Postagens populares

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espanha e França se reencontram
em jogo decisivo para missão 2014

   Após derrota em 2006, Fúria muda e ganha status de seleção a ser batida. Partida é fundamental nas pretensões por vaga direta. Veja demais duelos


   Quando perdeu para a França por 3 a 1 em junho de 2006, pelas oitavas de final da Copa da Alemanha, a Espanha dava fim a uma era de insucessos e iniciava um tempo de glórias. Desde então, conquistou os três torneios mais importantes que disputou: o Mundial de 2010, na África do Sul, e duas Eurocopas, de 2008 e 2012. Os Bleus cruzaram o caminho da Fúria três vezes neste período. Perderam todas. Nesta terça, as duas seleções voltam a se enfrentar, agora pelo Grupo I das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014. O duelo será transmitido ao vivo pelo SporTV às 16h (de Brasília).

Vicente del Bosque na coletiva da seleção da Espanha (Foto: AFP)
Equipe de Vicente del Bosque vem de três vitórias sobre a França (Foto: AFP)

   Não é exagero dizer que o duelo é uma espécie de final antecipada. Espanhóis e franceses lideram a chave lado a lado, com seis pontos, e como Finlândia, Geórgia e Bielorrússia (estes dois últimos se enfrentam no outro duelo do grupo) não representam uma real ameaça, ambos devem concentrar a briga até o fim. Só que apenas uma seleção avança direto para o Brasil, enquanto a outra vai precisar passar pela repescagem.


  Cabeça de chave, detentora do atual título mundial e atuando em Madri, no Vicente Calderón, a Espanha vai a campo como franco favorita. Foi com este panorama que a Fúria tirou a França de seu caminho na vitoriosa campanha da última Euro, ao superar os rivais por 2 a 0, nas quartas de final, com gols de Xabi Alonso (veja no vídeo ao lado). Antes disso, venceu dois amistosos em 2010 e 2008 por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.
   A última oportunidade na qual a França saiu por cima foi justamente naquele 27 de junho de 2006. Com gols de Ribéry, Vieira e Zidane - David Villa descontou -, os Bleus avançaram às quartas, quando enfrentaram o Brasil, antes de bater Portugal na semifinal e perder nos pênaltis para a Itália na decisão do Mundial.
   Para inverter esta freguesia recente, o técnico Didier Deschamps, que vem de derrota dentro de casa em amistoso contra o Japão, tem alguns problemas. Abou Diaby e Rio Mavuba estão contundidos, enquanto Clément Chantôme tornou-se dúvida após ter saído de campo na última sexta com uma lesão na virilha. Para piorar, Karim Benzema ainda precisa apresentar uma atuação convincente na seleção. Em 53 partidas, o atacante do Real Madrid marcou apenas 15 gols, média inferior a 0,3 por jogo.

Ribery no treino da França (Foto: Reuters)
Ribéry lidera a França contra a Espanha nesta terça-feira (Foto: Reuters)

   Do lado dos espanhóis, invictos nas eliminatórias para a Copa desde 1993, quando perderam para a Dinamarca, Vicente del Bosque não terá a dupla de zaga do Barcelona Piqué e Puyol - ambos no departamento médico. Além disso, Sergio Ramos não treinou neste domingo e é dúvida. Um improvisado Sergio Busquets e Raul Albiol seriam as outras opções para o setor.
   Na frente, a tendência é que Fàbregas seja mantido como um "falso nove", enquanto Iniesta, fora da goleada por 4 a 0 da última sexta-feira sobre a Bielorrússia, deve voltar ao time.
 
Confira as prováveis escalações:

Espanha: Casillas; Arbeloa, Raul Albiol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xavi, Busquets e Xabi Alonso; Iniesta, Pedro e Fàbregas.

França: Lloris; Debuchy, Koscielny, Sakho e Evra; Sissoko, Cabaye e Matuidi; Menez, Benzema e Ribéry.
 
Grupo A
   Mas nem só de Espanha x França vive a rodada das eliminatórias europeias. Outros bons jogos vão movimentar a terça-feira nos gramados do Velho Continente. Seleção que andou sumida mas promete para 2014, a Bélgica, líder da chave, encara a vice-lanterna Escócia. Destaque ainda para Croácia e Sérvia, que estão na briga pelo topo e pegam, respectivamente, País de Gales e Macedônia.
 
Grupo B

Mario Balotelli desembarque Itália trem (Foto: AFP)
Mario Balotelli tem tudo para voltar à seleção italiana no duelo contra a Dinamarca (Foto: AFP)

   Líder da chave, a Itália recebe a vice-lanterna Dinamarca no Giuseppe Meazza com a provável volta de Mario Balotelli. O atacante perdeu as primeiras rodadas da disputa por conta de uma operação na vista e, em seguida, uma gripe, mas treinou nos dois últimos dias e faz parte dos planos do técnico Cesare Prandelli para formar dupla de ataque com Osvaldo. Já o goleiro Buffon sofreu um estiramento leve na coxa, foi vetado e dará lugar a De Sanctis na meta italiana.
    Aparecem, na cola da Itália, as seleções da Bulgária, segunda colocada, e República Tcheca, terceira. As duas equipes se enfrentam também nesta terça-feira, em duelo no qual o vencedor garante, ao menos, um lugar provisório na zona de repescagem para o Mundial de 2014.

Grupo C

Miroslav Klose no treino da Alemanha (Foto: AFP)
Klose reforça o ataque alemão (Foto: AFP)

   Outro duelo que promete agitar a rodada será Alemanha x Suécia, no Estádio Olímpico de Berlim. Na briga de líder contra vice, o time de Joachim Löw entra em vantagem, após ter conquistado três vitórias nos três jogos disputados até o momento, sendo o último deles uma goleada por 6 a 1 diante da Irlanda fora de casa - gols de Reus (2), Kroos (2), Özil e Klose, enquanto Keogh descontou já no fim.
   Embora Lahm volte de suspensão nesta terça-feira, os alemães devem perder o volante Khedira, que deixou o duelo contra a Irlanda no intervalo com uma lesão na panturrilha. Com isso, Kroos deve ganhar um lugar entre os 11. De resto, Miroslav Klose, Thomas Müller, Mesut Özil e Marco Reus devem ser mantidos na linha de frente. Ilhas Faroe x Irlanda e Austria x Cazaquistão fazem os outros confrontos da chave.

Ibrahimovic no treino da Suécia (Foto: EFE)
  Atacante Ibrahimovic é a esperança sueca na campanha rumo a 2014 (Foto: EFE)
 
Grupos D e E
    Romênia e Holanda fazem em Bucareste o confronto dos líderes do Grupo D. Com campanhas irretocáveis até o momento, com nove pontos e 100% de aproveitamento, brigam pela vaga direta ao Mundial. Logo atrás vêm Hungria, com seis, e Turquia, três. As duas seleções duelam também na terça, assim como os lanternas Estônia e Andorra.
   No Grupo E, a Suíça visita a Islândia em outro duelo de líderes nesta terça-feira, embora tenha um ponto de vantagem em relação aos adversários. Em seguida na tabela de classificação, aparece a Noruega, adversária do lanterna Chipre - Albânia x Eslovênia é o outro confronto da chave.
 
Grupos F e G
   Após ser derrotado pela Rússia e ver os rivais se isolarem na liderança do Grupo F, Portugal volta a campo nesta terça para encarar a Irlanda do Norte, no Estádio do Dragão. Com Cristiano Ronaldo, o técnico Paulo Bento não vai contar com Fábio Coentrão, que deve dar lugar a Miguel Lopes. Já o compromisso da Rússia será dentro de casa contra o vice-lanterna Azerbaijão, enquanto Israel x Luxemburgo completam a rodada.

Cristiano Ronaldo no treino da seleção de Portugal (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo tem a missão de levar Portugal ao Brasil em 2014 (Foto: EFE)

   No Grupo G, o mais embolado das eliminatórias europeias com tem três seleções empatadas na ponta, a Bósnia-Herzegovina, na frente das demais por conta do saldo de gols, é quem está em melhor condição, já que recebe a Lituânia, quarta colocada. Eslováquia e Grécia fazem um confronto direto na briga pela liderança.
 
Grupo H
   Com os desfalques de Walcott, Lampard e Bertrand, a Inglaterra visita a Polônia, apostando em Rooney, capitão da equipe na goleada por 5 a 0 sobre San Marino, e na volta de Gerrard. O English Team lidera a disputa, com sete pontos, seguido de perto pela seleção de Montenegro, que tem um jogo a menos e visita a Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário