Taiti vence Nova Caledônia e garante vaga na Copa das Confederações
Seleção faz 1 a 0 e leva título inédito na Copa das Nações da Oceania. Na disputa do terceiro lugar, a Nova Zelândia vence Ilhas Salomão
A Nova Caledônia era a principal candidata ao título. Eliminou a Nova Zelândia e chegou à final com a melhor campanha. A edição de 2012 da Copa das Nações da Oceania, porém, não foi para os favoritos. Era o ano da zebra. Na decisão, nada de diferente. O Taiti venceu a Nova Caledônia por 1 a 0 e ficou com a vaga na Copa das Confederações, neste sábado, em Honiara, nas Ilhas Salomão.
Aos 22 anos, Steevy Chong Hue virou o mais novo herói nacional. O jogador marcou o único gol da vitória aos 11 do primeiro tempo. Com a classificação do Taiti, faltam apenas duas vagas para completar os participantes da Copa das Confederações: os campeões da Eurocopa, que está sendo disputada na Ucrânia e na Polônia, e da Copa Africana de Nações, que será realizada ano que vem na África do Sul. As seleções já garantidas são as da Espanha (Copa do Mundo de 2010), Brasil (país-sede), Japão (Copa da Ásia de 2011), México (Copa Ouro da Concacaf de 2011) e Uruguai (Copa América de 2011).
Jogadores levantam o troféu da Copa das Nações da Oceania (Foto: Reprodução Fifa.com)
A participação do Taiti na Copa das Confederações é inédita. Os representantes da Oceania na competição sempre foram ou Austrália ou Nova Zelândia. A seleção taitiana já havia sido vice-campeã do continente três vezes, no entanto, a última ocasião foi há 16 anos.
Na disputa do terceiro lugar, deu Nova Zelândia. A equipe venceu as Ilhas Salomão por 4 a 3, com três gols de Chris Wood e um de Shane Smeltz. Pelo adversário, Himson Teleda e Benjamin Totori, duas vezes, balançaram as redes.
A fase de grupos da Copa das Nações da Oceania valeu como segunda fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Os dois primeiros de cada chave (Nova Zelândia, Taiti, Ilhas Salomão e Nova Caledônia) avançaram para a terceira e última fase das eliminatórias, que serão disputadas entre os dias 7 de setembro de 2012 e 26 de março de 2013.
O vencedor enfrentará o representante da Concacaf na repescagem pela vaga no Mundial do Brasil. Em 2010, a Nova Zelândia eliminou o Bahrein, da Ásia, na repescagem e se classificou para a Copa da África do Sul, onde foi eliminada ainda na primeira fase, mas com a melhor campanha de sua história: invicta após três empates com Eslováquia (1 a 1), Itália (1 a 1) e Paraguai (0 a 0).
Depois da partida e do troféu levantado, jogadores dançam o 'haka' (Foto: Reprodução Fifa.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário