Mais de cinco meses de espera se encerraram neste sábado, e logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro gol foi o que não faltou. Em quatro jogos, a rede balançou 13 vezes, com destaque para o Flamengo, que atropelou o Avaí com uma goleada de 4 a 0 no Rio de Janeiro. O campeão carioca é o primeiro líder da competição, mas vem seguido de perto pelo Atlético-MG, que fez 3 a 0 no Atlético-PR, e pelo Vasco, que conseguiu uma grande virada para cima do Ceará fora de cara, por 3 a 1. À noite, no primeiro jogo do novo horário das 21 horas, Santos e Internacional empataram por um gol, na Vila Belmiro.  
Na abertura da 40ª edição do Brasileirão – o nono no sistema de pontos corridos –, as atenções estavam voltadas para o retorno de Ronaldinho Gaúcho à competição após 11 anos. E o meia, que chegou a ser vaiado pela torcida semanas atrás, desta vez saiu de campo ovacionado após a grande atuação em Macaé. O camisa dez rubro-negro foi o nome do jogo: fez um belo gol, deu dribles desconcertantes, assistências e ainda esbanjou liderança em campo.
O Flamengo, aliás, foi um time muito mais vibrante e concentrado, situação bastante diferente de duas semanas atrás, quando foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Ceará. Contra um adversário, que, por sua vez, ainda segue sonhando com o título da segunda maior competição do país, o time carioca foi sempre superior e abriu o marcador com o argentino Darío Bottinelli ainda no primeiro tempo.
No segundo, Ronaldinho fez 2 a 0 após linda arrancada e chute preciso em curva, viu Thiago Neves fazer o terceiro após passe de Wanderley e terminou com assistência para o quarto, de Diego Maurício. Um início perfeito que fez o jogador sonhar alto e já projetar um final feliz na competição. “Voltar com gol, assistência e vitória é muito importante. Melhor impossível”, destacou. “Agora vamos atrás do título, que é algo que falta para mim. Voltei depois 11 anos e não dá vontade de sair de campo, queria jogar um pouco mais”, brincou.
Vitória na garra
A tabela da primeira rodada do Brasileirão estabeleceu o confronto entre dois times que lutam por vaga na final da Copa do Brasil. E em Fortaleza, o Vasco conseguiu uma importante vitória de virada, que certamente dará moral ao time no duelo em Florianópolis contra o Avaí.
Com times mistos em campo, foi o Ceará que criou mais oportunidades. Apoiado pela torcida, os donos da casa chegaram ao gol aos 20 minutos do segundo tempo, mas não seguraram a vantagem. Em dois minutos, o Vasco virou em dois chutes precisos de Bernardo. No finalzinho, Jeferson fechou a conta e garantiu os três pontos para o time de Ricardo Gomes, que agora pensa novamente na Copa do Brasil. Mesma situação do Ceará, que encara o Coritiba após o empate em casa em 0 a 0.
Vitória tranquilaNa Arena do Jacaré, o Atlético-MG não teve dificuldades para fazer 3 a 0 no xará paranaense. E a fatura foi liquidada rapidamente: logo aos cinco minutos dos primeiro tempo, o volante Toró apareceu bem na entrada da área, acertou chute cruzado e fez o primeiro gol do Brasileirão 2011. Vinte minutos depois, Magno Alves desviou de cabeça e fez 2 a 0. Na segunda etapa, o experiente artilheiro fez o seu segundo, também de cabeça.

Já na Vila Belmiro, o Santos, sem Muricy Ramalho, gripado, colocou um time reserva em campo e arrancou um bom empate contra o Inter, de Paulo Roberto Falcão, que jogou desfalcado de D'Alessandro. Keirrison, de pênalti, e Zé Roberto anotaram os gols no primeiro tempo.