Espanhol dá largada e pode ser o fiel da balança na briga pela Bola de Ouro
Torneio começa neste sábado e, entre as diversas atrações, pode definir o melhor do mundo: Messi, Cristiano Ronaldo, Casillas, Iniesta e Xavi duelam
O duelo entre Celta e Málaga neste sábado às 14h (de Brasília) pode não ter muito apelo deste lado do Atlântico, mas é de um simbolismo relativamente grande. Primeiro porque marca a abertura de mais uma edição do Campeonato Espanhol, o que, por si só, é uma atração e tanto, já que envolve os 20 times da elite do futebol agora bicampeão da Europa - sem mencionar o Mundial de 2010. A rivalidade entre Real e Barcelona merece uma menção à parte. Além disso, a primeira metade da competição tem tudo para servir como fiel da balança a uma disputa que já está em curso: a corrida pela Bola de Ouro da Fifa.
Merengues
Casillas e Cristiano Ronaldo encaram os catalães Messi, Iniesta e Xavi
no campeonato que começa neste sábado: briga pode valer também Bola de
Ouro (Foto: Editoria de arte)
Na briga pelo prêmio de melhor jogador de 2012, é justo citar jogadores como Pirlo (do Juventus) e Drogba (campeão europeu com o Chelsea e agora no Shanghai Shenhua, da China), mas a tendência é que o vencedor saia mesmo da Espanha, a menos que um fenômeno apareça nos próximos meses. Citados como favoritos pela imprensa europeia, Messi, Cristiano Ronaldo, Casillas, Iniesta e Xavi estão num duelo aberto, e boas atuações na primeira metade do campeonato devem ser consideradas antes da decisão final.
- Acredito que até agora a briga pela Bola de Ouro esteja mais entre o Messi e o Cristiano Ronaldo. Pessoalmente, eu gostaria que o Casillas vencesse, por conta das suas boas atuações, principalmente na Eurocopa. O Iniesta também pode brigar - avaliou o jornalista Yon Cuezva, do diário “Marca”.
Espanhóis x Messi x CR7
Messi foi peça importante do Barcelona na
conquista da Copa do Rei (Foto: AP)
conquista da Copa do Rei (Foto: AP)
Considerado o melhor do mundo nos últimos três anos, Messi chega à metade final da briga pelo inédito tetra (o que o tornaria o primeiro atleta a atingir tal feito) sem títulos de peso, como Campeonato Espanhol ou Liga dos Campeões, mas com a credencial de quem fez 73 gols e deu 28 assistências na temporada passada com a camisa catalã e ainda faturou a Copa do Rei.
- O Messi teve um ano espetacular. O Barcelona ganhou títulos, e ele marcou muitos gols e deu muitas assistências. O Real Madrid venceu o Campeonato Espanhol com um Cristiano Ronaldo muito decisivo, mas não como Messi - analisou o jornalista Gerard Romero Galindo, da rádio catalã “Rac1”.
Dos três duelos entre Real e Barça no ano (um empate e uma vitória para cada lado em duelos pelo Espanhol e Copa do Rei), Messi e Cristiano Ronaldo tiveram atuações sem o brilho de sempre, com um gol e uma assistência para cada na soma total. O grande trunfo do português foi o título nacional - além das boas atuações na Eurocopa, competição que levou a seleção de Portugal às semifinais.
Iniesta e Casillas foram campeões lado a lado na Eurocopa (Foto: EFE)
Xavi também participou da vitoriosa campanha da
última Eurocopa (Foto: Agência Getty Images)
última Eurocopa (Foto: Agência Getty Images)
E é justamente a competição continental que credencia à briga o trio Casillas, Iniesta e Xavi - este último chega até aqui em desvantagem, uma vez que perdeu parte da temporada por conta de uma lesão na panturrilha. Tudo bem que o goleiro já vinha se destacando durante a campanha que culminou com o título nacional, mas seu desempenho durante o bicampeonato europeu certamente ajudou. O mesmo vale para Iniesta, considerado o melhor jogador da competição continental e que, ao lado de Xavi, conta com o apoio do “rival” Messi.
- Eu adoraria que (o vencedor da Bola de Ouro) fosse um dos meus companheiros de Barcelona, tanto Xavi como o Iniesta, que há muito tempo vêm ganhando coisas importantes, como a Copa do Mundo e a Eurocopa pela Espanha. Cristiano Ronaldo também é um grande jogador e se tem falado do Casillas. Mas, por amizade, eu gostaria pessoalmente que desse Xavi ou Iniesta - falou Messi, em entrevista recente ao diário “Olé”.
Jornalistas: Real entra como favorito
Na busca pela Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo vai defender um título espanhol pela primeira vez desde que chegou ao Real Madrid, em 2009 - e o mesmo vale para José Mourinho. Com a manutenção da base vencedora da última edição da competição, o time merengue começa sua jornada contra o Valencia, no próximo domingo, no Santiago Bernabéu, com pinta de favorito, conforme acreditam os jornalistas locais.
Cristiano Ronaldo acabou com jejum de três anos do Real no Campeonato Espanhol (Foto: Agência Reuters)
- Acredito que o Real Madrid sai na frente do Barcelona neste início de temporada. Eles mantiveram a base campeã e seguem com o mesmo treinador da temporada pasada, diferentemente do Barcelona. Não mudou quase nada - salientou Cuezva.
Com a missão de retomar o predomínio local, o Barcelona, que vinha de um tricampeonato, também debuta dentro de casa, só que contra o Real Sociedad. Diferentemente dos rivais, o clube catalão tem suas mudanças, sendo a principal delas no comando técnico. Guardiola saiu de cena e abriu espaço para Tito Vilanova. Dentro do time, a novidade é a presença de Jordi Alba, ex-Valencia, na lateral-esquerda.
- Acho que o Real Madrid chega com um pouco de vantagem por ser o atual campeão, mas o Barcelona de Messi quer voltar a vencer a liga para voltar a estar à frente do Real - disse Galindo.
A vida sem Real e Barça
Além dos dois gigantes, seria injusto ignorar os outros 18 clubes que formam a liga do lugar da moda no futebol. E os resultados estão aí para mostrar a força ibérica. A semifinal da última Liga Europa, por exemplo, contou com três times do país: Valencia, Athletic Bilbao e Atlético de Madri (este último sagrou-se campeão). Ainda assim, a vida dos "clubes normais" não será fácil
Bielsa comanda o Bilbao (Foto: Getty Images)
- Penso que não há outro clube que possa brigar com o Real Madrid ou o Barcelona na Liga Espanhola. Acredito até que qualquer outro clube, seja Bayern, Chelsea, United, Arsenal ou Milan, se jogassem na Liga Espanhola, também não poderiam disputar com Madrid e Barça em uma competição longa. Para mim, o único time que pode chegar perto é o Atlético de Madri. Com a mentalidade de Diego Simeone, pode ser o terceiro na classificação, pois vem mais forte que o restante - avaliou Pablo San Román, jornalista da agência "AFP".
Quinto colocado na última edição do torneio, o Atlético de Madrid tem como grande trunfo a manutenção do atacante Falcao García, artilheiro da última Liga Europa, conquistada pelo clube de Madrid. Além disso, o clube apostou em outra "cria" do Porto: o uruguaio Cristian Rodríguez.
Uma das sensações da última temporada, o Athletic Bilbao, vice-campeão da Liga Europa e da Copa do Rei, começa o Espanhol com alguns problemas. O presidente do clube, Josu Urrutia, já anunciou que o atacante Fernando Llorente, um dos destaques da equipe, vai deixar o time - mesmo destino que deve ter Javi Martinez, próximo do Bayern de Munique.
Enquanto isso, o Valencia está de técnico novo: Mauricio Pellegrino, ex-auxiliar de Rafa Benítez. O clube do brasileiro Jonas também fez uma aposta no mercado sul-americano ao trazer o atacante paraguaio Haedo Valdez, que estava no Hércules.
Na Liga dos Campeões, o Málaga é outra equipe que sofre com as perdas. Salomón Rondon e Santiago Cazorla já deram adeus, e o clube pode perder ainda mais gente até o fim de agosto, quando encerra-se a janela de transferências.
Domínio merengue
Defensor do título, o Real Madrid é o maior campeão da Espanha, com 32 conquistas. Logo atrás aparece o Barcelona, dono de 21 canecos nacionais. Atlético de Madrid (9), Bilbao (8) e Valencia (6) - este, inclusive, foi o último a quebrar o domínio Real/Barca após vencer a edição 2003/04 - aparecem em seguida na lista.
Os jogos da primeira rodada do Espanhol(Horários de Brasília)
Sábado
Celta x Málaga (14h)
Sevilla x Getafe (16h)
Mallorca x Espanyol (18h)
Domingo
Athletic Bilbao x Bétis (14h)
Real Madrid x Valencia (14h)
Barcelona x Real Sociedad (16h)
Levante x Atlético de Madri (18h)
Segunda
La Coruña x Osasuna (12h)
Rayo Vallecano x Granada (16h)
Zaragoza x Valladolid (18h)







Nenhum comentário:
Postar um comentário