Postagens populares

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Paixão sem divisão: com torcida fanática, Rangers tenta se reerguer

   Gigante escocês recomeça da quarta divisão do país, e torcedores seguem quebrando recordes de público. Zagueiro brasileiro participa da 'retomada'

Por Felipe Schmidt e Lucas Loos Rio de Janeiro


    Cantam os torcedores do Rangers que eles seguirão o clube independente do caminho a ser tomado ou do destino a ser alcançado. E é verdade. Afinal, não é todo clube que coloca uma média de quase 50 mil pessoas por jogo em seu estádio em jogos da quarta divisão de uma liga como a escocesa. Rebaixado após decretar falência ao fim da última temporada, o tradicional time de Glasgow foi vendido em junho para o empresário britânico Charles Green por 5,5 milhões de libras (R$ 17,7 milhões), virou o The Rangers Football Club - acrescentando o "The" - e agora tenta voltar ao caminho de glória com o apoio da fanática torcida, que no último sábado bateu o recorde de público da competição: foram 49.913 fãs presentes no Ibrox Stadium na vitória por 2 a 0 sobre o Stirling Albion.
   Com 140 anos de história, comemorados justamente no sábado, o Rangers é o time com maior número de conquistas no país. Ao todo, são 54 títulos nacionais, além de 33 Taças da Escócia e um vice-campeonato da Copa da Uefa, em 2008. Para tamanha grandeza, a realidade de disputar a quarta divisão escocesa assusta um pouco quem chegou agora, caso do zagueiro brasileiro Cribari, mas serve de alento o apoio da torcida, que - segundo o site de estatísticas do clube - tem uma média de público de 48 mil pessoas nos seis jogos disputados em casa até agora.
- Cheguei no começo da temporada e já deu para ver que a cultura do time é incrível. Como se fosse uma família que passou pela falência e agora busca subir degrau por degrau até a primeira divisão escocesa. Dentro de casa, é uma sensação incrível, com estádio lotado. Quase 50 mil torcedores. Fora de casa, é normal jogarmos em estádios pequenos, com capacidade para duas mil pessoas - disse o jogador brasileiro, com passagem recente pelo Cruzeiro.

Rangers (Foto: Site Oficial do Clube)
Torcida do Rangers no duelo contra o Stirling Albion, no último sábado (Foto: Site Oficial do Clube)
 
Histórias curiosas
    Nessa caminhada, o Rangers deparou-se com alguns fatos, no mínimo, inusitados, causados normalmente pela falta de estrutura (pouco espaço disponível nos estádios para a fanática torcida azul) ou mesmo pelo amadorismo dos rivais. Em alguns jogos, foi necessário liberar a entrada dos torcedores para evitar um desastre.

Os títulos do Rangers:
1 Recopa Europeia (1972)
54 Campeonatos Escoceses
33 Copas da Escócia
27 Copas da Liga Escocesa

 - Quando o time vai jogar fora de casa, há torcedores da Escócia inteira. Eles liberam ingressos para os torcedores assistirem aos jogos atrás do gol, onde não tem nem arquibancada. É que tem mais torcida que a capacidade do estádio. Para não ter problemas de invasão de campo, eles liberam – contou Cribari, já impressionado com a paixão dos fãs.

 - Aqui as vaias ou críticas ficam para o final do jogo. Durante a partida é incrível. Eles procuram sempre apoiar. Faz parte da cultura aqui do Reino Unido. O que assusta é que, apesar da categoria em que estamos jogando, a torcida se mantém numerosa.

Cribari, do Rangers (Foto: Arquivo Pessoal)
Cribari aceitou o desafio de participar da recuperação do Rangers (Foto: Arquivo Pessoal)

   Entretanto, acompanhar o Rangers não tem sido fácil. Diante das dificuldades, tornou-se uma verdadeira prova de amor ir a todas as partidas da equipe. Davie Ramsay, diretor de um fã-clube do time, que organiza viagens para os jogos, relatou que os rivais não estão preparados para receberem de forma adequada a torcida. É como se um elefante azul se encontrasse na diminuta sala da quarta divisão escocesa.
- O maior problema é conseguir ingressos. Os estádios geralmente têm capacidade para apenas três mil pessoas, então quem consegue um bilhete é muito sortudo. Até agora eu tive sorte e só perdi um jogo fora de casa. Estamos dividindo ingressos com outros fã-clubes por causa da escassez.

