Brasil e Portugal se encontram novamente
  Há exatamente 20 anos, Brasil e Portugal se enfrentaram na final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 1991. Neste sábado, o Estádio El Campín de Bogotá será palco de uma reedição daquela decisão.
O jogo
Brasil x Portugal, Bogotá, 20 de agosto, 20h (22h em Brasília)
Em cena
Brasil e Portugal já ficaram frente a frente três vezes na história da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Os europeus venceram duas partidas e os sul-americanos, uma. Em 1989, um gol de Amaral garantiu a classificação dos portugueses na fase semifinal. Dois anos depois, o selecionado lusitano levou a melhor na final ao vencer a disputa por pênaltis por 4 a 2. O último duelo aconteceu em 1995, quando o Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Caio.
O caminho até a final
  Depois de estrear apenas com empate em 1 a 1 com o Egito, o Brasil mostrou a sua verdadeira capacidade nos dois jogos seguintes, conseguindo vitórias por 3 a 0 sobre a Áustria e 4 a 0 diante do Panamá, o que garantiu aos brasileiros a liderança do grupo. Nas oitavas de final, a Seleção Brasileira também não teve dificuldades para derrotar a Arábia Saudita por 3 a 0.
  Nas quartas de final, os torcedores presenciaram um verdadeiro espetáculo do futebol que culminou com a vitória do Brasil contra a Espanha nos pênaltis após empate em 2 a 2 na prorrogação em uma partida que poderia ser considerada uma espécie de final antecipada. Na semifinal contra o México, os brasileiros mostraram novamente um futebol muito ofensivo e mereceram a classificação para a grande final.
  O Brasil teve um desempenho impressionante no torneio, marcando 15 gols no total. O artilheiro da equipe até o momento é o atacante Henrique, que balançou as redes cinco vezes. Logo atrás dele estão Philippe Coutinho e Dudu, ambos com três tentos.
  Enquanto o Brasil era apontado como um dos favoritos antes mesmo do torneio, Portugal surpreendeu a todos na Colômbia 2011. Mas o caminho dos portugueses até a final foi um pouco mais tortuoso do que o dos seus adversários.
  É verdade que Portugal conquistou o mesmo número de pontos que o Brasil na primeira fase, mas os seus jogos não tiveram o mesmo brilho. Depois de um empate sem gols com o Uruguai na estreia, seguiram-se duas vitórias magras por 1 a 0 contra Camarões e Nova Zelândia. Nas oitavas de final, os portugueses enfrentaram a Guatemala, mas venceram o azarão mais uma vez apenas pelo placar mínimo. Nas quartas de final, o selecionado lusitano segurou um 0 a 0 com a Argentina e venceu o confronto na disputa das penalidades. A equipe só marcou mais de um gol em uma mesma partida na semifinal, quando derrotou a França por 2 a 0.
  Desde 1997, nenhum finalista marcou tão poucos gols quanto Portugal, mas, em compensação, a equipe também ainda não viu as suas próprias redes balançarem. O goleiro Mika segue sem ser vazado no torneio e os portugueses estão a 19 minutos de ultrapassarem o recorde dos brasileiros, que é de 634 minutos sem sofrer gols em Mundiais Sub-20.
O número
O Brasil está pela oitava vez na final de uma Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Por enquanto, os brasileiros conquistaram quatro títulos do torneio, o último deles há oito anos, nos Emirados Árabes Unidos 2003. Portugal, por sua vez, chegou à decisão em duas oportunidades e venceu ambas, na Arábia Saudita 1989 e diante da sua própria torcida em 1991.
O que eles disseram
  "Será um clássico entre duas escolas tradicionais — não só brasileiros contra portugueses, mas também sul-americanos contra europeus. É um confronto que teve partidas sensacionais no passado, e estou certo de que esta final não será exceção. A seleção que vencer terá merecido." Ney Franco, técnico do Brasil
  "Será muito interessante reeditar a final de 20 anos atrás. O Brasil é uma grande equipe e será um adversário duríssimo. É uma final em que não há favorito. Aliás, talvez haja um favorito, porque vejo Portugal como azarão nesta Copa do Mundo. O Brasil é campeão sul-americano; Portugal não é campeão continental. Só nos classificamos em quinto lugar (na Europa). Agora derrotamos o campeão europeu (França) e queremos virar a mesa. Portanto, esperamos fazer na final o mesmo que fizemos até agora, que é mostrar eficiência." Ilídio Vale, técnico de Portugal