Neuer bem que tentou, mas não conseguiu parar o Manchester United e impedir a derrota do Schalke 04 por 2 a 0 na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen, na primeira partida da fase semifinal da Liga dos Campeões da UEFA. Apesar da atuação primorosa do goleiro alemão na etapa inicial, os Red Devils encontraram o caminho do gol e garantiram a vantagem para o jogo do volta, no Old Trafford, na próxima terça-feira
Sólido na defesa, o Schalke contou com Neuer em dia inspirado. O goleiro fez pelo menos quatro defesas salvadoras e parou as tentativas do mexicano Javier Hernandez e do galês Giggs, grandes armas do United na primeira etapa. Com mais posse de bola, a equipe inglesa jogou praticamente todo o tempo no campo de ataque, enquanto o Schalke criava raras chances.
O Manchester continuou pressionando no segundo tempo e o Schalke mostrou a mesma força defensiva enquanto pôde. Porém, aos 22 minutos, Wayne Rooney apareceu para dar um passe açucarado que Giggs completou com perfeição, furando a mulha Neuer: Manchester 1 a 0.
O gol acabou com a estabilidade da defesa alemã. Apenas três minutos depois de inaugurar o placar, o Unitedc ficou novamente cara a cara com Neuer com Rooney, após bom passe de Hernandez, e ampliou o placar.
Depois do segundo gol, o Schalke se rendeu. O time alemão apenas se defendeu à espera do apito final e viu o Manchester sair de sua casa em situação confortável para o segundo confronto.