Muamba segue conselho médico e anuncia aposentadoria dos gramados
Congolês que sofreu parada cardíaca em campo durante jogo da Copa da Inglaterra decide parar de jogar futebol após se consultar com cardiologista
Muamba anuncia adeus dos gramados (Foto: AFP)
Vítima de uma parada cardíaca dentro de campo, no dia 17 de março, Fabrice Muamba anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o Bolton, chegou a ficar próximo da morte, após seu coração parar de bater por 78 minutos, e desde então tentava voltar a jogar futebol profissionalmente. Até que, na semana passada, ele visitou um cardiologista na Bélgica, que o aconselhou a pendurar as chuteiras.
- Como parte da minha recuperação, viajei à Bélgica recentemente para procurar assistência médica com um cardiologista. Mas as notícias que recebi não foram como eu esperava e isso significa que estou me aposentando do futebol profissional – disso o jogador, em comunicado divulgado no site do clube.
Aos 41 minutos do primeiro tempo da partida entre Tottenham e Bolton, pela Copa da Inglaterra, Muamba caiu de bruços, com ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas. O meia não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo.
Muamba sofreu copalso durante jogo pela Copa da Inglaterra no dia 17 de março (Foto: Getty Images)
- Ao mesmo que a notícia é devastaste, tenho muito a agradecer. Sou grato a Deus que estou vivo e vou prestar homenagens, mais uma vez, para os médicos da equipe médica que nunca desistiram de mim. Gostaria de agradecer a todo mundo pela torcida durante a carreira e para os torcedores do Bolton – disse Muamba, que ficou um mês no hospital durante a “incrível recuperação”, nas palavras dos médicos.
Em tom de despedida, ele fez também de agradecer ao futebol pelas oportunidades que teve na vida.
- O futebol tem sido minha vida desde que sou adolescente e me deu muitas oportunidades. Acima de tudo, eu amo o jogo e me considero muito sortudo de ter jogado no mais alto nível.
Muamba recebeu homenagem do Arsenal, clube
que defendeu na categoria de base (Getty Images)
que defendeu na categoria de base (Getty Images)
Muamba nasceu na República Democrática do Congo e foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio por causa de problemas políticos na África. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O jogador passou pelas categorias de base da seleção inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário