Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atlético derrota o Celtic, se recupera de goleada para Real e garante vaga

   Colchoneros assumem liderança isolada do Grupo I com 1 a 0 na Escócia

Por GLOBOESPORTE.COM e agência de notícias Glasgow, Escócia

   O Atlético de Madri pode dizer que a partir desta quarta-feira não há mais espaço para discussões sobre o clássico contra o Real Madrid. Após sofrer uma goleada de 4 a 1, de virada, no último sábado, os colchoneros se recuperaram com uma importante vitória sobre o Celtic, por 1 a 0, em Glasgow, pela quinta rodada do Grupo I da Liga Europa. De quebra, garantiram a classificação antecipada para a fase mata-mata.

diego turan atlético de madri x celtic (Foto: AFP)
Diego, à esquerda, comemora gol do Atlético ao lado de Arda Turán (Foto: AFP)
 
     O gol da partida foi marcado pelo turco Arda Turán, aos 30 minutos do primeiro tempo, aproveitando rebote do escanteio com um bonito chute. Os brasileiros Filipe Luis, Miranda e Diego foram titulares, enquanto Paulo Assunção entrou ao longo da etapa final, assim como o colombiano Falcao García, afastado das últimas partidas por conta de uma lesão muscular.
    O resultado deixa os espanhóis na liderança isolada da chave, com 10 pontos, contra oito do Udinese, que empatou sem gols com o Rennes (três), na França. Para não serem eliminados, os escoceses, com cinco, precisarão derrotar os italianos na última rodada, fora de casa, no dia 15 de dezembro. Um empate deixa o Atlético com a primeira colocação e a vantagem a partir dos 16 avos de final.
 
Braga vence e também está classificado
     Pelo Grupo H, o Braga derrotou o Birmingham, por 1 a 0, em Portugal, e foi outra equipe a se classificar na rodada. Apesar da virada espetacular do Brugge sobre o Maribor, por 4 a 3 (perdia por 3 a 0 até os 23 minutos do segundo tempo), os portugueses não podem mais ser ultrapassados por conta do confronto direto.
    A equipe dos brasileiros Leandro Salino, Ewerton, Paulo Vinícius, Mossoró, Alan, Lima, Paulo César e Douglão venceu com gol do português Hugo Viana, aos seis minutos do segundo tempo. O goleiro Quim também foi um dos destaques ao defender pênalti cobrado por Zigic ainda na etapa inicial.

comemoração do Hugo Viana - Braga x Birmingham (Foto: Reuters)
Alan e Lima (à dir.) celebram o gol que deu a classificação ao Braga, marcado por Hugo Viana (Foto: Reuters)
 
     Como o Braga foi aos 10 pontos e levou a melhor nos dois confrontos diante dos ingleses (sete), apenas a primeira colocação será definida na última rodada. Os portugueses precisarão vencer na Bélgica para terem a vantagem na fase mata-mata.
 
Metalist confirma primeira colocação
    Pelo Grupo G, o Metalist Kharkiv recebeu o Austria Viena e confirmou o primeiro lugar com a goleada por 4 a 1. A equipe ucraniana contou com quatro brasileiros: o lateral Fininho (ex-Corinthians), o meia Cleiton Xavier (ex-Palmeiras) e o atacante Taison (ex-Internacional), além do volante Edmar, naturalizado ucraniano.

Metalist comemora gol sobre o Wien (Foto: AFP)
Taison, à direita, e Cleiton Xavier (10) comemoram
um dos quatro gols do Metalist (Foto: AFP)

    O time da casa saiu em vantagem logo aos 16 minutos, com gol de Devic. Os visitantes empataram três minutos depois, graças a Mader. No entanto, aos 40, Edmar deixou o dele e fez 2 a 1. O terceiro foi obra de Gueye, marcado aos 15 minutos da etapa final, enquanto Sosa, aos 45, deu números finais ao placar.
    A derrota do Austria Viena manteve a equipe austríaca com cinco pontos, e poderia ter beneficiado o AZ Alkmaar. No entanto, o time holandês não passou de um empate sem gols na visita ao Malmö e alcançou apenas os sete pontos. O Malmö havia perdido todas as partidas anteriores e já está eliminado. O Metalist foi aos 13 pontos.
    Com os resultados da quinta rodada, o AZ tem agora a obrigação de bater o Metalist em Alkmaar, no próximo dia 15, para se classificar sem depender de um tropeço do Austria Viena, que, por sua vez, terá que vencer o Malmö em casa e ainda "secar" o time holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário