Enquanto Barcelona, Real Madrid e os Manchesters conseguiram mais três pontos no final de semana, o Bayern de Munique e os dois gigantes de Milão tropeçaram antes da data FIFA para os jogos de seleções. Na França, o Paris Saint-Germain venceu o duelo dos líderes contra o Lyon, terceiro colocado, e abriu três pontos de vantagem na primeira colocação.
   O FIFA.com apresenta um resumo dos principais acontecimentos nas cinco mais importantes ligas nacionais da Europa.

Juventus players acknowledge the fans1. O jogo
Juventus x Milan (5ª rodada do Campeonato Italiano)
É verdade que faz muitos anos que a Juventus de Turim não conquista o Scudetto, mas o duelo entre a Velha Senhora e o Milan, atual campeão italiano, continua sendo um dos clássicos mais tradicionais e quentes do país.
   Neste domingo, no novo estádio do alvinegro de Turim, o time da casa esbarrou na falta de pontaria e na forte defesa do Milan até os 35 minutos do segundo tempo, quando finalmente conseguiu o primeiro gol. Para a alegria da torcida local, Claudio Marchisio marcou duas vezes, aos 42 - em bela troca de passes já na entrada da área rival - e aos 45 minutos e garantiu a vitória. A partida terminou muito mal para os rossoneri, que ainda perderam Kevin-Prince Boateng, expulso um minuto antes de o juiz encerrar o duelo.
   A vitória por 2 a 0 fez a Juventus reassumir a liderança ao lado da Udinese, enquanto o atual campeão tem apenas cinco pontos em cinco rodadas e amarga a 15ª colocação.

2. Os times
   
Os dois clubes de Manchester continuam dominando o Campeonato Inglês. No sábado, o United, que não contou com Wayne Rooney, derrotou o Norwich por 2 a 0, mas o City seguiu na cola do vizinho ao golear o Blackburn por 4 a 0. Após sete rodadas, as duas equipes permanecem invictas e empatadas na primeira colocação com 19 pontos, três a mais do que o Chelsea.
   Se vinha em ascensão após a chegada de Claudio Ranieri, a Internazionale sofreu um grande baque ao ser derrotada pelo Napoli por 3 a 0 diante da sua própria torcida. Pior ainda que o rival Mialn, os nerazzurri estão apenas na 17ª colocação na tabela.

3. Os jogadores
   
Na última rodada da Premier League, o técnico português André Villas-Boas havia deixado Frank Lampard no banco de reservas, mas o astro voltou a brilhar. Na quarta-feira, o meio-campista marcou o gol de empate por 1 a 1 contra o Valencia. Na partida seguinte, balançou as redes três vezes na goleada por 5 a 1 contra o Bolton.
 


   O Barcelona, atual campeão espanhol, está com mais um problema de contusão. Cesc Fàbregas, que retornou ao clube recentemente, sofreu um estiramento muscular na coxa direita durante o treinamento no último sábado e ficará afastado dos gramados por pelo menos três semanas. Ele fará companhia no departamento médico a Andrés Iniesta, com um estiramento muscular, a Alexis Sánchez, Ibrahim Afellay e também a Eric Abidal, que saiu machucado na vitória por 1 a 0 sobre o Sporting Gijón. Fábregas também desfalcará a seleção espanhola nas partidas pelas eliminatórias para a Eurocopa 2012 contra República Tcheca e Escócia.
   Há alguns meses, Iñigo Martínez estava na terceira divisão da Espanha, mas ele é agora uma das principais peças do sistema defensivo do Real Sociedad. No final de semana, Martínez coroou a sua ascensão com um gol impressionante contra o Atlético de Bilbao do outro lado do campo. Mais tarde, Xabi Alonso, ex-jogador do Real Sociedad, escreveu o seguinte no seu Twitter: "O gol mais bonito na história do Estádio Anoeta. Um chute perfeito!"

4. Os números   
3 Três dérbis agitaram a rodada na Premier League. O primeiro foi o duelo entre Liverpool e Everton, que terminou em 2 a 0 para a equipe vermelha. No oeste de Londres, o Fulham goleou o Queens Park Rangers por 6 a 0. Por fim, o Tottenham derrotou o Arsenal por 2 a 1 e contribuiu para agravar ainda mais a crise do rival.

18 — Após 18 anos, o Trenkwalder Admira voltou a liderar a Bundesliga austríaca. A equipe comandada pelo técnico Dietmar Kühbauer venceu o Rapid de Viena por 4 a 3 no final de semana e assumiu a ponta também graças à vitória por 3 a 2 do Áustria de Viena contra o Salzburg, que estava na liderança até então.

301 Na vitória por 1 a 0 do Barcelona contra o Gijón, Victor Valdés disputou a sua partida de número 301 no Campeonato Espanhol pelo clube catalão. Com isso, o goleiro igualou o recorde de Andoni Zubizarreta, que hoje atua como diretor esportivo do Barça.

658 Manuel Neuer ultrapassou uma marca alcançada há oito anos na Bundesliga. O jogador da seleção alemã ficou sem levar gols durante 658 minutos e se tornou o quarto goleiro que ficou mais tempo sem buscar a bola no fundo das redes. Apenas dois arqueiros superaram essa marca. O recorde pertence a Timo Hildebrand, que em 2003 passou 884 minutos sem sofrer gols. Oliver Kahn conseguiu duas sequências mais longas do que a de Neuer. Ele ficou 802 minutos sem ver as suas redes balançarem em 2002/03 e 736 minutos em 1998/99.

5. Os momentos
A escuridão também traz esperanças
    Faltavam dois minutos para o apito final em Caen e os donos da casa venciam a partida por 1 a 0 contra o Nice. Foi quando subitamente as luzes do Estádio Michel d'Ornano se apagaram e os 22 jogadores em campo passaram a ser iluminados apelas pela luz do luar. Depois de cerca de meia hora, a iluminação voltou e o jogo pôde prosseguir. Infelizmente para o Caen, o adversário marcou o gol de empate por 1 a 1 nos acréscimos.

Um verdadeiro golaço
    O jogador da seleção da Suíça e do Bayer Leverkusen Eren Derdiyok marcou um gol incrível na partida contra o Wolfsburg. Depois de receber um longo lançamento, o atacante matou a bola com o pé esquerdo e mostrou muita agilidade para chapelar o zagueiro para trás e finalizar com uma belíssima bicicleta. "Foi o gol mais bonito da minha carreira", afirmou o suíço após o jogo.

Swansea mostra força em casa
    O Swansea City não é o primeiro clube galês a disputar a Premier League, mas está mostrando muita força atuando nos seus próprios domínios. Em quatro jogos em casa, a equipe, que subiu para a primeira divisão na última temporada, conseguiu duas vitórias - a última delas neste domingo sobre o Stoke City, por 2 a 0 - e dois empates, além de somar um saldo de cinco gols pró e nenhum contra. Na Premier League, apenas o Manchester City também não levou gols diante da própria torcida.

Clubes da capital desafiam o atual campeão
    Com o empate em 2 a 2 com o Spartak Moscou, o Zenit, atual campeão nacional e da Copa da Rússia, parece estar a caminho de mais um título do Campeonato Russo, para a tristeza dos clubes da capital. CSKA, Dínamo, Lokomotiv e o próprio Spartak precisarão torcer muito por um tropeço do campeão da Copa da UEFA de 2008, que é o líder com dois pontos de vantagem em relação ao CSKA restando quatro rodadas.

Um retorno muito especial
    Na estreia do treinador Huub Stevens, o Schalke venceu o Hamburgo por 2 a 1. A partida teve um significado especial para ele, que havia sido sondado pelo próprio Hamburgo antes de assinar contrato com o clube de Gelsenkirchen.