Postagens populares

domingo, 20 de maio de 2012

Em despedida de Del Piero, Napoli é quem faz a festa e leva a Copa da Itália

   Cavani, de pênalti, e Hamsik definem vitória por 2 a 0 sobre o Juventus no Olímpico de Roma. Ídolo italiano joga até os 22 minutos do segundo tempo


   A festa estava pronta para Alessandro Del Piero. Em sua despedida com a camisa que eternizou nos últimos 19 anos, o atacante iniciou a decisão da Copa da Itália entre os titulares. Mas faltou combinar com o Napoli. Com uma atuação segura, a ex-equipe de Diego Maradona derrotou o Juventus, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Estádio Olímpico de Roma, e conquistou a Copa da Itália pela quarta vez - a última havia sido na temporada 1986/87, justamente com o ídolo argentino.

Cavani gol Napoli (Foto: Reuters)
Cavani comemora o primeiro gol do Napoli: atacante uruguaio deixou sua marca na decisão (Foto: Reuters)

   Ambos os gols foram marcados no segundo tempo. Aos 17, Lavezzi foi mais rápido que Storari e acabou sofrendo o pênalti. Cavani cobrou no canto esquerdo do goleiro e abriu o placar. Os napolitanos fecharam o caixão aos 38, com Hamsik, em uma de suas marcas na temporada: o contra-ataque. O atacante Quagliarella complicou ainda mais a situação do Juve ao ser expulso no fim.

Bandeira Del Piero Juventus (Foto: AFP)
Bandeiras para Alessandro Del Piero ocuparam as
arquibancadas do Olímpico de Roma (Foto: AFP)

   Del Piero, no entanto, não ficou em campo para ver o segundo do Napoli. Ele foi substituído aos 22 minutos da etapa final e recebeu milhares de aplausos vindos da arquibancada. Aos 37 anos, o ídolo italiano deixará a Velha Senhora com 290 gols em 705 jogos oficiais, oito títulos do Campeonato Italiano (dois deles anulados), uma Copa da Itália, quatro Supercopas da Itália, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa Europeia e uma Copa Intercontinental.
   Desta forma, o time comandado por Walter Mazzarri evita a "dobradinha" do Juventus, que já havia conquistado o Campeonato Italiano - de forma invicta, inclusive. O título premia uma geração que se destacou na primeira metade da temporada, inclusive com a classificação no chamado "Grupo da Morte" da Liga dos Campeões, com Bayern de Munique, Manchester City e Villarreal. O Napoli se despediu da Champions nas oitavas de final, diante do futuro campeão Chelsea, na prorrogação.
   Para se tornar campeão, o Napoli precisou de apenas cinco jogos. Nas oitavas de final, bateu o Cesena por 2 a 1. O Inter de Milão foi o rival seguinte a ser batido. Nas semis, única fase com ida e volta, o time perdeu para o Siena (2 a 1), mas deu o troco em casa (2 a 0). A finalíssima, como de costume, foi decidida na capital Roma. O uruguaio Cavani acabou como o artilheiro, com cinco gols.

Del Piero Juventus (Foto: AFP)
Del Piero foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo: adeus ao Juventus após 19 anos (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário