Depois da conquista do Superclássico das Américas, diante da Argentina, a Seleção Brasileira voltou a conviver com a expectativa por bons desempenhos - especialmente diante de rivais menos conceituados como a Costa Rica, rival no amistoso desta sexta-feira. No entanto, a equipe de Mano Menezes esteve longe de mostrar o mesmo futebol que a levou ao título e não passou de uma vitória magra por 1 a 0, graças ao gol oportunista de Neymar, em San Jose.
   A vitória conquistada apenas no segundo tempo, depois de uma etapa inicial sonolenta, foi a oitava da equipe pentacampeã mundial em nove confrontos com os costarriquenhos. A Seleção Brasileira volta a jogar na terça-feira, contra o México, no estádio Azteca, na Cidade do México.

O jogo
   
O amistoso em San José começou em ritmo lento e foi a Costa Rica que apareceu primeiro no ataque, após cochilo de Thiago Silva, mas Parks se atrapalhou na hora de finalizar e concluiu de canela na pequena área. Na resposta brasileira, Fred foi acionado nas costas da zaga adversária e também não acertou o alvo, apesar de caprichar mais.
   O Brasil encontrava dificuldades no campo pesado em função da chuva e esbarrava no excesso de força dos costarriquenhos em algumas jogadas. Sonolento, o Brasil seguiu trocando passes sem objetividade e nem a boa tentativa de Lucas, pouco antes do intervalo, surtiu efeito.
   Mano Menezes tentou resolver a falta de criatividade da Seleção com substituições: Hernanes e Oscar entraram no lugar de Luiz Gustavo e Lucas para dar mais velocidade ao meio-campo. Mesmo com as mudanças, o Brasil não conseguiu ameaçar a Costa Rica e ainda viu os rivias chegarem bem ao ataque com duas finalizações de fora da área, de Barrantes e Azofeifa.
   O Brasil foi obrigado a fazer nova mudança depois que o lateral Fábio se machucou, dando lugar ao experiente Daniel Alves. Aos 14 minutos, foi dele o cruzamento que passou por Fred, pelo goleiro Navas e terminou nos pés de Neymar, que marcou o único gol da partida: 1 a 0. Uma entrada dura de Mora em Jonas ainda rendeu o cartão vermelho ao lateral costarriquenho nos instantes finais do jogo.