Favoritos comandam a festa
O RESUMO DA RODADA — Em um dia de jogos marcados por muita chuva, Alemanha, Inglaterra, França e México superaram de diferentes formas os seus duelos de oitavas de final e já estão entre as oito melhores seleções da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011.
  Os germânicos deram outra lição de futebol ofensivo ao golear os Estados Unidos por 4 a 0, chegando a seis partidas de invencibilidade diante dos americanos em torneios masculinos da FIFA. Querétaro também recebeu a sensacional vitória da França, que saiu perdendo por dois gols e derrotou a Costa do Marfim por 3 a 2. Os gauleses tiraram da competição o último representante africano e também o artilheiro máximo Souleymane Coulibaly, que voltou a deixar a sua marca.
  Já em Pachuca, a Inglaterra precisou das cobranças de pênaltis para eliminar a Argentina, que nunca havia perdido decisões por penalidades na história do torneio. Quem também não teve facilidade foi o anfitrião México, que só superou o Panamá graças a dois lances de bola parada, um no início e outro no final do jogo.
Resultados
Alemanha 4 x 0 Estados Unidos
Inglaterra 1 x 1 Argentina (4 x 2 nos pênaltis)
França 3 x 2 Costa do Marfim
México 2 x 0 Panamá
O gol do dia
Souleymane Coulibaly (3/1ºT), França 3 x 2 Costa do Marfim

   A jogada começou pela esquerda com Drissa Diarrassouba, que cruzou para a entrada de Jean Kouassi. O atacante dominou a bola e deu um chute que o goleiro Lionnel Mpasi Nzau não conseguiu defender, deixando Coulibaly à vontade para anotar o seu nono gol no torneio. Mesmo sem ser tão bonito, e apesar de não ter adiantado muito, o tento permitiu que o marfinense igualasse o recorde do francês Florent Sinama Pongolle, que atingiu a mesma marca na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2001. Mas isso não é tudo: além de ser o 1.500º gol da história do torneio, foi o segundo mais rápido até agora no México 2011.
Momentos marcantes
Protagonista indesejada
   As quatro partidas disputadas nesta quinta-feira, 30 de junho, foram marcadas por uma intensa chuva que teve ares de protagonista. Para os ingleses, ela trouxe azar, já que Hallam Hope perdeu um gol incrível ao escorregar em campo, enquanto o goleiro Jordan Pickford não conseguiu segurar a bola com firmeza no lance do gol argentino. A chuvarada também complicou a vida da França no tento de Coulibaly e deu trabalho extra aos bandeirinhas em Pachuca — eles tiveram de reforçar a marcação das linhas de cal no intervalo de México e Panamá. No caso dos Estados Unidos, foi a própria campanha que fez água...  
A hora da revanche
   Falando em Pickford, o arqueiro inglês de apenas 17 anos já conhece a tênue linha que separa os heróis dos vilões no mundo do futebol. Depois de tomar contra o Canadá o primeiro gol de goleiro da história de uma competição da FIFA e de falhar no gol americano, o guarda-metas britânico defendeu dois pênaltis contra a Argentina e foi a principal figura da classificação do seu país às quartas de final.
Velozes, furiosos e jovens
   O gol do mexicano Carlos Fierro, anotado aos 103 segundos da partida contra o Panamá, foi o mais rápido da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011 até agora. Mais ou menos na mesma hora, Coulibaly quase superou a marca, anotando o seu aos 140 segundos. Vale lembrar que o inglês Raheem Sterling (16 anos e seis meses) e o alemão Korey Guenter (16 anos e dez meses) destacaram-se como os jogadores mais jovens dos respectivos países a balançarem as redes nesta edição do Mundial Sub-17.
O número
22 — As partidas decididas por pênaltis na história da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. A primeira vez foi pelas quartas de final da edição inaugural, em 1985 — na ocasião a Austrália derrotou a Guiné por 4 a 2. A Nigéria é a seleção que mais vezes enfrentou essa situação, com duas vitórias e duas derrotas.
O que vem por aí (quartas de final)
Domingo, 3 de julho
Uruguai x Uzbequistão (Monterrey, 15h)
Japão x Brasil (Querétaro, 18h)
Segunda-feira, 4 de julho
Alemanha x Inglaterra (Morelia, 15h)
México x França (Pachuca, 18h)