Postagens populares

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Empolgados com feitos recentes, Paraguai e Venezuela lutam por final

  Time guarani usa vitória sobre o Brasil, nos pênaltis, como muleta. Já a Vino Tinto ri à toa com sua melhor campanha na história. Jogo é em Mendoza

Por João Paulo Garschagen e Leandro Canônico Direto de Mendoza, Argentina
comemoração Paraguai Fred  (Foto: AFP)
   Paraguai deixou para trás a Seleção Brasileira de Fred e cia. Agora quer a vaga na decisão (Foto: AFP)
   De um lado, um Paraguai motivado por ter eliminado o favorito Brasil. Do outro, uma Venezuela empolgada com sua melhor campanha na história. Esse é o panorama para a segunda semifinal da Copa América, nesta quarta-feira, às 21h45m, no estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv e do GLOBOESPORTE.COM, que também faz o Tempo Real.
   A verdade é que vamos ter pela frente um rival que está cada dia mais forte"
Lucas Barrios
   Campeão do torneio em 1953 e 1979, o Paraguai chegou para esta edição como um dos favoritos, ao lado de Brasil, Argentina e Uruguai. Ainda não venceu uma partida, é verdade, mas deixou para trás o futebol pentacampeão com um triunfo nos pênaltis. E é nisso que todos no time guarani se apoiam para tentar voltar a vencer e a conquistar uma edição do torneio sul-americano.
- Todos esperavam uma semifinal com as presenças de Brasil e Argentina, mas estamos nós de maneira merecida. E a verdade é que vamos ter pela frente um rival que está cada dia mais forte, um adversário que já enfrentamos e conhecemos – comentou o atacante Lucas Barrios, do Paraguai, elogiando a Venezuela.
   Carinhosamente chamada de Vino Tinto, a seleção Venezuela estará em “casa” nesta quarta-feira, já que Mendoza, palco do duelo, é a capital argentina do vinho. Embora já tenha motivo para comemorar com muitas garrafas, os jogadores querem mais. Chegar à final seria a consagração de um trabalho que vem desde 2007, quando o país sediou a Copa América e chegou às quartas de final.
- Estamos muito felizes e orgulhosos. Fizemos história com essa classificação às semifinais, mas agora temos o Paraguai pela frente e queremos mais. Temos atitude e vontade de seguir crescendo. Agora acreditamos ainda mais em nós mesmos - disse o meia César González.
   Paraguai e Venezuela já se enfrentaram 20 vezes, com 15 vitórias do time guarani, duas da Vino Tinto e três empates. Contando apenas os encontros em Copa América, os paraguaios levam ampla vantagem com quatro vitórias e um empate. Ou seja, os venezuelanos jamais venceram o rival na competição.
   Os dois, por sinal, se encontraram na primeira fase desta Copa América e empataram por 3 a 3, com dois gols da Vino Tinto nos minutos finais.
Giancarlo Maldonado, atacante da Venezuela (Foto: AP)
  A Venezuela de Maldonado já e a melhor da história do futebol no país (Foto: AP)
Treinos fechados e dúvidas
   Os técnicos de Paraguai e Venezuela optaram por treinamentos fechados antes da semifinal da Copa América. Do lado guarani, aliás, as dúvidas do técnico Gerardo Martino são muitas. A começar pela lateral direita, já que o titular Verón deve ser deslocado para a zaga, no lugar de Alcaraz, expulso contra o Brasil.
   Temos atitude e vontade de seguir crescendo. Agora acreditamos ainda mais em nós mesmos"
César González
   Assim, outros dois jogadores disputam vaga pelo lado direito: Pires e Marcos Cáceres. O primeiro tem mais chances, já que esteve em duas partidas na competição. O treinador argentino também tem problema na esquerda. Machucado, Aureliano Torres pode dar lugar a Marecos, caso não se recupere.
   Quem também está em fase final de recuperação de um problema na panturrilha direita e pode reaparecer no time é o atacante Roque Santa Cruz. Dessa maneira, Haedo Valdez sairia da equipe titular. Mas nenhuma dessas mudanças foi confirmada pelo treinador da seleção paraguaia.
   Do lado venezuelano, o técnico César Farias também não confirmou a equipe. A única coisa que se sabe é que o volante Di Giordi vai entrar no lugar de Rincón, expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Chile, nas quartas de final. No ataque, o comandante da Vino Tinto ainda mantém um mistério.
   Um dos destaques do time, o atacante Rondón foi reserva na partida do último domingo e deve continuar na mesma condição. De qualquer maneira, há a expectativa de que ele possa entrar no lugar de Maldonado. Mas as chances são pequenas, embora o jogador tenha jogado no segundo tempo do último jogo.
 
PARAGUAI x VENEZUELA
Justo Villar; Pires (Marcos Cáceres), Paulo da Silva, Dário Verón e Aureliano Torres (Elvis Marecos); Enrique Vera, Cristian Riveros, Victor Cáceres e Marcelo Estigarribia; Haedo Valdez (Roque Santa Cruz) e Lucas Barrios. Vega; Rosales, Perozo, Viscarrondo e Ciquero; Lucena, Di Giorgi, González e Arango; Fedor e Maldonado (Rondón).
Técnico: Gerardo Martino. Técnico: César Farias.
Árbitro: Francisco Chacón (MEX)  Auxiliares: Leonel Leal (CRC) e Humberto Clavijo (COL)
Estádio: Malvinas Argentinas, em Mendoza (Argentina)
Transmissão: O Sportv e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo. O site companha em Temo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário