Postagens populares

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quatro ex-campeões vão às semifinais

(FIFA.com) Quinta-feira 29 de setembro de 2011

Quatro ex-campeões vão às semifinais

   A tradição falou mais alto nos jogos de volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, com quatro ex-campeões continentais garantindo presença nas semifinais.

    Apesar de perder do Seul na capital sul-coreana por 1 a 0, o Al Ittihad conseguiu se classificar no saldo de gols. Agora o clube saudita, vencedor da competição em duas ocasiões, enfrentará outro time da Coreia do Sul: o Jeonbuk, campeão em 2006, que goleou o Cerezo Osaka por 6 a 1 depois de ter perdido o jogo de ida no Japão.

    O também sul-coreano Suwon, bicampeão continental em 2001 e 2002, bateu o Zob Ahan fora de casa na prorrogação. Como recompensa terá um duelo com o Al Sadd, campeão em 1989, que se classificou apesar da derrota de 2 a 1 em casa diante do Sepahan. O FIFA.com traz uma análise dos quatro confrontos.

O jogo
Zob Ahan 1 x 2 Suwon
    O único duelo das quartas a ir para a prorrogação foi decidido a favor do Suwon com uma cobrança de pênalti convertida por Mato Neretljak na etapa inicial do tempo extra.
Sabendo que um empate sem gols seria suficiente para a classificação, o anfitrião Zob Ahan conseguiu manter a meta invicta na primeira etapa de jogo e chegou até mesmo a abrir o marcador aos cinco minutos do segundo tempo, ficando assim muito perto da vaga na semifinal pelo segundo ano consecutivo.

    Só que a ilusão durou apenas até os 13 minutos, quando o Suwon empatou com uma cabeçada de Yang Sang-Min após passe de Yeom Ki-Hun. Os sul-coreanos passaram a dominar o jogo e estiveram muito perto da virada com Oh Beom-Sok aos 38 minutos. O domínio se manteve na prorrogação e resultou no gol marcado por Neretljak.

A surpresa
Jeonbuk 6 x 1 Cerezo Osaka
    Após perder o primeiro jogo por 4 a 3 no Japão, o Jeonbuk abriu o marcador com o brasileiro Eninho aos 31 minutos, mas foi depois do intervalo que surgiu o herói da partida. O goleador Lee Dong-Gook ampliou ao cabecear uma cobrança de escanteio no início da etapa final. Poucos minutos depois, pegou de surpresa o goleiro Kim Jin-Hyeon com um chute rasteiro.
   O terceiro de Lee e quarto do Jeonbuk veio antes da metade do segundo tempo com um belo arremate de sem-pulo. Rui Komatsu descontou para os visitantes, mas os donos da casa logo recuperaram a vantagem por intermédio de Kim Dong-Chan. Lee ainda aproveitou uma falha da zaga para marcar o seu quarto e completar a festa já nos descontos.

As outras atrações
    Precisando de uma boa vitória para reverter o resultado negativo de 3 a 1 do jogo de ida, o Seul partiu para cima desde o início da partida. Entretanto, o Al Ittihad soube suportar bem a pressão com uma sólida linha defensiva e chegou até mesmo a ameaçar em contra-ataques. Mauricio Molina balançou as redes para o Seul nos minutos finais, mas o gol saiu tarde demais e não foi suficiente para evitar a eliminação.

    No outro confronto das quartas, o Sepahan entrou em campo em Doha sabendo que precisava de um milagre, pois a vitória por 1 a 0 no jogo de ida contra o Al Sadd havia se transformado em derrota por 3 a 0 devido à escalação de um jogador em condição irregular.
   O milagre esteve perto de acontecer no primeiro tempo, quando a equipe iraniana chegou a abrir dois gols de vantagem com Emad Mohammed e Hassan Jafari. Porém, Mamadou Niang aproveitou uma chance para descontar aos 41 minutos da segunda etapa e confirmar a passagem do Al Sadd para as semifinais.

O craque
    Com os quatro gols que marcou, Lee chegou a nove e assumiu a artilharia do torneio. O jogador de 32 anos tem agora a chance superar o brasileiro Leandro, que ostenta o recorde de dez tentos pelo Gamba Osaka em 2009.

O número
5 — Os gols que o Suwon tomou até agora em nove jogos. A defesa do time sul-coreano pode ser considerada a mais eficiente do torneio.
A frase
   "Parabéns aos meus jogadores. Eles jogaram com o coração. Foi como ir a Roma e não ver o Papa. Quase conseguimos. Acho que a minha equipe teve uma excelente atuação hoje." Luka Bonacic, técnico do Sepahan

Resultados dos jogos de volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia 2011
27 e 28 de setembro
Jeonbuk 6 x 1 Cerezo Osaka (9 x 5 na soma dos placares)
Seul 1 x 0 Al Ittihad (2 x 3)
Al Sadd 1 x 2 Sepahan (4 x 2)
Zob Ahan 1 x 2 Suwon (2 x 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário