O final de semana teve comemoração em grande estilo do Olympique de Chlef, que festejou o seu primeiro título argelino com uma bela goleada. As atenções agora se voltam para outros dois países do norte africano, Egito e Tunísia, cujas ligas anunciam uma reta final emocionante com os líderes Al Ahly e Espérance duelando rodada a rodada contra os principais rivais. Em Camarões, o Coton Sport manteve o impressionante retrospecto em casa e ficou a uma vitória de erguer a taça novamente.
Argélia: goleada na festa do título   Com a derrota do vice-líder Chabab de Belouizdad no início da semana passada, o Olympique de Chlef conquistou o título inédito sem sequer precisar tocar na bola. A comemoração do novo campeão ficou para o sábado e não poderia ter sido em melhor estilo: goleada por 4 a 0 sobre o USM de Annaba, a 18ª vitória do time na temporada. A briga agora será pela segunda colocação, que vale uma vaga na próxima Liga dos Campeões da África.
O jogo da rodada: Embora o Olympique de Chlef só vá receber o troféu no próximo jogo em casa, contra o USM de Argel, a festa na cidade já foi grande durante e após a vitória deste final de semana. A equipe fez dois gols logo nos primeiros dez minutos de partida para definir o confronto contra o USM de Annaba, que continua correndo risco de rebaixamento.
Nas  manchetes: Chabab de Belouizdad, Entente de Sétif e USM de El Harrach ainda alimentam grandes esperanças de terminar em segundo lugar, mas os três juntos somaram apenas um ponto no final de semana. O Entente perdeu por 3 a 1 do lanterna Bordj Bou Arreridj fora de casa, enquanto o USM de El Harrach sucumbiu diante do Mouloudia de Argel. Já o Chabab empatou em casa com o USM de Argel e agora tem dois pontos de vantagem sobre os dois concorrentes.  
Camarões: a caminho do recorde  O Coton Sport fez cinco gols no final de semana e ficou a uma simples vitória de seu oitavo título nos últimos nove anos. O time da cidade de Garoua bateu o vizinho Scorpion de Bey por 5 a 2 e agora precisa de dois pontos para erguer a taça pela 11ª vez na sua história, o que superaria o recorde de conquistas que o Canon de Yaoundé detém há anos.
O jogo da rodada: O Coton Sport chegou aos 50 pontos na temporada e ampliou para seis meses o período de invencibilidade na liga camaronesa. O time ainda manteve o incrível retrospecto dentro de casa, onde venceu 11 das 12 partidas disputadas e empatou a outra. Já o Scorpion, que nunca havia jogado em Garoua, perdeu pela oitava vez na temporada e ficou a apenas dois pontos da zona de rebaixamento na sua primeira experiência na elite nacional.
Nas manchetes: Campeão em 2009, o Tiko United enfrenta agora a ameaça de descenso, mas a goleada de 4 a 0 sobre o Unisport Bafang levou a equipe para a oitava posição e espantou um pouco o fantasma da segunda divisão. Embora ainda não esteja salvo, o time se encontra à frente de quatro clubes na fuga da última vaga para a segunda divisão.
Tunísia: mais perto do tri  A vantagem de dois pontos que o Espérance manteve ao longo das últimas semanas sobre o arquirrival Étoile Sportive não sofreu qualquer alteração após a rodada do final de semana. Atrasada em função das manifestações ocorridas no país no início do ano, a liga nacional se aproxima agora do seu epílogo com um duelo eletrizante pelo título. O Espérance luta pelo tricampeonato consecutivo para chegar a 11 triunfos nas últimas 14 edições da competição.
O jogo da rodada: Pela 212ª vez na história, o clássico de Túnis opôs Espérance e Club Africain. O líder saiu na frente logo aos 12 segundos de jogo com Oussama Darragi, mas o adversário, comandado pelo ex-técnico do Espérance Faouzi Benzarti, se recuperou do susto inicial e empatou em pênalti cobrado pelo defensor de origem francesa Wissem Ben Yahia. Aos 26 do segundo tempo, Youssef Msakni fez 2 a 1 para os atuais campeões, resultado que a equipe teve de segurar com um homem a menos após a expulsão de Khaled Korbi a dez minutos do fim.
Nas manchetes: Embora a elite tunisiana ainda tenha quatro rodadas pela frente, a segunda divisão já definiu os dois clubes que sobem na próxima temporada. Com uma vaga assegurada pelo US de Monastir, o Étoile de Beni Khalled foi o destaque do final de semana ao empatar com o Jendouba Sports e carimbar o bilhete de volta à primeira divisão após quatro anos de ausência.
Egito: título quase definido
  Após ter liderado a corrida pelo título durante toda a temporada, o Zamalek vacilou nas últimas semanas e acabou cedendo a ponta ao rival Al Ahly. Neste final de semana, a distância entre as duas equipes aumentou para cinco pontos com a vitória do novo líder sobre o terceiro colocado Ismaily por 2 a 1 e a derrota do Zamalek para o Al Masry. Invicto desde o retorno do técnico português Manuel José ao comando do time, o Al Ahly se encaminha agora para a conquista do sétimo título consecutivo, mas antes terá de passar pelo próprio Zamalek no aguardado clássico da próxima quarta-feira.
O jogo da rodada: Multicampeão pelo Al Ahly, o veterano Mohamed Barakat parece ter uma sede de títulos insaciável. Apesar dos constantes problemas de lesão, o meio-campista sempre aparece no momento certo para ajudar o time, como no importante duelo contra o Ismaily, no qual abriu o placar encobrindo o goleiro adversário no primeiro tempo. Mohamed Nagui fez o segundo na etapa final e assegurou três pontos vitais para os atuais campeões.
Nas manchetes: Os torcedores do Zamalek não se esquecerão facilmente do nome do malinês Issiaka Eliassou, cujos dois gols de cabeça deram ao Al Masry a vitória por 2 a 0 sobre os gigantes do Cairo, que agora parecem condenados a passar mais uma temporada à sombra dos arquirrivais. O zagueiro de 25 anos, campeão da Copa da Confederação Africana em 2009 pelo Stade Malien, está causando sensação na cidade de Porto Said, casa do Al Masry.
E o que mais?  O Ethiopian Coffee conquistará o título inédito da liga da Etiópia caso vença o Muger Cement nesta segunda-feira pela última rodada do campeonato.
  Na Nigéria, o Sunshine Stars assumiu o topo da tabela pela primeira vez após a goleada por 4 a 1 sobre o Kaduna United.
  Por fim, em Angola, o surpreendente líder Kabuscorp venceu o segundo colocado Petro Atlético e abriu quatro pontos de vantagem na ponta.