A sétima rodada do Campeonato Brasileiro teve um quê de déjà vu para Flamengo e São Paulo, que experimentaram sensações parecidas com as da última jornada e saíram de campo com os mesmos resultados - ainda que com placares menos elásticos. Os rubro-negros começaram mal a partida contra o América-MG, fora de casa, mas reagiram sob o comando de Ronaldinho Gaúcho e Deivid e deixaram o campo com a vitória, mais uma vez sob aplausos da torcida. Já o Tricolor paulista voltou a ser derrotado, com direito a nova falha clara de Rogério Ceni, sucumbindo diante do Botafogo, no Morumbi.
  Melhor para o Corinthians, que quebrou o embalo do Bahia e bateu os donos da casa no Pituaçu por 1 a 0, assumindo a liderança da competição, com 16 pontos e um jogo a menos que o São Paulo. Outro time embalado a ser surpreendido em casa foi o Vasco, goleado pelo Cruzeiro por 3 a 0 em São Januário. Confira todos os destaques da jornada no giro do FIFA.com.
América-MG 2 x 3 Flamengo
Nova vitória e mais aplausos  Depois de uma boa atuação nos 20 minutos finais da partida contra o Atlético-MG, no último sábado, Ronaldinho voltou a fazer a diferença e, com dois gols, ajudou o Flamengo a vencer o América-MG, de virada, por 3 a 2. Assim como na rodada anterior, o astro e o restante do time chegaram a ser vaiados pela atuação fraca no primeiro tempo, mas se recuperaram a tempo de receber os aplausos da torcida ao fim da partida na Arena do Jacaré. Com a vitória, a equipe da Gávea chega ao G-4, passando a ocupar o terceiro lugar, com 13 pontos.
  Além de garantir a tranquilidade rubro-negra por mais uma semana, os gols de Ronaldinho o levaram ao posto de artilheiro do Campeoanto Brasileiro, com cinco gols.
  "Há menos de uma semana, Ronaldo era alvo de tantas críticas, levou tanta pancada. Agora está todo mundo reconhecendo a importância dele. O futebol é bonito por isso", desabafou Vanderlei Luxemburgo ao fim da partida.
  Além do camisa 10, que abriu o placar com uma bela cobrança de falta no ângulo de Flávio aos 10 minutos do primeiro tempo, Deivid voltou a marcar, depois dos dois gols contra o Galo na rodada passada. Depois que o América empatou e virou com Alessandro (37) e Anderson (45), coube ao camisa 9 deixar tudo igual novamente. Vanderlei mexeu bem no time, lançando Botinelli no lugar do ameaçado Willians, e viu o argentino levar perigo diversas vezes com chutes de longa distância. Mas foi mesmo Ronaldinho quem decidiu: aos 39 minutos, o craque recebeu a bola na intermediária, ajeitou e chutou com precisão, sem defesa para Flávio.
São Paulo 0 x 2 Botafogo
Nova falha, nova derrota  O São Paulo ainda tentava se reerguer em campo depois da goleada sofrida diante do Corinthians quando Rogério Ceni voltou a falhar, dando início à segunda derrota seguida do Tricolor, desta vez por 2 a 0, para o Botafogo, no Morumbi.
"A falha foi minha, foi um erro bobo", reconheceu o goleiro a caminho do vestiário, ao fim do primeiro tempo.
  O goleiro não conseguiu encaixar o bom chute de Elkeson, destaque do Botafogo na partida, e a equipe carioca abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo. Aos sete minutos da etapa final, o jovem zagueiro Luiz Eduardo cometeu pênalti em Maicosuel e Herrera converteu para definir o marcador.
  Sob intensas vaias e xingamentos a Paulo César Carpegiani, o São Paulo fechou a sétima rodada com 15 pontos, conquistados com as cinco vitórias nos primeiros cinco jogos do campeonato. Já os cariocas reforçam sua posição dentro da zona de classificação para a Libertadores.
  A derrota custou ao São Paulo a liderança do campeonato, que foi para as mãos do Corinthians após o 1 a 0 diante do Bahia. Os visitantes conquistaram a vitória graças a um gol salvador de pênalti do zagueiro Chicão, no Estádio de Pituaçu.
Vasco 0 x 3 Cruzero
Goleada põe fim à festa vascaína  Ainda em clima de comemoração pelo título da Copa do Brasil, o Vasco foi dragado de volta à realidade pelo Cruzeiro na noite desta quarta-feira, em São Januário. A equipe cruzmaltina foi surpreendida com a goleada por 3 a 0 diante do Cruzeiro, que pega embalo e conquista a segunda vitória sob o comando de Joel Santana. Leandro Guerreiro, aos oito minutos, Montillo, aos 43, e Roger, aos 46 minutos do segundo tempo marcaram os gols da equipe mineira.
Surpresa catarinense no Olímpico  Em Porto Alegre, o Avaí ignorou a má fase no Campeonato Brasileiro e surpreendeu o Grêmio ao abrir 2 a 0 e criar boas oportunidades de aplicar uma vitória ainda mais larga, mas cedeu o empate aos 48 minutos do segundo tempo. O 2 a 2 desta quarta deixa o time catarinense provisoriamente na lanterna do Brasileirão. Um início de jogo arrasador deixou o Avaí em vantagem: Gustavo Bastos abriu o placar logo aos quatro do primeiro tempo e Robinho ampliou aos seis. Douglas diminuiu para os gaúchos aos 28, minutos antes de ser expulso,e Rafael Marques arrancou o empate aos três minutos de acréscimo.
  Completamente desfigurado, já que suas maiores estrelas defendem a Seleção Brasileira, e ainda em festa pelo título da Copa Libertadores, o Santos foi derrotado pelo Figueirense por 2 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli. Aloísio marcou os dois gols catarinenses, com Rychely descontando para os santistas.