Postagens populares

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Real e City duelam na fase de grupos. PSG e Milan escapam de pedreiras

   Merengues e Citizens caem no Grupo D, que ainda tem Ajax e Borussia Dortmund. Campeão Chelsea enfrentará Shakhtar, Juventus e Nordsjaelland


   A Liga dos Campeões 2012/2013 terá, sim, um "Grupo da Morte". Em sorteio realizado nesta quinta-feira, no Foro Grimaldi de Monaco, Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund caíram em uma só chave: o Grupo D. Curiosamente, todos os quatro times foram campeões nacionais na última temporada e serão, em tese, a grande atração da principal competição da Europa neste semestre.

sorteio UEFA Liga dos Campeões (Foto: AP)
Sorteio da Liga dos Campeões coloca Real Madrid e Manchester City frente a frente (Foto: AP)

   Se o sorteio novamente não foi dos melhores para os Citizens, que já haviam enfrentado o Bayern de Munique, Napoli e Villarreal na última edição - e acabaram eliminados de forma precoce -, o outro "novo milionário" do momento tem motivos para comemorar. O Paris Saint-Germain escapou de pedreiras e está no Grupo A, ao lado de Porto, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb, da Croácia.
   O Milan e Manchester United também saíram satisfeitos. Os italianos jogarão contra o Zenit St. Petersburg, Anderlecht e Málaga pelo Grupo B. No H, os Diabos Vermelhos - também eliminados na primeira fase em 2011 - duelarão contra Braga, Galatasaray e Cluj. O atual campeão Chelsea enfrentará Shakhtar Donetsk, Juventus e o Nordsjaelland, da Dinamarca.

sorteio UEFA Liga dos Campeões (Foto: Reprodução / Site Oficial da UEFA)
Fase de grupos terá início no dia 18 de setembro
(Foto: Reprodução / Site Oficial da UEFA)

   A fase de grupos terá início no dia 18 de setembro e será disputada até o dia 5 de dezembro, com jogos de ida e volta sempre às terças e quartas-feiras. A final acontecerá no dia 25 de maio de 2013, em Wembley, na cidade de Londres, na Inglaterra, por conta de uma homenagem ao 150º aniversário da Federação Inglesa (FA). O lendário estádio foi palco da decisão de 2010/2011, que terminou com vitória do Barcelona sobre o Manchester United, por 3 a 1.
   A distribuição dos potes foi baseada em um coeficiente que calculou o desempenho de cada equipe em competições europeias nos últimos cinco anos. Por isso Manchester City (pote 2) e Paris Saint-Germain (pote 3) correram risco de cair em chaves complicadas, o que acabou ocorrendo no caso dos ingleses.
   Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final e os oito terceiros colocados disputarão primeira fase mata-mata da Liga Europa. De acordo com as regras da Uefa, dois clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo ou se enfrentar até as quartas de final, o que impede o encontro de rivais como Barcelona e Real Madrid, Manchester United e City, e Milan e Juventus, por exemplo.
 
Confira como estão todos os grupos abaixo:
 
Grupo A: Porto, Dínamo de Kiev, Paris Saint-Germain e Dínamo Zagreb (CRO).
 
Grupo B: Arsenal, Schalke, Olympiacos e Montpellier.
 
Grupo C: Milan, Zenit St. Petersburg, Anderlecht e Málaga.
 
Grupo D: Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund.
 
Grupo E: Chelsea, Shakhtar, Juventus e Nordsjaelland (DIN).
 
Grupo F: Bayern de Munique, Valencia, Lille e BATE Borisov (BIE).
 
Grupo G: Barcelona, Benfica, Spartak Moscou e Celtic.
 
Grupo H: Manchester United, Braga, Galatasaray e Cluj (ROM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário