Uzbequistão faz história no México
  O Uzbequistão conseguiu a vaga na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011 ao chegar à final do último Campeonato Asiático Sub-16. Depois de sofrer uma goleada de 4 a 1 para a Nova Zelândia na estreia no México, a seleção uzbeque obteve uma vitória histórica na segunda rodada: 2 a 1 sobre os Estados Unidos.  O resultado inédito deu ânimo à equipe, que agora sonha com uma vaga nas oitavas de final.
  "Foi uma vitória histórica, a primeira que conquistamos nessa competição", comemorou o técnico do Uzbequistão, Aleksey Evstafeev, em entrevista ao FIFA.com, logo após a partida contra os americanos. "Demos o nosso melhor para honrar o futebol uzbeque e fazer os nossos torcedores sorrirem", disse.
  A derrota para a Nova Zelândia parece ter ficado para trás. "O nosso desempenho (contra os EUA) provou que temos um grande potencial e podemos fazer muita coisa", afirmou Evstafeev. "Estávamos tentando ganhar confiança nos últimos dias, antes de enfrentarmos um grande adversário (EUA), e os meninos mostraram essa confiança em campo."
  Com todas as equipes do Grupo D empatadas com três pontos na tabela, o último jogo da primeira fase da competição, contra a República Tcheca, será decisivo para o Uzbequistão tentar uma inédita vaga nas oitavas de final.
  Em meio aos gritos de "Uzbequistão! Uzbequistão!" que ressoavam no vestiário após a vitória contra os EUA, o meia Abbosbek Makhstaliev, capitão da equipe e autor de um gol de pênalti contra os americanos, disse ao FIFA.com que estava "muito confiante". "O goleiro americano tem uma altura impressionante, eu esperei que ele pulasse para a direita e, então, chutei rasteiro", contou o jogador, que depois do gol correu para as câmeras e fez um sinal de coração com as mãos, em homenagem ao "povo do Uzbequistão".
A seleção uzbeque entrou bem em campo. Logo aos 13 minutos, o meio-campista Bobir Davlatov marcou um golaço da entrada da área, chutando de primeira, sem chance de defesa para o goleiro americano. "Uma das minhas missões é apoiar o ataque, mas recebi um passe e vi um espaço", explicou o meia. Para ele, a vitória deu aos jogadores mais "confiança para o terceiro jogo, que será decisivo".
  Na última partida que disputará pela primeira fase da competição, o Uzbequistão contará ainda com um talentoso centroavante: Timur Khakimov, autor do primeiro gol do selecionado no México, no jogo de estreia, contra a Nova Zelândia. Também foi ele quem deu o passe para o gol de Davlatov na vitória sobre os EUA. "Estou muito feliz hoje, mais do que quando marquei, na primeira partida", disse, garantindo que a equipe quer continuar no caminho certo para o grande duelo contra a República Tcheca, no próximo sábado.