A corrida por 2014: sequência deixa uruguaios e portugueses em alerta
Em cinco dias, equipes tropeçam duas vezes e veem vaga na Copa ficar ameaçada. Veja como está a situação das eliminatórias por continente
À medida que a Copa de 2014 se aproxima, muitas seleções vão caindo fora do caminho que leva ao Brasil ou então veem a situação se complicar. Com o fim de mais uma rodada das eliminatórias na última terça, equipes com boas participações nos últimos Mundiais, como Portugal, Uruguai e Turquia, tropeçaram e vão precisar trabalhar dobrado nas próximas rodadas. Há também o caso curioso do Taiti, garantido na Copa das Confederações, mas eliminado da disputa na Oceania de forma precoce.
Portugal, de Cristiano Ronaldo, tem que abrir os olhos na Europa (Foto: Agência AFP)
Até agora, o Brasil é a única seleção garantida na competição por ser a sede do evento. As outras 31 vagas estão em aberto e serão distribuídas em seis eliminatórias continentais: América do Norte e Central (3,5), África (5), Ásia (4,5) - esta é a única disputa que tem jogos ainda neste ano -, Oceania (0,5), América do Sul (4,5) e Europa (13).
América do Sul
Equipes que passaram da fase de grupos na Copa de 2010, Uruguai, Chile e Paraguai correm um perigo real de não irem ao Brasil em 2014. O caso da seleção albirroja é o mais dramático. Embora venham de vitória sobre o Peru, os Guaranis estão na lanterna das eliminatórias, a cinco pontos do Uruguai, equipe que ainda precisaria ir à repescagem contra um asiático caso a disputa terminasse hoje.
Uruguaios precisariam da repescagem, caso eliminatórias terminassem hoje (Foto: AP)
A situação da seleção de Loco Abreu e Forlán também não é das mais confortáveis. Os últimos cinco dias reservaram duas duras derrotas e, de quebra, a queda para a quinta colocação, fora da zona de classificação direta para o Mundial. Também pudera, afinal, em quatro rodadas, foram apenas dois gols marcados, um empate em casa com o Equador e três goleadas sofridas: Bolívia (4 a 1), Argentina (3 a 0) e Colômbia (4 a 0).
- Não estamos mortos, vamos lutar. Temos chances. É uma questão de procurar fazer as coisas certas nas sete rodadas que faltam. Contra o Paraguai, começará a hora da verdade – disse o técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, referindo-se ao próximo duelo da Celeste, no fim de março de 2013.
Já o Chile, que ocupou a primeira colocação na sexta rodada, também está em queda e vai virar o ano fora de qualquer zona de classificação para o Mundial de 2014, na amarga sexta posição. A sete rodadas do fim, além da líder isolada Argentina, Equador, Colômbia e Venezuela iriam carimbar o passaporte caso a disputa terminasse hoje.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje | Regulamento | |
---|---|---|
Argentina, Equador, Colômbia e Venezuela Repescagem: Uruguai. |
As nove seleções se enfrentam em turno e returno em grupo único. Os quatro primeiros colocados garantem vaga para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, enquanto o quinto disputa um playoff contra um representante da Ásia. |
América do Norte e Central
A disputa na Concacaf teve a definição mais concreta da rodada. Com o término da terceira fase, seis das 12 seleções que estavam na disputa caíram fora: Guatemala, Antígua e Barbuda, El Salvador, Guiana, Canadá e Cuba. A eliminação mais dolorida, talvez, tenha sido a dos canadenses. Precisavam apenas de um empate, mas sofreram uma goleada de Honduras por 8 a 1. Com o revés, viram os adversários e o Panamá levarem as duas vagas do Grupo 3 no apagar das luzes.
- Tudo o que posso fazer é pedir o perdão dos torcedores em nome dos jogadores. Sei que eles nunca vão me perdoar. Deveríamos ter entrado com tudo, mas jogamos horrivelmente - disse Stephen Hart, treinador do Canadá.
Vitória sobre a Guatemala garantiu não só os Estados Unidos como também a Jamaica (Foto: Getty Images)
Mas nem tudo foi choro. A Jamaica venceu seu compromisso com Antígua e Barbuda e contou com a preciosa colaboração dos Estados Unidos para superar a Guatemala e avançar à próxima e decisiva etapa. Agora, os Reggae Boys e os norte-americanos se juntam a Honduras, Panamá, México e Costa Rica no hexagonal final, onde os três melhores garantem participação direta na Copa do Mundo. Já o quarto disputa repescagem.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje | |
---|---|
Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Honduras e Panamá estão classificados para a fase decisiva, onde os três melhores garantem participação na Copa do Mundo, enquanto o quarto colocado disputa repescagem contra uma equipe da Oceania (provavelmente a Nova Zelândia). |
Europa
Suécia de Ibra buscou reação fantástica e segue bem cotada na briga por 2014 (Foto: Agência AFP)
A Rússia, inclusive, é uma das duas seleções com 100% de aproveitamento, assim como a Holanda no Grupo D. É justamente nesta chave que a Turquia, equipe que alcançou as semifinais na Copa de 2002, está cada vez mais distante da vaga, na quarta colocação, atrás de Romênia e Hungria, seleções que brigam pela repescagem no momento.
Espanha e França poderiam ser outros países com 100% de aproveitamento, não tivessem empatado por 1 a 1 nesta terça-feira em Madri (confira os gols no vídeo ao lado). O mesmo vale dizer para a Alemanha, que abriu 4 a 0 na Suécia, mas permitiu a reação rival e teve que se contentar com o 4 a 4, em casa, no jogo mais emocionante da rodada.
Além de Turquia e Portugal, outras seleções com relativo peso estão em situação complicada na Europa. São os casos de Sérvia, com seis pontos a menos que a segunda colocada Croácia no Grupo A, e a Dinamarca, na complicada quinta colocação no B, à frente apenas de Malta.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje | Regulamento |
---|---|
Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra e Espanha. Na repescagem: Croácia, Bulgária, Suécia, Hungria, Noruega, Israel, Grécia, Montenegro e França. |
As 53 seleções são divididas em oito grupos de seis equipes e um de cinco no sistema de pontos corridos em turno e returno. Os nove primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Já os oito melhores segundos lugares disputam uma repescagem no sistema mata-mata para decidir outras quatro vagas para o Velho Continente |
Ásia
No Oriente, quem tem mais a se lamentar são dois brasileiros. Os técnicos de Qatar e Iraque, Paulo Autuori e Zico, respectivamente, viram suas seleções serem derrotadas e, de quebra, caírem para a lanterna de seus grupos. A situação do Galinho é a mais crítica, oito pontos atrás do líder Japão e com três a menos que Omã, atualmente em terceiro lugar, na zona da repescagem.
Zico está em situação crítica à frente do Iraque na briga por vaga na Copa do Mundo (Foto: Mowa Press)
Com seleções como Coreia do Norte e Arábia Saudita já fora da disputa, as duas melhores de cada chave estarão na Copa do Mundo, enquanto os terceiros colocados jogam uma repescagem em jogos de ida e volta (o vencedor ainda tem um novo playoff contra o quinto lugar da América do Sul). Se a fase atual, em sua metade, terminasse hoje, estariam classificados Coreia do Sul, Irã, Japão e Austrália.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje | Regulamento |
---|---|
Coreia do Sul, Irã, Japão e Austrália Repescagem: Uzbequistão e Omã |
As duas melhores de cada chave estarão na Copa, enquanto os terceiros colocados jogam uma repescagem em jogos de ida e volta. O vencedor assegura vaga em outra repescagem contra uma seleção da América do Sul, novamente em partidas de ida e volta por mais uma vaga no Mundial |
África e Oceania
Nova Zelândia está a uma vitória da repescagem
(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
Disputa mais próxima de uma decisão, o quadrangular final da Oceania está a duas rodadas do fim e concentra a briga entre duas equipes: Nova Zelândia e Nova Caledônia, que se enfrentam em março. Os All Whites garantem vaga na repescagem contra o representante da Concacaf com uma vitória simples em casa sobre os rivais.
Situação curiosa é a do Taiti, campeão da Copa das Nações e, por conta disso, representante regional na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Após ser derrotado em seus quatro compromissos na fase decisiva das eliminatórias, deu adeus precoce ao Mundial.
Já o torneio classificatório africano para 2014 está sem jogos desde o início de junho, já que as equipes concentravam suas atenções na disputa pela vaga na Copa Africana de Nações. As eliminatórias do continente voltam a ser disputadas apenas em março do ano que vem.
Com apenas duas das seis rodadas da fase atual realizadas até o momento, África do Sul, Gana e Camarões tropeçaram neste início e veem os rivais abrirem vantagem temporariamente na ponta de seus respectivos grupos. O mesmo vale para seleções como Angola, Togo e Marrocos, que disputaram Mundiais nas últimas décadas e ainda não venceram.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje | |
---|---|
África: Etiópia, Tunísia, Costa do Marfim, Zâmbia, Congo, Nigéria,
Egito, Benin, Líbia e Senegal seriam os vencedores de seus respectivos
grupos e se cruzariam num mata-mata decisivo, ainda a ser sorteado. Oceania: Nova Zelândia (na repescagem contra o representante da Concacaf) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário