Postagens populares

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eurocopa começa com cerimônia que mistura Chopin e DJ

   Chuva não afeta curta cerimônia de abertura da competição europeia antes de Polônia x Grécia

Por Marcos Felipe Direto de Varsóvia, Polônia
 
    Como todo grande evento esportivo que se preze, a Eurocopa 2012 também teve sua cerimônia de abertura. Cerca de 20 minutos antes do duelo entre Polônia e Grécia, o estádio Nacional de Varsóvia virou um show de música instrumental, tanto erudita como contemporânea.

Abertura da Eurocopa (Foto: Agência AFP)
Cerimônia de abertura é curta antes de Polônia x Grécia (Foto: Agência AFP)

   O gramado se tornou palco para a apresentação de uma obra de Chopin, executada pelo pianista húngaro Gyorgy Adam, enquanto ocorriam encenações, como se fosse um grande balé. Vale lembrar que Frederic François Chopin, de nacionalidade francesa, mas que nasceu na Polônia no século XIX, é considerado um dos maiores compositores e instrumentistas de música erudita de todos os tempos.


   Para mostrar esse conceito de velho e novo lado a lado, o DJ italiano e produtor Karmatronic se juntou a Gyorgy. Além de tocar a sua própria música a partir de uma cabine de DJ, ele apresentou a faixa "The Game of the World” (“O jogo do planeta”, em português), que escreveu juntamente com o pianista húngaro. Os dois deixaram o palco lado a lado. Enquanto isso, a torcida fez mosaicos com as bandeiras de todas as seleções participantes, e o gramado formou pequenas réplicas dos estádios.

   O conceito da cerimônia de abertura, que não foi afetada pela chuva graças ao teto retrátil do estádio, foi desenvolvida por Marco Balich, produtor responsável por eventos semelhantes nos Jogo Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, e pela inauguração da moderna Donbass Arena, estádio do Shakhtar Donetsk e que receberá jogos da Euro na Ucrânia, em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário