Nos últimos dias, muitas garrafas de champanhe foram abertas, muitos banhos de cerveja foram dados e muito confete foi jogado para o alto por toda a Europa. No final de semana que se passou, vários clubes sentiram para valer o gosto da vitória na Inglaterra, Itália, França e Alemanha, assim como em Portugal, Escócia e Holanda. Dentre os muitos nomes que se destacaram, os holofotes foram posicionados com força máxima sobre dois célebres técnicos escoceses. O FIFA.com resume os principais acontecimentos dos últimos dias nas ligas mais importantes do Velho Continente.

Premier League: Ferguson vive um sonho
A espera foi muito longa, mas finalmente chegou ao fim. O Manchester United garantiu o seu 19º título inglês com um empate em 1 a 1 com o Blackburn graças a um gol de pênalti de Wayne Rooney na etapa complementar. O vice-campeão Chelsea também não passou de um empate em 2 a 2 com o Newcastle e não pode mais alcançar os Red Devils. O treinador do United, o escocês Alex Ferguson, atingiu o sonhado objetivo de ultrapassar o Liverpool no número de conquistas e transformar o seu clube no recordista em títulos da Inglaterra.
Enquanto isso, na luta por uma vaga direta na Liga dos Campeões da UEFA, o Arsenal teve um sério tropeço. Os Gunners foram derrotados em casa por 2 a 1 pelo Aston Villa e podem ser ultrapassados pelo Manchester City, que enfrenta o Stoke nesta terça-feira. No duelo direto entre os candidatos à quinta vaga, o Tottenham prevaleceu sobre o Liverpool com uma vitória por 2 a 0 na cidade natal dos Beatles. Por fim, o West Ham se tornou o primeiro clube rebaixado ao perder por 3 a 2 do Wigan.
Os três primeiros: Manchester United (77), Chelsea (71), Arsenal (67)
Os três últimos:
Blackpool e Wigan (ambos com 39), West Ham (33)
Artilharia:
Dimitar Berbatov (21), Carlos Tévez (19), Darren Bent e Robin van Persie (ambos com 17)
O número: 36
Ferguson chegou à inacreditável marca de 36 títulos nos 25 anos em que dirige o Manchester United. Nas próximas semanas, o escocês poderá ter mais uma conquista, quando comandará a equipe na final do principal torneio continental da Europa contra o Barcelona.

La Liga: Cristiano Ronaldo rouba a cenaEnquanto o Barcelona, que defendeu com sucesso o título do Campeonato Espanhol, apenas empatou sem gols com o Deportivo La Coruña, o Real Madrid aproveitou para roubar as manchetes dos jornais espanhóis. Os galácticos venceram o Villarreal por 3 a 1 e o superastro português Cristiano Ronaldo balançou as redes duas vezes em duas sensacionais cobranças de falta, aumentando o número de gols do seu clube em grande estilo. O brasileiro Marcelo anotou o outro gol da equipe da capital.
Na penúltima rodada da primeira divisão espanhola, o Valencia garantiu a vaga direta para a Liga dos Campeões da UEFA, enquanto o Submarino Amarelo precisará disputar a fase preliminar do torneio. A uma rodada do término do campeonato, seis clubes estão na briga para permanecer na elite. Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol, o Zaragoza continua na antepenúltima colocação e é o último clube dentro da zona de rebaixamento.
Os três primeiros: Barcelona (93), Real Madrid (89), Valencia (68)
Os três últimos: Zaragoza (42), Hércules (34), Almería (30)
Artilharia: Cristiano Ronaldo (38), Lionel Messi (31), Álvaro Negredo, Giuseppe Rossi, David Villa (todos com 18)
O número: 38 — Cristiano Ronaldo marcou 38 gols na atual temporada, igualando o recorde de Telmo Zarra (1950/51) e Hugo Sánchez (1989/90).

Serie A: Festa do título em MilãoO Milan já havia se sagrado campeão nacional antes mesmo da penúltima rodada do Italiano, mas deu mais um show no seu último jogo da temporada no Estádio San Siro. Com dois gols de Robinho, o clube de Milão goleou o Cagliari por 4 a 1 antes de receber o troféu. Um dos destaques da festa milanista foi uma apresentação do ganês Kevin-Prince Boateng, que dançou com perfeição o famoso passo de dança moonwalk, de Michael Jackson.
A Lazio finalmente colocou fim à série de três derrotas consecutivas ao derrotar o Genoa por 4 a 2, mas continua no quinto lugar. Atualmente na quarta colocação, a Udinese venceu o Chievo por 2 a 0 e manteve a vantagem sobre o clube da capital. Enquanto isso, a Roma foi derrotada por 2 a 1 pelo Catania e a Juventus também foi superada por 1 a 0 pelo Parma. As duas tradicionais equipes se despediram definitivamente do sonho de disputar a Liga dos Campeões da UEFA na próxima temporada. Já o Napoli empatou em 1 a 1 com a Internazionale e já está garantido no torneio continental. Na ponta de baixo da tabela, a Sampdoria foi derrotada por 2 a 1 pelo Palermo e se juntou ao Brescia e Bari, sem chances de sair da zona de rebaixamento.
Os três primeiros: Milan (81), Internazionale (73), Napoli (69)
Os três últimos:
Sampdoria (36), Brescia (31), Bari (21)
Artilharia:
Antonio di Natale (28), Edinson Cavani (26), Samuel Eto’o (21)
O número: 20
O Napoli voltou a se classificar para o mais importante interclubes europeu pela primeira vez em 20 anos. Naquela época, o torneio ainda se chamava Copa dos Campeões da Europa.

Ligue 1: Ameaça do rebaixamento paira sobre metade dos clubesO Lens deu um passo amargo para se tornar o segundo rebaixado do Campeonato Francês. O clube se juntou ao Arles-Avignon ao empatar com o Monaco em 1 a 1. O time do principado, por sua vez, é o antepenúltimo colocado, mas ainda tem esperanças de se salvar, já que a luta contra a degola está muito acirrada. O Toulouse foi derrotado pelo lanterna por 1 a 0, enquanto o Caen também perdeu do Montpellier por 2 a 0 e o Nancy venceu o Nice por 3 a 0. Já o Valenciennes conseguiu um ponto ao empatar em 1 a 1 com o Auxerre.
Enquanto o líder Lille não entrou em campo pela Ligue 1, pois disputou a final da Copa da França em Paris, o segundo colocado Olympique de Marselha tropeçou e permitiu que o Lille respirasse um pouco. O atual campeão apenas empatou em 2 a 2 com o Lorient graças a um gol de André-Pierre Gignac no final da partida. Está bem difícil para o clube do sul da França conquistar o segundo título consecutivo.
Os três primeiros: Lille (69), Olympique de Marselha (66), Lyon (59)
Os três últimos:
Monaco (41), Lens (35), Arles-Avignon (17)
Artilharia: Moussa Sow (21), Kévin Gameiro (20), Youssef El Arabi (17)
O número: 10
Faltando duas rodadas para o fim do campeonato, dez clubes ainda estão ameaçados pelo rebaixamento. Até mesmo Montpellier (9º), Auxerre (10º) e Bordeaux (11º) têm chances matemáticas de caírem para a segunda divisão.

Bundesliga: Grandes emoções em DortmundUma grande festa para comemorar o título de um lado, lágrimas amargas do outro. Após a vitória em casa por 3 a 1 do novo campeão alemão sobre o Frankfurt, houve um grande contraste entre a alegria e a tristeza. O Borussia Dortmund levantou a salva de prata, enquanto ficou confirmado que o seu adversário do dia não pode mais escapar da degola, embora tenha chegado a ser o sétimo colocado no primeiro turno.
Junto com o tradicional clube de Frankfurt, o St. Pauli também volta à segunda divisão após apenas um ano na primeira. O Borussia Mönchengladbach enfrentará o Bochum, terceiro colocado da segunda divisão, em repescagem para decidir quem disputa a Bundesliga no ano que vem. Enquanto isso, o Hertha Berlim retorna à elite do futebol germânico, juntamente com o Augsburg.
Graças a uma vitória por 1 a 0 sobre o Freiburg, o Bayer Leverkusen garantiu a segunda colocação do Campeonato Alemão na última rodada e, com isso, a vaga direta na Liga dos Campeões da UEFA. O Bayern de Munique havia passado por um verdadeiro sufoco nas últimas rodadas, mas também garantiu, com uma vitória por 2 a 1 contra o Stuttgart, a sua classificação para o principal torneio continental da Europa. O quarto e o quinto colocados, Hannover e Mainz, foram as surpresas da temporada e ficaram com as vagas para a Liga Europa da UEFA. Para completar, ao menos um troféu foi para o recordista em títulos da Alemanha: Mario Gomez foi o artilheiro do campeonato com 28 gols.
Os três primeiros: Borussia Dortmund (75), Bayer Leverkusen (68), Bayern de Munique (65)
Os três últimos: Borussia Mönchengladbach (36), Eintracht Frankfurt (34), St. Pauli (29)
Artilharia: Mario Gomez (28), Papiss Cissé (22), Milivoje Novakovic (17)
O número: 13.057.899 — É o total de espectadores que compareceram aos jogos da 48ª edição da Bundesliga, estabelecendo um novo recorde de público no torneio.

E o que mais?
Em Portugal, o Porto já havia garantido o título há algumas rodadas, mas o clube conseguiu o feito de terminar a temporada sem derrota. O finalista da Liga Europa venceu o Marítimo por 2 a 0 e igualou o feito do Benfica, que em 1973, com Eusébio em campo, se sagrou campeão invicto.
Enquanto isso, na Escócia, o Rangers venceu o Kilmarnock por 5 a 1 e garantiu o 54º título de campeão nacional da sua história. Foi uma grande festa para o célebre técnico Walter Smith, que se despediu dos bancos de reserva.
A Holanda também teve um final muito emocionante. Justamente na última rodada, os dois clubes que brigavam pelo título ficaram frente a frente. No final, o Ajax derrotou o Twente, até então na liderança, por 3 a 1 para se sagrar campeão, feito que não alcançava desde 2004.
 





Triunfos históricos nas Copas da França e da Inglaterra
Manchester City e Lille não conquistaram o campeonato nacional no fim de semana, mas também tiveram bons motivos para comemorar. Ambos os clubes ficaram com os títulos das copas dos seus respectivos países.
Os Citizens conseguiram a vitória por 1 a 0 sobre o Stoke na final da Copa da Inglaterra graças a um gol de Yaya Touré e voltaram a conquistar um título após 35 anos na fila.
Já o Lille também derrotou por 1 a 0 o Paris Saint-Germain na decisão da Copa da França. O autor do gol da vitória, já no final da partida, foi Ludovic Obraniak. O clube não vencia a competição desde 1955.