Com apenas dois dos jogos de ida decididos com vitória por dois ou mais gols de diferença, o equilíbrio predomina para os confrontos decisivos desta semana pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O Santos foi o primeiro a se classificar, de modo sofrido, com um 0 a 0 diante do América, no México
Vélez Sarsfield e o Fluminense foram os times que conseguiram essa relativa folga, mas sabem que ainda rolam 90 minutos pela frente. Confira a prévia da semana do FIFA.com, com sete vagas em jogo:
O jogo da rodada
Universidad Católica (CHI) x Grêmio (BRA)
Quarta-feira, 4 de maio, 21h50 (horário de Brasília), Estádio
San Carlos de Apoquindo (Santiago, Chile)
Um visitante muito perigoso, a Universidad Católica agora tem a tarefa de defender seu mando de campo após a vitória por 2 a 1 em Porto Alegre, com um desempenho dominante. Podendo perder por até 1 a 0, tem uma grande chance de dar continuidade a sua trajetória nos mata-matas, em um jogo que vale muito para ambos os times.
Vice-campeã em 1993, a Católica, atual líder do Campeonato Chileno, faz sua melhor campanha no torneio depois de muito tempo – sua última participação na fase de confrontos de eliminação havia ocorrido em 2002, quando caiu nas oitavas contra o São Caetano. Já o Grêmio passa por um momento complicado, que só piorou ao perder o segundo turno do Campeonato Gaúcho para seu arquirrival Internacional nos pênaltis. Uma classificação no Chile valeria para recuperar a confiança e poderia abrir caminho para uma série de quatro Gre-Nais em um curto espaço de tempo – na decisão do Estadual e pelas quartas da Libertadores, isso caso o Inter também avance.
E o que mais?
A semana começu com o duelo entre o América e o Santos, nesta terça-feira, no estádio Corregidora, de Querétaro. A equipe mexicana, animada por ter assegurado sua vaga na Liguilla, buscava a virada depois do 1 a 0 adverso no Brasil, pressionou muito, mas não conseguiu tirar o 0 a 0 do placar.
Outro representante mexicano, o Jaguares vai à Colômbia para enfrentar na quinta-feira o Junior de Barranquilla, que descolou um empate por 1 a 1, fora. Último colocado no campeonato local, o time de Chiapas tenta salvar seu semestre contra um adversário para o qual a manutenção do placar inicial de 0 a 0 no estádio Metropolitano lhe garante a vaga.
Essa mesma condição vale para o Internacional contra o Peñarol em Porto Alegre, quarta-feira, devido ao 1 a 1 em Montevidéu. O Colorado vem crescendo sob o comando de Paulo Roberto Falcão e não se cansa de ver Leandro Damião fazer gols – foram mais dois nos últimos dois jogos.
Um pouco mais ao Norte, em Belo Horizonte, o Cruzeiro recebe também na quarta a LDU em posição um pouco mais confortável graças à vitória por 2 a 1 obtida em solo colombiano. A Raposa vive uma grande fase, com a melhor campanha do torneio, e não parece disposta a arrefecer, tendo como prova o placar agregado de 13 a 2 contra o América de Teófilo Otoni pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Já o aguerrido Fluminense enfrenta o Libertad, fora, com a vantagem de um placar de 3 a 1 construído a seu favor no Rio.
Na quinta-feira, Cerro Porteño e Estudiantes jogam no Paraguai atrás do primeiro gol do confronto. Uma esperança para o time da casa é o garoto argentino Juan Manuel Iturbe, que tem pela frente um grupo de compatriotas experientes, que passam por dias delicados, ainda mais à esteira de um revés por 4 a 0 sofrido diante do Vélez Sarsfield no Clausura.
E é justamente o Vélez que, para fechar a jornada, vai a Quito enfrentar a LDU, desfalcado de seu artilheiro Santiago Silva, que sofreu uma distensão muscular na coxa direita e deve ficar fora de ação por duas semanas. A sorte do clube argentino é a de que ele carrega para o Equador uma vantagem de 3 a 0, sem precisar, deste modo, desesperadamente de gols para passar de fase.
Fique de olho
Juan Iturbe (Cerro Porteño-PAR)
Uma das grandes apostas do futebol argentino para o futuro, o atacante vem ganhando espaço aos poucos no tradicional time paraguaio, antes de se transferir para o FC Porto. No fim de semana, ele marcou um lindo gol na vitória no clássico diante do Olimpia.
O número
48 –
Quando o Estudiantes for a campo em Assunção, terá um mês e 18 dias completos desde sua última vitória pela Copa Libertadores, que aconteceu no dia 17 de março - coincidentemente contra um rival paraguaio, o Guarany, fora de casa, em goleada por 5 a 1. Desde então, foram uma derrota e dois empates.
O que eles disseram
“A equipe está crescendo. Os jogadores estão fazendo um sacrifício muito importante de acordo com qualquer ponto de vista, e estou muito agradecido por tudo o que estão dando tanto na Copa como no Clausura. Temos boas possibilidades em ambos. Tomara que possamos manter isso”, Ricardo Gareca, técnico do embalado Vélez Sarsfield.
Confira os jogos desta semana:
Quarta-feira, dia 4Internacional (BRA) x Peñarol (URU)
Cruzeiro (BRA) x Once Caldas (COL)
Libertad (PAR) x Fluminense (BRA)
Universidad Católica (CHI) x Grêmio (BRA)
Quinta-feira, dia 5
Cerro Porteño (PAR) x Estudiantes (ARG)
Junior de Barranquilla (COL) x Jaguares (MEX)
LDU (ECU) x Vélez Sarsfield (ARG)