Torcedores do Rangers (Foto: Arquivo Pessoal)
Ramsay, à esquerda, com um amigo: estrutura
precária na quarta divisão (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Alívio por existir
  O sacrifício, porém, é feito de bom grado. Afinal, Ramsay admitiu que foi um alívio saber que o Rangers continuaria a existir, mesmo com uma ligeira mudança de nome, após a ameaça de ser extinto.
- No primeiro jogo do time na quarta divisão, eu estava aliviado e excitado ao mesmo tempo. Aliviado porque nós ainda éramos o Rangers e seguíamos jogando futebol, e excitado por conta dos desafios que temos à frente.

   De fato, para voltar a ser protagonista na Escócia, o Rangers tem um longo caminho. Se tudo der certo, o time levará, pelo menos, três anos para retornar à elite. Rumores sobre uma manobra política para devolver a equipe à primeira divisão sempre surgem. Cribari crê que o lugar do clube é no topo, mas duvida de um “atalho”.
   O Rangers é como uma família que passou pela falência e agora busca subir degrau por degrau"
Cribari

- É muito importante que o Rangers dispute a primeira divisão. O campeonato perde muita qualidade sem o Rangers. Mas ouvi falar muito pouco de uma possível manobra. Neste momento, não é uma possibilidade real - disse o zagueiro.

   Outra possibilidade estudada é a inclusão do time no Campeonato Inglês. Recentemente, Charles Green afirmou que teria o apoio dos clubes da Terra da Rainha e chegou a provocar o Arsenal, dizendo que o Rangers seria maior que os Gunners.

Rangers (Foto: Site Oficial do Clube)
Torcedores fazem homenagem aos 140 anos do Rangers (Foto: Site Oficial do Clube)

   Desde os tempos áureos dos clássicos com o Celtic, a ida dos dois gigantes escoceses para a Premier League é ventilada. Agora, porém, nem mesmo os torcedores aceitam a ideia. Com o time enfraquecido, talvez eles não suportassem ver a amada equipe sofrendo contra times poderosos como Manchester United, Manchester City e Chelsea.
- No momento, a gente simplesmente não pode competir na Inglaterra. Eu gostaria de ver o Rangers na Premier League, mas só quando voltarmos a ser o que éramos e tivermos capacidade de montar um time de alto calibre – afirmou Ramsay.

O desafio para se reerguer

   No primeiro jogo quarta divisão, eu estava aliviado e excitado ao mesmo tempo"
Davie Ramsay, torcedor

   Se o atual elenco, completamente reformulado e sem os medalhões do passado, está aquém das tradições do Rangers, pelo menos fora de campo o zagueiro Cribari garante que a estrutura segue de primeiro mundo, apesar da crise financeira. Como era de se esperar, a diretoria intensificou as iniciativas de marketing para aproveitar ainda mais a paixão da torcida.
- A parte estrutural continua a mesma. É normal que o clube possa perder alguns patrocinadores, mas o presidente está trabalhando muito e aumentando o potencial financeiro do clube, com iniciativas de marketing. É importante, por causa do apoio da torcida.

   A nova diretoria, porém, ainda não inspira total confiança na torcida, traumatizada pela desastrosa administração anterior. O clube recentemente lançou um programa para que os torcedores comprem ações da entidade, mas o projeto não emplacou.
- O último proprietário foi um charlatão que não pagou ninguém. No início, eu estava preocupado com a nova diretoria, mas agora relaxei um pouco. Ainda assim, prefiro esperar um pouco antes de gastar meu dinheiro com ações – disse Ramsay.

Andrew Little Glasgow Rangers (Foto: Reuters)
Em campo, o Rangers não tem encontrado
dificuldades na quarta divisão (Foto: Reuters)
 
Sem adversários em campo
   Apesar das dificuldades para se reerguer, o Rangers, pelo menos em campo, não vem encontrado oposição. Até o momento, a equipe lidera o campeonato, com 27 pontos em 12 jogos. Ao todo, são oito vitórias, três empates e uma derrota, com 31 gols marcados e nove sofridos.
   Com a situação bem encaminhada para a promoção, o foco da equipe é a Copa da Escócia, a única possibilidade de o Rangers reviver os tempos de glórias e medir forças com os principais times do país. A meta, porém, é mais ambiciosa:
- Nosso objetivo é tentar o título da Copa, o que nos daria a possibilidade de disputar a Liga Europa no ano que vem – revelou Cribari.

   Seria a chance de uma torcida fanática, de um time das divisões menores escocesas, fazer ainda mais loucuras para acompanhar seu time na segunda principal competição continental. Uma recompensa e tanto para a paixão dos fãs.

Torcida Rangers Ibrox Park (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Torcedores do Rangers lotam o Ibrox Stadium (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário