o resultado, o time manteve vivas as chances de título, mas ainda precisa da ajuda de outras equipes para impedir a Liga Muçulmana de faturar o bi, após o título inédito conquistado no ano passado.
 
Campeonato Sul-Africano: Ex-campeão de volta ao comando
    O Supersport United dominou a liga sul-africana de 2008 a 2010, conquistando um inédito tricampeonato consecutivo. Na última temporada, contudo, a equipe pisou no freio e quase terminou fora do grupo dos oito primeiros colocados. O técnico Gavin Hunt trabalhou duro na pré-temporada para reforçar o time e, longe dos holofotes, conseguiu montar novamente um elenco fantástico. Após oito rodadas disputadas, o clube lidera o campeonato com dois pontos de vantagem.

O jogo da rodada: Supersport United e Maritzburg United fizeram em Pretória o duelo dos dois únicos times ainda invictos na competição. Para completar o cenário do confronto, o comandante do Maritzburg, Ian Palmer, havia acabado de ser eleito técnico do mês, graças à inesperada boa campanha da equipe neste início de temporada. A ótima fase, porém, foi por água abaixo com a inapelável goleada por 7 a 0 sofrida contra o Supersport, cujos meias Tebogo Langerman e Jabu Maluleke marcaram duas vezes cada.

Nas manchetes: A esta altura da temporada passada, o Moroka Swallows havia conquistado apenas um ponto e corria sério risco de perder a reputação de um dos clubes que há mais tempo disputava a primeira divisão. A partir daquele momento, o time decidiu lutar com todas as forças para evitar o rebaixamento e, desde então, nunca mais tirou o pé do acelerador. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Bidvest Wits fora de casa, o Moroka Swallows empatou com o Kaizer Chiefs na vice-liderança e mostra que a ameaça de descenso é hoje apenas uma lembrança distante.
 
Campeonato Ganense: De volta à normalidade
    Com uma virada nos últimos minutos de jogo, o atual campeão Chelsea de Berekum voltou a provar que é novamente um dos times a ser batidos neste início de temporada em Gana. Com duas rodadas disputadas, porém, as únicas equipes com 100% de aproveitamento são Edubiase, Hearts of Oak e All Stars. O Chelsea tem quatro pontos, ao lado do sempre favorito Asante Kotoko.

O jogo da rodada: Yaw Alexander saiu do banco para anotar o gol da vitória do anfitrião Chelsea sobre o Liberty Professionals já nos acréscimos. Os visitantes haviam saído na frente aos 37 minutos do primeiro tempo com Fuseini Zuberu, mas o Chelsea igualou logo depois em cobrança de falta do capitão Abdul Basit. A partida parecia se encaminhar para o empate quando Alexander garantiu os três pontos para os donos da casa.

Nas manchetes: O Asante Kotoko conquistou a vitória mais elástica do final de semana ao marcar 3 a 0 contra o Ashantigold em Kumasi. O gigante do futebol ganês jogou bem e não teve dificuldades para obter o seu primeiro triunfo na temporada, com gols de Michael Akufo e Nathaniel Asamoah no primeiro tempo e Michael Anaba no segundo.

E o que mais?
    O USM de Argel tirou o Bélouizdad da liderança na Argélia após uma vitória por 2 a 0 no confronto direto do final de semana.
   Na liga do Quênia, o Tusker, que havia vencido no meio de semana, assistiu de camarote aos tropeços dos adversários mais próximos na tentativa de alcançá-lo no topo.
   Já o campeonato da Costa do Marfim entrou na sua segunda fase com a disputa de um hexagonal. Neste final de semana, o campeão Asec perdeu para o Stella na surpreendente primeira rodada.