Postagens populares

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com gol brasileiro, Spartak avança
à fase de grupos e elimina o Fener

   Russos seguram pressão no final e se garantem com empate em 1 a 1, já que venceram na ida. Alex entra na etapa final e participa do tento turco

   Foi com um jogador a menos e um gol brasileiro que o Spartak de Moscou segurou a pressão do Fenerbahçe, nesta quarta-feira, na Turquia, e garantiu vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O duelo, válido pelo mata-mata preliminar da competição, terminou empatado em 1 a 1, mas classificou os russos, que haviam vencido por 2 a 1 na partida de ida. O brasileiro Ari, ex-Fortaleza, fez o gol dos visitantes, que tiveram De Zeeuw expulso, enquanto Moussa Sow deixou tudo igual (veja os gols da partida no vídeo ao lado).
   O meia brasileiro Alex, que se desentendeu como técnico Aykut Kocaman, não começou como titular, mas entrou no início da segunda etapa e participou do lance que originou o gol de empate. Na partida de ida, ele acompanhou a derrota por 2 a 1 na Rússia do banco e, no último fim de semana, o capitão não foi sequer relacionado na vitória sobre o Gaziantepspor pelo Campeonato Turco. O volante Cristian foi a campo no final, enquanto o ex-vascaíno Romulo, do lado russo, começou como titular.

Ari, Fenerbahçe x Spartak Moscou  (Foto: Agência AFP)
Brasileiro Ari marcou o solitário gol Spartak Moscou que garantiu a classificação russa (Foto: Agência AFP)

   Com as 32 vagas devidamente preenchidas, a Uefa vai sortear os integrantes dos oito chaves da competição na próxima quinta, enquanto a primeira rodada da fase de grupos está programada para os dias 18 e 19 de setembro. A final será disputada no estádio de Wembley no dia 25 de maio de 2013.
   Na terça-feira, outros quatro times garantiram vaga na fase de grupos: BATE Borisov (da Bielorrússia), Anderlecht (da Bélgica), Maribor (da Eslovênia) e o Braga (de Portugal), time este que eliminou o Udinese na disputa de pênaltis, após o brasileiro Maicosuel errar a sua cobrança ao tentar surpreender o goleiro adversário com uma cavadinha.
 
Gol brasileiro no início
   Os russos deixaram seu cartão de visitas logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Ari participou do começo da jogada no meio de campo e abriu na direita para McGeady, que foi devolver no meio da área. O brasileiro correu a tempo de se antecipar ao goleiro do time turco e desviar para o fundo das redes. Eram os russos abrindo o placar em Istambul.
   Precisando da vitória a qualquer custo, os turcos, em desvantagem, até buscavam formas de atacar os russos, tinham maior posse de bola, mas faltava criatividade na hora de acionar o ataque. A defesa, ao menos, não era muito ameaçada, muito embora o zagueiro Hasan Ali Kaldirim quase tenha se complicado ao furar dentro da área. Para sorte do Fenerbahçe, os atacantes russos não aproveitaram a bobeada rival.

Ari e Egemen Korkmaz, Fenerbahçe x Spartak Moscou (Foto: Agência EFE)
O primeiro tempo de Fenerbahçe x Spartak Moscou foi de muita briga e poucas chances (Foto: Agência EFE)

   Ainda na parte inicial da etapa de abertura, o sérvio Milos Krasic se lesionou sozinho e teve que deixar o gramado. Mas nem sinal das entradas de Alex ou Cristian, e o técnico Aykut Kocaman preferiu lançar o esloveno Miroslav Stoch no lugar do ex-meia do Juventus.
   Por mais que a torcida do Fener tentasse empurrar, pressionando os visitantes, o jogo seguiu em ritmo lento, sem muita emoção no restante da primeira etapa, com exceção de raros chutes de fora da área e uma cabeçada mais perigosa do lateral turco Egemen Korkmaz já nos acréscimos. Foi nesse panorama que as equipes desceram para o vestiário.

Etapa final movimentada

Emenik, Fenerbahçe x Spartak Moscou (Foto: Agência AFP)
Fenerbahçe não conseguiu furar o bloqueio do
Spartak e está eliminado (Foto: Agência AFP)

   Com dores musculares desde o primeiro tempo, Ari foi substituído para a entrada do também brasileiro Rafael Carioca aos cinco da etapa final. E ele entrou num contexto diferente. O Fenerbahçe voltou do vestiário com outra postura e passou a ser uma ameaça à meta russa. Não foi à toa que Topal carimbou o travessão adversário, em lance que o goleiro Dykan foi obrigado a trabalhar antes que a bola acertasse o poste.
   A pressão turca também abria lá seus espaços no campo de defesa. E por pouco o Spartak não ampliou. O techeco Suchy recebeu na área, após toque de cabeça de Romulo, e emendou um potente chute que parou na trave adversária. O susto causou reação imediata no técnico Aykut Kocaman, que não pensou duas vezes em colocar Alex em campo, aos 13, no lugar de Sahin.
   A presença do brasileiro incendiou de vez o jogo. Primeiro, Dykan rebateu um chute de fora da área nos pés de Stoch e teve que fazer uma grande defesa para salvar os russos. No lance seguinte, Alex cobrou escanteio na cabeça de Topuz, que acertou o travessão. Era uma verdadeira blitz turca.
   Um lance parecido colocaria os anfitriões de vez na briga logo em seguida. Alex cobrou novo escanteio na cabeça de Topuz, e Moussa Sow desviou no meio do caminho, empatando a partida na Turquia. Pouco depois, Romulo teve sua chance, mas chutou fraco, de fora da área.
   Para dar mais dramaticidade ao duelo, De Zeeuw recebeu o segundo amarelo e foi expulso aos 35, quando o Fener pressionava desesperadamente em busca do gol que levaria para os pênaltis. Na base da raça - e das cobranças de escanteio de Alex -, o Fener forçou até o final, mas nem os seis minutos de acréscimos assinalados pelo árbitro foram capazes de levar o duelo para a prorrogação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário