A segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa 2011/2012 terá clássicos imprevisíveis entre fortes candidatos ao título. No principal confronto, Real Madrid e Ajax colocarão em campo 13 títulos europeus. Em outros duelos de alto nível, o Valencia enfrentará o Chelsea, e o Bayern de Munique receberá o Manchester City. A jornada também será de busca pela recuperação para a Internazionale, que vai a Moscou enfrentar o CSKA, e o Villarreal, que visita o Napoli.
O jogoBayern x Manchester City, Grupo A, Allianz Arena (Munique), terça-feira, 27 de setembro, 15h45 de Brasília
   O Bayern de Munique, cidade que receberá a final da Liga dos Campeões no dia 19 de maio de 2012, está voando baixo neste início da temporada. Após uma estreia ruim na Bundesliga, com uma derrota em casa para o Borussia Mönchengladbach por 1 a 0, a equipe ganhou seis partidas consecutivas sem ser vazada uma única vez, o que lhe rendeu um saldo espetacular de 21 gols a favor e um contra. Na Liga, o Bayern largou com uma vitória por 2 a 0 sobre o Villarreal fora de casa e agora conta com a volta de Arjen Robben e Mario Gómez para impulsionar ainda mais um ataque já bastante eficiente.
   Para os homens de Roberto Mancini, o momento também é excelente. Invicto na temporada, o City está empatado com o vizinho United na liderança da Premier League, graças principalmente à grande fase de Mario Balotelli, que concorre com Sergio Agüero e Edin Dzeko por uma vaga no ataque — uma abundância de opções ofensivas que enfrentará uma prova de fogo diante da defesa do Bayern.
Os outros jogos
Terça-feira, 27 de setembro
Grupo A
Napoli x Villarreal
   Após ter conquistado um ponto precioso contra o Manchester City na primeira rodada, o Napoli recebe o Villarreal, que ainda não se encontrou na temporada. Com uma vitória, dois empates e duas derrotas no Campeonato Espanhol, além de uma derrota em casa na primeira rodada da Liga dos Campeões, o Submarino Amarelo está longe do seu rendimento habitual. Vale destacar que as duas equipes se conhecem bem, já que o Villarreal eliminou o Napoli na última edição da Liga Europa.
Grupo B CSKA x Inter de Milão
Trabzonspor x Lille
   Derrotada em casa pelo Trabzonspor, a Inter de Milão já esgotou a sua margem de erro. Sob o comando do novo técnico Claudio Ranieri, os nerazzurri fizeram as pazes com a vitória no Campeonato Italiano, mas terão de confirmar a tendência de alta na Rússia. Nas quatro ocasiões em que enfrentou o CSKA, a Internazionale sempre saiu de campo com a vitória. Desta vez, o time contará com a dupla Giampaolo Pazzini e Diego Milito, que, no sábado, jogou junta pela primeira vez na temporada.
   Já o Trabzonspor, líder inesperado do grupo, também terá de confirmar as suas ambições diante do campeão francês, Lille. Os turcos costumam ser muito fortes quando jogam em casa, tendo perdido apenas duas vezes nas últimas 11 partidas.
Grupo CManchester United x Basel
Otelul Galati x Benfica
   Desfalcado do atacante Wayne Rooney, lesionado, o Manchester United ficou no empate em 1 a 1 com o Stoke, no último sábado, deixando escapar os seus dois primeiros pontos no Campeonato Inglês. Na partida contra o Basel, líder da chave após a vitória por 2 a 1 sobre o Otelul Galati, o técnico Alex Ferguson reencontrará Thorsten Fink, treinador do time suíço, que atuou pelo Bayern na inesquecível final europeia de 1999. O Benfica, por sua vez, visitará o surpreendente Otelul Galati, da Romênia, em confronto inédito.
Grupo D Real Madrid x Ajax
Lyon x Dínamo de Zagreb
   O estádio Santiago Bernabéu receberá um grande clássico entre Real e Ajax, reedição do confronto da fase de grupos da temporada passada, em que os merengues levaram a melhor tanto em Madri (2 a 0) quanto em Amsterdã (4 a 0). Os madridistas, que alternam altos e baixos na liga espanhola, não poderão contar com a zaga titular e terão de lançar o garoto francês Raphael Varane, de 18 anos, autor de um gol espetacular contra o Rayo Vallecano. Já o Lyon, que arrancou um merecido empate sem gols com o Ajax fora de casa, terá no Dínamo de Zagreb o primeiro adversário croata da sua história na competição.
Quarta-feira, 28 de setembro
Grupo E
Valencia x Chelsea
Bayer Leverkusen x Genk
   Esta será a quinta vez em que Valencia e Chelsea se cruzam na Liga dos Campeões desde abril de 2007. Nas outras duas vezes em que foram ao Estádio Mestalla, os azuis de Londres venceram pelo mesmo placar de 2 a 1. O Bayer Leverkusen, por sua vez, tentará aproveitar o embate entre os dois ex-finalistas para conquistar diante do campeão belga os seus primeiros pontos na briga pela classificação.
Grupo FOlympique x Borussia Dortmund
Arsenal  x Olympiakos
   O Arsenal, que reencontrou o caminho das redes na Premier League, e o Olympique de Marselha, em que pese a campanha ruim no Campeonato Francês, têm a oportunidade de abrir uma boa vantagem no grupo. Porém, o Borussia Dortmund, que empatou com o time inglês há duas semanas e vem de uma vitória nos acréscimos contra o Mainz, está longe de ser uma vítima fácil.
Grupo GZenit x Porto
Shakhtar x Apoel
   Os surpreendentes cipriotas do Apoel viajarão à Ucrânia com o moral elevado após a difícil vitória sobre o Zenit, por 2 a 1, na primeira rodada. Já os comandados do técnico Luciano Spalletti têm motivos de sobra para temer a visita do Porto, que venceu os seus últimos quatro jogos em solo russo.
Grupo HBate Borisov x Barcelona
Milan x Viktoria Plzen
   Após ter apenas empatado no Camp Nou pela primeira rodada, o Barcelona conta com Lionel Messi, autor de três gols contra o Atlético de Madri no final de semana, para vencer o Bate Borisov na Bielorrússia. Já o Milan, desfalcado de diversos jogadores lesionados, ficará satisfeito com uma vitória simples sobre os estreantes do Viktoria Plzen.
Fique de olho   Juan Mata está de volta à cidade de Valência poucas semanas após ter trocado o clube local pelo Chelsea por 30 milhões de euros. Embora o meia tenha marcado 51 gols e disputado 174 partidas ao longo das últimas quatro temporadas, nada indica que ele será recebido de forma calorosa no Estádio Mestalla.
O número
100
— É o número de gols marcados pelo holandês Robin Van Persie com a camisa do Arsenal, incluídas todas as competições, em 238 partidas desde 2004. O novo capitão já anotou 17 na Liga dos Campeões, além de ter marcado 26 em 31 jogos disputados desde o início de 2011.
O que eles disseram   "Este time se recupera sozinho. Ele voltará ao topo." Claudio Ranieri, quinto treinador da Inter de Milão em 15 meses

Dê a sua opinião!O Bayern de Munique conseguirá chegar à final para disputá-la no seu próprio estádio?