A segunda-feira foi mais um dia movimentado na Copa Ouro 2011. Pelo Grupo B, Guatemala e Honduras garantiram vaga nas quartas de final ao lado da já classificada Jamaica, líder da chave. Na Arena Red Bull, no subúrbio de Nova York, a seleção de Granada, que nunca ganhou um jogo na competição, voltou a ser goleada e acabou eliminada. Já Honduras, vice-campeã do torneio em 1991, enfrentará a Costa Rica na próxima fase. Os jamaicanos, que mantiveram os 100% de aproveitamento, e os guatemaltecos ainda precisarão esperar a definição do Grupo C para conhecerem os futuros adversários.
Jamaica 1 x 0 Honduras
Resultados
Grupo B
Guatemala 4 x 0 Granada
Jamaica 1 x 0 Honduras
O resumo do dia
Consciente de que precisava marcar pelo menos três gols para se classificar, a Guatemala entrou para o jogo contra Granada decidida a atacar e, assim, dominou a partida desde o começo. Sem terem balançado as redes na competição até aquele momento, os guatemaltecos se tranquilizaram após converterem dois chutes de longa distância ainda no primeiro tempo. O primeiro, de José del Águila, foi de pura categoria, e o segundo — quase cinco minutos depois — só saiu graças à falha do
Guatemala 4 x 0 Granada
goleiro Shemel Louison na tentativa despretensiosa de Marco Pappa. Aos nove do segundo tempo, Carlos Ruiz finalmente encerrou a sua seca de gols ao pegar o rebote de um chute no travessão de Jairo Arreola após a boa subida e o cruzamento de Pappa. Cinco minutos mais tarde, os guatemaltecos chegaram ao último gol do dia, dessa vez com Carlos Gallardo.
A noite foi encerrada com um confronto entre dois países com experiências recentes na Copa do Mundo da FIFA. Honduras começou melhor, mas viu o seu artilheiro Carlo Costly sair de campo contundido com menos de 30 minutos de bola rolando. Não demorou para que a Jamaica, atual campeã da Copa do Caribe, passasse a pressionar e chegasse ao gol em um forte chute de Ryan Johnson de fora da área. A bola ainda bateu no travessão e nas costas do azarado goleiro Noel Valladares antes de entrar. No segundo tempo, ambas as seleções levaram perigo sucessivamente, mas foi somente aos 25 minutos que a Jamaica chegou perto de ampliar o marcador, quando Osman Chávez derrubou Johnson dentro da área. No pênalti, cobrado pelo próprio atacante, Valladares compensou a falta de sorte da etapa inicial com uma bela defesa, afastando a bola para o lado esquerdo da sua meta. A melhor chance de Honduras veio sete minutos depois, quando a cobrança de falta de Victor Bernárdez da intermediária forçou o voo e a grande defesa de Dwayne Miller.
O número
31
— A soma de gols que as seleções de Granada (15, no Grupo B) e de Cuba (16, no Grupo A) sofreram nas seis partidas que fizeram. Ambas marcaram apenas um gol nos seus compromissos.
O craque do dia
Marco Pappa (Guatemala)
Aos 23 anos, o meia do Chicago Fire atormentou constantemente a zaga de Granada. Mais do que qualquer outro jogador em campo, foi ele o responsável pela vaga de Guatemala nas quartas. O gol de Pappa, aos 22 minutos, pode ter saído por pura sorte, mas foi graças às suas investidas e cruzamentos precisos da lateral esquerda que surgiram os dois gols do segundo tempo.
O gol mais bonito
Guatemala x Granada, José del Águila (16/1ºT)
Logo depois do melhor lance de Granada no jogo, que forçou a difícil defesa de Ricardo Jerez, os guatemaltecos lançaram um contra-ataque pela esquerda. Após o cruzamento na grande área, os jogadores da Guatemala ficaram trocando passes sem dar chances à zaga granadina, até que Gonzalo Romero rolou para Del Águila, que esperava na intermediária. O belo chute do meia cruzou toda a área e entrou no canto direito do goleiro, acertando o poste antes de entrar. O gol que abriu o marcador foi sem sombra de dúvida o mais bonito dos quatro que os centro-americanos fizeram na partida.
O que eles disseram
"Precisávamos de três gols, mas tivemos de ir marcando um a um. Controlamos o jogo do jeito que queríamos e saímos com a vitória." Ever Almeida, técnico e ex-goleiro da seleção da Guatemala, após o único resultado possível por parte dos seus comandados.
O que vem por aí
Nesta terça-feira, 14 de junho, o novo Estádio Livestrong Park, em Kansas City, receberá Estados Unidos e Guadalupe. Os anfitriões tentarão se recuperar da derrota para o Panamá, líder da chave, que enfrentará o Canadá. Após o fim da rodada no Grupo C, os confrontos das quartas de final serão definidos.
Dê a sua opinião
Após o desempenho impressionante da primeira fase, a Jamaica tem condições de chegar ao título e acabar com o domínio de mexicanos e americanos na Copa Ouro? O FIFA.com quer saber a sua opinião.