Barcelona's Argentinian forward Lionel Messi (C) celebrates   Se o Real Madrid já havia cumprido seu dever de casa ao golear o Betis por 4 a 1 no Santiago Bernabéu, o Barcelona assegurou um sábado sem surpresas no Campeonato Espanhol. Com dois gols de Lionel Messi, que chegou a dez em sete rodadas na competição, os atuais tricampeões venceram o Racing Santander por 3 a 0 e se garantiram na liderança.
   Os comandados de Pep Guardiola não tiveram para chegar aos 17 pontos, um acima do Real Madrid, em 21 possíveis. Neste domingo, a equipe catalã ainda pode voltar a ter a inesperada companhia do Levante na primeira posição, já que o time recebe o Málaga na sequência da jornada e pode igualar a pontuação do clube azul-grená.
   O Barça impôs logo a supremacia que sempre lhe é atribuída, pelos pés do melhor jogador do mundo nas duas últimas temporadas. Eembora tenha perdido Pique, por contusão, logo aos sete minutos de partida no Camp Nou, o que o time precisava mesmo era de um ataque eficiente. Que não lhe falta.
   Aos 11 minutos, o camisa 10 do campeão europeu recebeu passe de Andrés Iniesta e escapou da marcação de três adversários, além do goleiro, para brindar os torcedores com um golaço. No minuto seguinte, o argentino ainda desperdiçou boa chance criada por David Villa.
   Era o retrato de que o Racing Santander seria mesmo só um sparring. Não foi surpresa Pedro avançar pela esquerda e deixar para Xavi ampliar o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Em menos de 30 minutos de confronto, os três pontos já estavam garantidos nas mãos dos favoritos.
   Mas o ímpeto catalão por balançar as redes parece não ter fim. Carles Puyol e David Villa desperdiçaram oportunidades claras e Messi esteve perto de fazer mais um ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o craque teve um excelente arremate defendido pelo goleiro Toño.
   A segunda chance de Messi na etapa final, entretanto, foi fatal, aos 22 minutos. E o camisa 10 tem muito a agradecer a Iniesta. O argentino entrou na área com linda jogada individual e acertou a trave. No rebote, lá estava o craque para marcar seu décimo gol nesta edição do Campeonato Espanhol - é o artilheiro, com dois tentos acima de Gonzalo Higuain, do Real Madrid.

Real goleia
   
Higuaín, aliás, foi o destaque no triunfo do Real Madrid sobre o Betis neste sábado, tendo anotado três gols na vitória por 4 a 1. O meia Kaká fez o outro da equipe merengue no Santiago Bernabeu.
   Com intensa movimentação entre principalmente Kaká, Cristiano Ronaldo e Higuaín, o Real tinha um setor ofensivo que atuava sem ser anulado, e o gol só não saiu no primeiro tempo porque Cristiano Ronaldo, duas vezes, e Kaká não tiveram pontaria para balançar as redes.
   Logo no primeiro minuto da etapa final, entretanto, Marcelo lançou Cristiano Ronaldo, que impôs velocidade e rolou para Higuaín abrir o marcador. Gol que deu ânimo e iniciou uma intensa pressão dos anfitriões, que não deixavam Casto respirar e voltaram a assustar com Cristiano Ronaldo, Kaká e Xabi Alonso.
   Em sua terceira chance, Kaká conseguiu marcar o seu, chutando com força após passe de Cristiano Ronaldo aos 14 minutos. Dez minutos mais tarde, o Betis ainda tentou mostrar que seguia vivo no confronto e encontrou seu gol com Molina. Mas era uma exceção diante do ritmo imposto pelo Real Madrid.
   O grande nome para dar eficiência à pressão dos donos da casa, neste sábado, era Higuain. Aos 70, o centroavante argentino aproveitou toque do conterrâneo Ángel di Maria para fazer 3 a 1 e encerrou uma noite inesquecível para ele na Espanha ao concluir a gol depois de novo passe de Di Maria, aos 73.