Mobilidade e sustentabilidade
(LOC) Segunda-feira 13 de junho de 2011
Curitiba apresentou nesta segunda-feira (13/6) mais uma inovação na área de transportes. Os ônibus híbridos, os hibribus, que funcionam com dois motores, um elétrico e outro a biodiesel, já estarão em circulação no ano que vem e em plena atividade durante a Copa do Mundo da FIFA, em 2014.
Três das cinco primeiras linhas que receberão o hibribus passam pela Arena da Baixada, estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo da FIFA. Em 2012, 60 novos veículos estarão rodando pela capital paranaense.
O veículo tem impacto positivo para o meio ambiente. Ele reduz a emissão de poluentes em 90% e o consumo de combustível em 30%.
O ônibus tem dois motores, um a biodiesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor biodiesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor biodiesel fica desligado.
"É uma conquista que reforça os avanços da cidade, principalmente na área de transporte e desenvolvimento com foco no respeito ao meio ambiente. Os novos ônibus vão ajudar nos deslocamentos dos turistas que virão acompanhar a Copa em Curitiba", afirmou o prefeito da cidade, Luciano Ducci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário