Postagens populares

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Neymar é finalista de Prêmio Puskas e ainda concorre para seleção do ano

   Craque do Santos entra na lista dos 15 melhores atacantes de 2012 e vai tentar bi de gol mais bonito na eleição da Fifa contra Falcao García e Stoch

Por Márcio Iannacca e Marcelo Baltar São Paulo

 
   O Brasil tem apenas um representante na lista de 15 atacantes que concorrem para a seleção do ano da Fifa: Neymar. O craque do Santos disputará uma das três vagas com nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Falcao García. O camisa 11 tentará ainda o bi do prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito de 2012: o atleta é finalista com o golaço que marcou contra o Internacional, o segundo na vitória por 3 a 1, pela Taça Libertadores, no dia 7 de março.
   Os anúncios foram feitos na manhã desta quinta-feira pela Fifa, durante evento em São Paulo. Os 15 concorrentes para o ataque da seleção do ano são:

Sergio Agüero (Manchester City),
Mario Balotelli (Manchester City),
Karim Benzema (Real Madrid),
Edinson Cavani (Napoli),
Cristiano Ronaldo (Real Madrid),
Drogba (Chelsea e Shanghai Shenhua),
Samuel Eto'o (Anzhi),
Falcao García (Atlético de Madri),
Mario Gómez (Bayern de Munique),
Zlatan Ibrahimovic (Milan e Paris Saint-Germain),
Lionel Messi (Barcelona),
Neymar (Santos),
Robin van Persie (Arsenal e Manchester United),
Wayne Rooney (Manchester United) e
Luis Suárez (Liverpool).

- A lista está completa. Acho que não falta nenhum nome do cenário mundial nessa lista onde os próprios jogadores votam para eleger seu melhor time. É uma lista justa. Temos o nosso representante - disse Ronaldo Fenômeno, um dos responsáveis por anunciar a relação.

   A eleição é feita em parceria da Fifa com a FifPro, o sindicato mundial dos jogadores, com mais de 60 mil participantes. Nas últimas semanas, a Fifa divulgou também os candidatos nas outras posições. A seleção do ano será revelado no dia 7 de janeiro, em Zurique, durante a Festa de Gala que anunciará ainda o vencedor da Bola de Ouro como melhor do mundo em 2012.
 
Prêmio Puskas: Messi fora
   Vencedor de 2011 com o golaço que fez pelo Santos contra o Flamengo, Neymar não terá Messi como rival neste ano, já que o craque do Barcelona acabou fora da lista final divulgada nesta quinta.
   Os rivais de Neymar serão Falcao García (no amistoso entre Atlético de Madri contra o América de Cali) e Miroslav Stoch (pelo Fenerbahçe contra o Genclerbirligi).
- São os gols mais bonitos da temporada. O Neymar já ganhou no ano passado com o melhor gol. Esse ano está na disputa de novo. É bom para o futebol brasileiro e mundial esse tipo de prêmio. Ele premia os mais ousados e com o talento de fazer gols maravilhosos. Qualquer um que vença será merecedor - concluiu Ronaldo.

ronaldo jerome valcke joseph blatter bola de ouro (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Ronaldo, Valcke e Blatter participam do anúncio dos melhores do mundo (Foto: Marcelo Baltar)

Fifa divulga lista de inscritos para o Mundial, e Chelsea vai com Piazon

   Entidade máxima do futebol libera relação de todos os sete clubes, e clube inglês é a grande novidade. Lesionados, Terry e Lampard vão para o Japão

Lucas Piazon na partida do Chelsea (Foto: Getty Images)
Lucas Piazon é relacionado por Benítez para o
Mundial de Clubes do Japão (Foto: Getty Images)

   A Fifa divulgou nesta quinta-feira a lista dos jogadores inscritos para o Mundial de Clubes, em dezembro. A grande novidade é o Chelsea, que ainda não tinha divulgado a relação de atletas para o Japão, com John Terry e Frank Lampard, jogadores que vem marcando presença no departamento médico da equipe inglesa nas últimas semanas.
   Além disso, os brasileiros Oscar, Ramires, David Luiz e Lucas Piazon estão entre os 23 escolhidos por Rafa Benítez, que assunmiu o clube há uma semana no lugar do demitido Roberto Di Matteo, para a disputa.
Terry não joga há quase 20 dias, desde o jogo com o Liverpool, em duelo no qual voltava de suspensão e marcou o único gol do Chelsea no empate em 1 a 1. Ele sofreu um problema no joelho em choque com Luis Suárez e, desde então, está fora da equipe.Já Lampard está no estaleiro desde o dia 23 de outubro, quando enfrentou o Shakhtar, na Ucrânia, por conta de uma lesão na coxa.
   Já o Corinthians havia anunciado a relação na última segunda-feira a lista dos 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes. A surpresa da relação é a ausência do peruano Ramírez. O zagueiro Felipe e o meia Giovanni, pouco aproveitados ao longo da temporada, estão inscritos.
   O torneio começa no próximo dia 6, em duelo pelos playoffs, entre o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês, e o Auckland City, representante da Oceania. O vencedor deste confronto poderá enfrentar o Corinthians na semifinal, desde que passe pelo Al Ahly, do Egito, nas quartas.
   O Chelsea está do outro lado da chave e encara o vencedor de Monterrey, do México, e Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. O Timão estreia em 12 de dezembro, em Toyota, enquanto o time inglês vai a campo no dia seguinte, em Yokohama.

Info_MUNDIAL-CLUBES-FIFA_Equipes_2 (Foto: infoesporte)
Confira os jogadores relacionados para o Mundial de Clubes da Fifa 2012, no Japão

O fim da era Beckham: astro encerra jornada nos EUA com saldo positivo

   Contratado para revolucionar o futebol local, meia inglês se despede de uma MLS diferente da encontrada em 2007. Veja as mudanças ocorridas na liga


   A era Beckham na Major League Soccer chega a seu ponto final. Contratado para mudar a cara do futebol nos Estados Unidos em 2007, o astro inglês anunciou que vai deixar o Los Angeles Galaxy ao término desta temporada, e a final - em jogo único - da liga americana, às 19h30m (de Brasília), contra o Houston Dynamo, neste sábado, em Los Angeles, vai formalizar esse adeus. Não é possível quantificar o valor de um título nacional, mas a importância do meia para o velho esporte bretão na Terra do Tio Sam pode ser, até certo ponto, medida. O saldo que fica é uma MLS pré-Beckham e outra pós-Beckham, assim como já acontecera com Pelé quatro décadas atrás na NASL, precursora da Major League Soccer.

Beckham Los Angeles Galaxy (Foto: Getty Images)
Beckham vai dar seu adeus ao Los Angeles Galaxy neste sábado, na final da MLS (Foto: Getty Images)

- A vinda de David Beckham à MLS pode ser vista por alguns como um dos mais importantes momentos do futebol neste país e talvez na história do esporte profissional - disse, ainda em 2007, na chegada de Beckham, o comissário da MLS, Don Garber, uma espécie de diretor da liga americana.

   Uma análise nos números atuais mostra que talvez Garber tenha exagerado ao imaginar que a chegada de Beckham iria mudar a história do esporte nos Estados Unidos. Mas, se não é para tanto, o fato é que o futebol cresceu consideravelmente no país ao longo desse período. Basta ver dados do que aumentou: salário de jogadores, média de público, números de equipes, quantidade de atletas de renome ... Até as regras sofreram alguns reajustes para se enquadrarem ao novo perfil que a liga buscava.

O legado de Beckham na MLS, por jornalistas e companheiros
Leander Schaerlaeckens, jornalista do canal “Fox”, dos EUA.

"O Beckham deixa a liga muito melhor do que a que ele encontrou em sua chegada. Muito mais gente sabe da MLS, não apenas nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo. Isso acontece principalmente por conta dele. Muitos americanos gostam de futebol. Muitos deles sempre tiveram isso, antes mesmo da existência da MLS. Mas acho que o Beckham ajudou a tornar mais fãs de futebol fãs da MLS e não apenas fãs da Premier League e dos outros torneios europeus. Os salários mais que dobraram, sete times chegaram e o nível de jogo melhorou visivelmente. A presença de público está maior. A liga está florescendo.'
Grant Wahl, jornalista da revista americana “Sports Illustrated”

"A MLS tem seis times a mais do que tinha em 2007 e tem planos de colocar mais um time na cidade de Nova Iorque em breve. Surgiram novos estádios de futebol em locais como Kansas City, Houston e Filadélfia. A qualidade do futebol evoluiu. As coisas estão movendo numa direção positiva. O Beckham ajudou, mas ele dificilmente é a única razão para a liga ter melhorado."
Juninho, meio-campista do Galaxy

"O clube vive muito em função dele, muita coisa mudou, e hoje temos jogadores de renome como Donovan e Robbie Keane. Ele revolucionou um pouco o futebol daqui. Antes, não tinha nada disso. Com ele, a liga cresceu."
Graham Parker, escritor especialista no futebol do país do jornal “The Guardian”.
O jogo na América se transformou durante o período de Beckham aqui. A cultura de torcedores, a infraestrutura, a cobertura de televisão, o financiamento para a construção de elencos. Tudo mudou em relação a 2007. Apenas esse último aspecto poderia ser atribuído diretamente para o Beckham, no entanto, com a regra do 'Jogador Designado', permitindo uma exceção para ser introduzido aos salários da liga, para acomodar os grandes salários. Isso marcou o início de uma era de contratações semelhantes, incluindo Thierry Henry e Robbie Keane.

 Maiores salários com Beckham
MLS 2007 MLS 2012
13 times 19 times
371 jogadores 554 jogadores
Média de salário anual: $104 mil por jogador Média de salário anual: $156 mil por jogador
Média de 15,5 mil torcedores por partida Média de 18,8 mil torcedores por partida
Valor para investir em um clube: $ 10 milhões Valor para investir em um clube: $ 100 milhões
Alguns astros que chegaram na liga durante o período: Henry, Robbie Keane, Rafa Márquez, Cahill e Nesta.

   Para fazer esse balanço, é preciso voltar a 2006, quando a MLS criou a "Designated Player Law" (Lei do Jogador Designado, numa tradução literal), também apelidada de Lei Beckham. Explica-se. Como a liga do país adota um teto salarial, foi preciso abrir uma brecha para que atletas com vencimentos altos pudessem jogar por lá (na época, o valor era de US$ 400 mil anuais - R$ 860 mil na cotação de 2006 -, embora a regra tenha sofrido alterações ao longo dos anos e hoje, por exemplo, aceite até três jogadores designados em cada time, ou seja, com salários acima do teto), abrindo as portas para astros como o atacante francês Henry, o zagueiro mexicano Rafa Márquez e justamente Beckham, o primeiro de todos e, por isso, o apelido da regulamentação.
   Este foi um primeiro passo para as mudanças financeiras que estavam por vir. Na temporada de chegada do inglês à MLS, havia 371 jogadores registrados no torneio. Somados - e isso inclui Beckham -, eles tinham uma folha salarial de aproximadamente US$ 38,5 milhões por temporada (pouco menos de R$ 73 milhões na cotação da época), média de cerca de US$ 104 mil anuais (R$ 197,5) - com bônus e premiações, esse valor cresce em US$ 10 mil (R$ 19 mil).

   Ao fim da era Beckham, tais números registram um crescimento considerável. Com 554 jogadores inscritos, o salário anual de todos eles juntos sobe para US$ 86,5 milhões (R$ 181 nos valores atuais), mais que o dobro do registrado em 2007. Também é verdade que o número de atletas cresceu. Ainda assim, a média tem uma alta considerável, indo para US$ 156 mil (R$ 326 mil na cotação de hoje) por temporada - US$ 179 mil (R$ 374 mil), com bônus e premiações. A razão para tal mudança? Muitos colocam a “culpa” em Beckham, ao explicar o legado deixado pelo astro nos Estados Unidos.

beckham los angeles galaxy (Foto: Getty Images)
Da esquerda para a direita, o meia na apresentação em 2007, em 2009 e já no fim da jornada (Getty Images)

- O Beckham deixa a liga muito melhor do que a que ele encontrou em sua chegada. Muito mais gente sabe da MLS, não apenas nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo. Isso acontece principalmente por conta dele. Muitos americanos gostam de futebol. Muitos deles sempre tiveram isso, antes mesmo da existência da MLS. Mas acho que o Beckham ajudou a tornar mais fãs de futebol fãs da MLS e não apenas da Premier League e de outros torneios europeus. Os salários mais que dobraram, sete times chegaram e o nível de jogo melhorou visivelmente. A presença de público está maior. A liga está florescendo - diz o jornalista Leander Schaerlaeckens, da “Fox”, dos Estados Unidos.

   A mesma posição positiva quanto à chegada de Beckham tem o também jornalista Grant Wahl, da revista americana “Sports Illustrated”, embora ele valorize outros itens além do crescimento salarial - considerado pequeno, na sua opinião. Ele ressalta que o aumento no número de equipes (de 13, em 2007, para 19, em 2012) é um avanço, além de outros atributos que tornaram a liga mais conhecida tanto dentro quanto fora dos Estados Unidos.

- A MLS tem seis times a mais do que tinha em 2007 e tem planos de colocar mais um time na cidade de Nova Iorque em breve. Surgiram novos estádios de futebol em locais como Kansas City, Houston e Filadélfia. A qualidade do futebol evoluiu. As coisas estão movendo numa direção positiva. O Beckham ajudou, mas ele dificilmente é a única razão para a liga ter melhorado - acrescenta Wahl.

Público, estrelas e o substituto

Juninho Beckham Los Angeles Galaxy (Foto: Getty Images)
Juninho diz que Beckham revolucionou um pouco
o futebol dos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

   A média de público também teve sua alta. Em 2006, esse número era de 15,5 mil torcedores por partida, enquanto atualmente é de 18,8 mil, um recorde na história da liga. Se consideradas todas as ligas profissionais dos Estados Unidos e Canadá, este seria o quarto maior - atrás apenas de NBA, NFL e MLB. Numa comparação com campeonatos de futebol de outros países, a MLS é a oitava do mundo, à frente até da elite brasileira (14ª no ranking), segundo levantamento feito pelos sites “ESPN Soccernet” e “worldfootball.net”. A torcida do Seattle Sounders FC é a mais “fiel”, com média de 43.144, enquanto o Galaxy vem em seguida, com 23.136.

   O preço para ser proprietário de um clube também aumentou. Segundo a “BBC”, o valor atual é de US$ 100 milhões (R$ 209 milhões nos valores atuais), enquanto há cinco anos o mesmo investimento saía por US$ 10 milhões (R$ 19 milhões na cotação da época). Isso sem falar da extensa lista de atletas de renome que chegaram ao futebol dos EUA: o atacante francês Henry, o irlandês Robbie Keane, o zagueiro mexicano Rafa Marquez, o meia australiano Tim Cahill, o zagueiro italiano Nesta...

- O clube vive muito em função dele, muita coisa mudou, e hoje temos jogadores de grande nome como Donovan e Robbie Keane. Ele revolucionou um pouco o futebol daqui. Antes, não tinha nada disso. Com ele, a liga cresceu - disse o brasileiro Juninho, companheiro de Beckham no Galaxy e vinculado ao São Paulo.

Beckham na chegada ao Los Angeles Galaxy em 2007 (Foto: Getty Images)
Beckham chegou ao Galaxy em 2007 para mudar a cara do futebol local (Foto: Getty Images)

   Beckham ainda não definiu qual rumo vai tomar após o fim de jornada na Terra do Tio Sam. Até agora, o novo técnico do Queens Park Rangers, Harry Redknapp, foi quem mostrou um interesse mais incisivo no meia publicamente. Certo mesmo é que a MLS ficará órfã do craque. E desde já se procura um substituto. O nome de Kaká foi especulado na última janela e é uma possibilidade que agrada a ala brasileira do elenco do Galaxy.
- Quem sabe o Kaká pode ser um substituto do Beckham. É um excelente jogador, ídolo brasileiro. Ideal para um clube que quer crescer. Com a saída do Beckham, ele traria visibilidade para a liga. Já como jogador ficaria um pouco escondido, principalmente por conta da televisão daqui - completou Juninho.

Beckham dentro de campo

David Beckham Los Angeles Galaxy (Foto: AFP)
David Beckham tem 98 jogos na MLS, com 18 gols
marcados; no sábado, a despedida (Foto: AFP)

   Beckham foi apresentado no clube americano em julho de 2007 e estreou em um amistoso contra o Chelsea. De lá para cá, o ex-capitão da seleção inglesa participou de 98 partidas na MLS, com 18 gols marcados na competição. O problema é que, apesar do status de astro maior, nunca faturou o prêmio de craque da liga e apenas uma vez, em 2011, figurou entre os 11 melhores do torneio.
   Conta a favor do meia o fato de ele ir para sua terceira final de MLS - e desta vez como atual detentor do título, vencido, na última temporada, justamente sobre o rival deste sábado, o Houston Dynamo, após vitória na final por 1 a 0 em 2011. O resultado, sobretudo, serviu para melhorar a imagem do Beckham jogador, que muitas vezes é julgado por não apresentar em campo os mesmos resultados obtidos no marketing pessoal.
- Beckham teve alguns bons jogos com o Galaxy e foi um dos melhores jogadores da liga em 2011. Ele também está prestes a vencer a MLS durante os seus dois últimos anos de Galaxy. Os torcedores da equipe começaram a gostar mais dele nessas duas últimas temporadas, porque ele pareceu colocar o time como sua prioridade - afirmou Grant Wahl.
- Suas atuações foram muitos ruins a princípio. Ele se machucou demais e não parecia estar muito interessado. Nos últimos três anos, isso mudou. Neste ano, ele fez sete gols e deu nove assistências. Uma boa temporada. Seu jogo melhorou em seu período aqui - finalizou Leander Schaerlaeckens.
 
   Se o Beckham jogador tem lá suas ressalvas e foi deslanchar no futebol dos EUA apenas de duas temporadas para cá, o David do dia a dia só recebe elogios dos companheiros.

Brasileiro Marcelo com Beckham Los Angeles Galaxy (Foto: Getty Images)
Brasileiro elogiou convívio com Beckham fora das quatro linhas: 'tranquilo e humilde' (Foto: Getty Images)

- O Beckham é uma pessoa muito tranquila e humilde. Quando você o conhece, não parece ser esse astro que todo mundo conhece em público. É um cara muito família, que traz os filhos sempre no treino. Uma pessoa muito simples, que treina igual a todos. Ele também gosta muito de brasileiro e conta histórias de Real Madrid, do Ronaldo e do Roberto Carlos - contou Marcelo, outro brasileiro da equipe de Los Angeles, que deixou o futebol brasileiro aos 21 anos antes de passar pelo futebol de países como Suécia, Polônia e Costa Rica.
 
Corrida pelo título
   Fundada em 1996, como parte do projeto que levou a Copa do Mundo até os Estados Unidos em 1994, a MLS está em sua 17ª edição. Sem vencer desde 2004, o D. C. United, dono de quatro canecos, é o maior campeão, seguido pelo Los Angeles Galaxy, com três, e Houston Dynamo e San Jose Earthquakes - ambos com dois. Com tal quadro, Beckham tem a chance de deixar a equipe californiana como maior detentora de títulos no país ou, do outro lado da moeda, permitir que os rivais figurem como uma ameaça real à soberania do Galaxy.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

'Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil', afirma Felipão

   Novo técnico diz que título na Copa em casa é obrigação para a Seleção


   Campeão da Copa do Mundo em 2002 com a formação da "Família Scolari", Felipão assumiu oficialmente o comando da Seleção nesta quinta-feira e afirmou que a conquista do título em casa, em 2014, é obrigação para o Brasil.
- Se o jogador entrar sem pressão nenhuma, pensando que o objetivo é jogar a Copa, não pode ser assim. Fui jogador do interior. Eu era bom. O pessoal dizia que não, mas eu era bom. E tem pressão. Eles têm que saber. Nossos jogadores sabem que seria um dos títulos mais importantes que o Brasil já conquistou. Tem que trabalhar bem esse aspecto. Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada - disse o novo treinador.

   Após ser apresentado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, como substituto de Mano Menezes, Felipão evitou falar sobre a construção de uma nova "Família Scolari" na busca pelo hexa.
- Não vou falar em "Família Scolari", mas em um ambiente de união para que a gente chegue à Copa confiantes e que todos tenham participação e sejam importantes para a Seleção - afirmou.

felipão scolari coletiva brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Comandante do penta, Felipão quer ser hexa no Brasil (Foto: André Durão)

   Felipão afirmou ainda que não vai começar um trabalho do zero, dando a entender que parte do time de Mano vai ser aproveitado neste seu recomeço. A estreia do treinador será contra a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Londres.


- Claro que não vamos começar do zero. Isso naõ existe. Em 2002, também pegamos uma Seleção, e depois com o decorrer dos amistossos fomos colocando um ou outro jogador diferente do que lá estava. É o que vamos fazer agora. Vamos pegar essa base, e a partir dela alguma coisa vai ser implementada.

   Comandante da campanha do tetra em 1994, Carlos Alberto Parreira será o coordenador de Felipão. O técnico do penta sabe que a conquista em 2014 passou a ser obrigatória para a dupla:
- Não penso que possa existir mais dificuldade agora. Sigo na mesma linha do Parreira, me sinto muito mais motivado, mais em condições. Acho que as dificuldades podem ser pouco diferentes, mas são parecidas.
  
    Apenas a sequência do trabalho pode mostrar em seguir o mesmo trabalho alcançado em 2002. Nós temos a obrigação, sim, de ganharmos o título. Não somos favoritos no momento, mas pretendemos ser durante a competição.

'Em casa', Neymar tenta surpreender e chegar entre os três na Bola de Ouro

   Com Messi e CR7 como 'barbadas', São Paulo recebe nesta quinta anúncio dos finalistas a melhor do mundo. SporTV transmite ao vivo

    Trata-se da elite do futebol mundial - e principalmente europeu. Logo, trata-se de uma concorrência que Neymar talvez ainda não esteja pronto para superar. Ainda assim, o craque santista (10º colocado em 2011) tenta ser o primeiro jogador fora do velho continente na história nomeado entre os três finalistas da Bola de Ouro. E logo "em casa", no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A resposta sairá nesta quinta-feira, a partir das 11h (de Brasília), quando a edição de 2012 do prêmio da Fifa e da revista francesa "France Football" conhecerá os seus últimos candidatos. O SporTV transmitirá a cerimônia ao vivo.

Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP)
Neymar tenta pela primeira vez na história ser um atleta fora da Europa nomeado entre os três melhores (AP)

   Dois dos 23 concorrentes aparecem como "barbadas" e à frente de Neymar, como o próprio costuma argumentar em suas entrevistas. O primeiro da lista é Lionel Messi, eleito o melhor do planeta nas últimas três temporadas e pulverizador de recordes em 2012. Apesar de não ter conquistado nenhum título de peso com o Barcelona (apenas a Copa do Rei), o craque argentino está muito perto de superar o alemão Gerd Müller como maior artilheiro em um só ano - ele soma 82 gols contra 85 do ex-jogador do Bayern de Munique em 1972.

Lionel Messi Barcelona Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: AFP)
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo deverão figurar
entre os finalistas novamente (Foto: AFP)

   Outro nome entre os favoritos é Cristiano Ronaldo. Protagonista do título do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha com o Real Madrid, o atacante luso ainda tem a seu favor a boa participação de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia, quando ajudou sua seleção a chegar até a semifinal, sendo eliminada pela campeã Espanha nos pênaltis. Nos últimos jogos, porém, ele caiu de produção.
   Para a sorte do português, no entanto, a votação já foi encerrada. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela “France Football”, foram os responsáveis pela lista de 23 nomes que será reduzida (veja a lista abaixo pela ordem alfabética).

jogadores bola de ouro (Foto: arte esporte)
 
Falcao García, Iniesta e outras 'zebras'
   Além de Neymar, outros jogadores também sonham com um lugar no pódio. Andrés Iniesta parece ser o maior credenciado à honraria, já que acabou eleito como o melhor jogador na Europa em 2011/2012, superando os próprios Messi e Cristiano Ronaldo. O camisa 8 do Barcelona também guiou a Espanha ao título da Euro e foi escolhido o craque da competição. Xavi Hernández, desta vez, foi o coadjuvante de luxo.


   No mesmo futebol espanhol está o colombiano Falcao García, decisivo nos títulos da Liga Europa e da Supercopa Europeia com a camisa do Atlético de Madri. O marfinense Didier Drogba, herói do Chelsea na conquista da Liga dos Campeões, e o meio-campista Andrea Pirlo, do Juventus campeão invicto na Itália, são outros importantes candidatos. Corre por fora ainda o sueco Zlatan Ibrahimovic, que anotou um dos gols mais bonitos dos últimos tempos na vitória de sua seleção sobre a Inglaterra.
 
Mourinho e Guardiola 'duelam' entre os técnicos
   A Fifa também irá reduzir para três a lista dos candidatos ao prêmio de melhor treinador do ano. Mesmo tendo trabalhado apenas no primeiro semestre, Josep Guardiola concorre pelo Barcelona. O seu antigo rival, José Mourinho, também está presente entre os dez escolhidos. Vicente Del Bosque (Espanha), Roberto Di Matteo (Chelsea), Alex Ferguson (Manchester United), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City) e Cesare Prandelli (Itália) são os indicados restantes.

   No futebol feminino, a brasileira Marta mais uma vez está entre as finalistas. O cronograma será o mesmo, diminuindo a lista de dez para três nomes, tornando incerta a presença da camisa 10, que não desponta como favorita depois de colecionar atuações apagadas com a Seleção nas Olimpíadas. A americana Alex Morgan e a japonesa Homare Sawa (vencedora da última edição) aparecem à frente. Todos os vencedores serão conhecidos no dia 7 de janeiro, em festa de gala, em Zurique, na Suíça.

Marta na derrota do Brasil para o japão no futebol (Foto: AP)
Marta não desponta entre as favoritas ao prêmio entre as jogadoras (Foto: AP)

Com gol relâmpago de Van Persie, United vence e segue na liderança

Atacante holandês marca com 37 segundos de jogo e garante o triunfo sobre West Ham. Já Balotelli também balança as redes na vitória do City


   Com direito a um gol relâmpago de Robin Van Persie, o Manchester United se manteve mais uma rodada na liderança do Campeonato Inglês. Os Diabos Vermelhos venceram o West Ham por 1 a 0, em casa, e permaneceram na frente do rival City, que suou, mas derrotou o Wigan fora, por 2 a 0.
   Com os resultados, o United agora tem 33 pontos, um a mais que os Citizens, após 14 rodadas. As duas equipes, aliás, abriram larga vantagem em relação aos outros concorrentes. O terceiro colocado é o Chelsea, que empatou em casa com o Fulham e chegou a 26 pontos.
 
Van Persie brilha cedo
   O triunfo do United veio graças ao gol mais rápido da atual edição da Premier League. Com 37 segundos, Van Persie recebeu na entrada da área e viu seu domínio de bola virar um drible que deixou a pelota à feição para o chute. A finalização ainda foi desviada pela zaga antes de morrer no fundo das redes de Jääskeläinen: 1 a 0 para os Diabos Vermelhos.

Van Persie e Rooney, Manchester United e West Ham (Foto: Getty Images)
Van Persie e Rooney se abraçam após o gol do holandês (Foto: Getty Images)

   Com a vantagem obtida tão cedo, os anfitriões trataram de esfriar o jogo. Mesmo atrás no placar, o West Ham não se aventurou muito ao ataque, preferindo reforçar a marcação e apostar nas bolas aéreas para Andy Carroll, que não teve muito sucesso contra os zagueiros rivais. Como conseqüência, o United dominou a posse de bola e foi pouco ameaçado.
 
West Ham tenta reação
   O início da segunda etapa foi tão movimentado como o do primeiro tempo. Talvez motivado pela bronca no intervalo, o West Ham se lançou mais ao ataque e teve uma boa chance logo no primeiro minuto, quando Diamé chutou colocado, para boa defesa de Lindegaard. A resposta do United veio em seguida, em contra-ataque puxado por Rooney que culminou num bom chute de Cleverley, defendido por Jääskeläinen.
   Mesmo com a postura mais ofensiva do West Ham, o United soube segurar o ímpeto dos visitantes. Firmes na marcação, os donos da casa assustavam nos contra-ataques, enquanto o adversário tentava ter mais posse de bola. No fim, porém, prevaleceu a qualidade dos Diabos Vermelhos.

Balotelli comemora gol do Manchester City contra o Wigan (Foto: Agência Reuters)
Balotelli abriu o placar para o City na vitória sobre
o Wigan fora de casa (Foto: Agência Reuters)
 
Balotelli abre o caminho para o City
   Enquanto o rival United abriu o placar logo no começo, o City construiu sua vitória de maneira oposta. Os atuais campeões ingleses demoraram para sair na frente contra o Wigan, apesar das várias tentativas.
   Quem abriu o caminho para os Citizens foi Mario Balotelli, já aos 24 minutos do segundo tempo. Ele aproveitou um cochilo da zaga adversária após o rebote de um chute de Barry, roubou a bola e mandou para o fundo das redes.
   A vantagem pareceu relaxar o City, que ampliou o marcador três minutos depois. Milner recebeu na entrada da área e disparou um foguete, no ângulo de Al-Habsi, sem a menor chance para o arqueiro, garantindo o triunfo da equipe.

Chelsea volta a decepcionar e empata pelo segundo jogo seguido sem gols

   Depois do City, Blues ficam no zero contra o Fulham também no Stamford Bridge. Tottenham passa pelo Liverpool e já encosta no primeiro pelotão


   O Chelsea passa pelo momento mais difícil de sua temporada a praticamente duas semanas de estrear no Mundial de Clubes. Depois de empatar por 0 a 0 com o Manchester City na estreia de Rafa Benítez, os Blues voltaram a decepcionar dentro do Stamford Bridge e desta vez ficaram no zero com um adversário até menos qualificado, o Fulham, nesta quarta-feira, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Inglês.

Fernando Torres na partida do Chelsea contra o Fullham (Foto: Getty Images)
Fernando Torres foi protagonista de duas boas chances do Chelsea contra o Fulham (Foto: Getty Images)

   O Chelsea não sabe o que é vencer desde o dia 7 de novembro (seis jogos), quando derrotou o Shakhtar Donetsk, por 3 a 2, pela Liga dos Campeões, graças a um gol nos minutos finais de Victor Moses. Nesta quinta, porém, o nigeriano não entrou em campo e ainda viu algumas boas chances serem desperdiçadas pelos comandados do treinador espanhol frente ao goleiro australiano Schwarzer.

Benitez, Chelsea e Fulham (Foto: Agência Reuters)
Após dois jogos, Rafa Benítez ainda não venceu no
comando do Chelsea (Foto: Agência Reuters)

    Benítez, por sinal, teve de ouvir novamente aos 16 minutos do primeiro tempo a torcida gritar o nome de Roberto Di Matteo, seu antecessor. Ídolo desde os tempos de jogador, o italiano usava justamente a camisa 16 e foi responsável também por levar Lampard, Drogba, Cech e companhia ao título inédito da Liga dos Campeões da Europa, em maio.
    O resultado deixa a equipe dos brasileiros David Luiz, Ramires e Oscar - todos titulares - com 26 pontos, agora na terceira colocação graças à derrota da sensação West Bromwich para o Swansea, por 3 a 1, no País de Gales. O Fulham, também de Londres, chegou aos 17 pontos.

Tottenham bate o Liverpool; Arsenal empata
   Em outro jogo da rodada, o Tottenham passou pelo Liverpool no White Hart Lane, por 2 a 1, com Gareth Bale como personagem. O galês anotou o segundo gol dos donos da casa e também o único dos visitantes, contra. Aaron Lennon abriu o placar para os Spurs, que se aproximaram do primeiro pelotão - estão em quinto, com 23. Os Reds seguem com dificuldades e aparecem em 12º, com 16.
   Em Liverpool, o Arsenal até saiu na frente com um gol relâmpago de Theo Walcott, logo com um minuto, mas permitiu o empate do Everton aos 28, com o belga Fellaini. A dupla ficou no 1 a 1, no Goodison Park, e foi ultrapassada pelo Tottenham e se distanciou ainda mais da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Gareth bale comemora gol do Tottenham contra o Liverpool  (Foto: Getty Images)
Gareth Bale e Aaron Lennon marcaram os gols do Tottenham na vitória sobre o Liverpool (Foto: Getty Images)

Copa do Rei: Villa supera marca de 300 gols, e Barcelona chega às oitavas

   Adriano também marca, e catalães enfrentarão o Córdoba, da Segunda Divisão

 
   O atacante David Villa foi o destaque do Barcelona na vitória por 3 a 1 sobre o Alavés, da Terceira Divisão, nesta quarta-feira. Com dois gols marcados na partida, o jogador ultrapassou a marca de 300 gols na carreira. Com o resultado, os catalães, que venceram o jogo de ida por 3 a 0, conseguiram a classificação para as oitavas de final da Copa do Rei.
   O adversário do Barça será o Córdoba, que disputa a Segundona espanhola. Quem passar de fase, enfrentará o vencedor da disputa entre Athletic Bilbao, adversário dos culés na final da última edição da competição, e Málaga.

David Villa, Alaves e Barcelona (Foto: Agência Reuters)
Villa já fez 301 gols na carreira de jogador profissional (Foto: Agência Reuters)

   O técnico Tito Vilanova seguiu o protocolo dos treinadores das principais equipes e levou a campo um time formado por jovens e jogadores que se recuperaram de lesão recentemente. Craques como Messi, Xavi e Iniesta foram liberados para descansar. O posto de estrela da equipe ficou com Villa, que aos poucos vai se recuperando e ganhando minutos após oito meses ausente dos gramados por causa de um problema na tíbia.
   O Alavés não estava disposto a vender barato a classificação apesar da desvantagem do jogo de ida. Aos 17 minutos da primeira etapa, os visitantes abriram o placar. Miki fez cruzamento perfeito da direita, a bola cruzou a área, e Montoya permitiu que Viguera cabeceasse para o gol. Os catalães não realizavam uma boa partida, mas conseguiram o empate antes do intervalo em jogada "brasuca".

Villa comemora gol do Barcelona contra o Deportivo Alaves (Foto: Agência Reuters)
Jonathan dos Santos e Thiago Alcântara comemoram (Foto: Agência Reuters)

   Aos 35 minutos, o lateral-esquerdo Adriano tabelou com o meia Thiago Alcântara - filho do ex-jogador brasileiro Mazinho - e chutou na saída do goleiro. No segundo tempo, o Barcelona "matou" o jogo com um belo gol. Aos nove minutos, Tello corria em direção ao gol e foi derrubado na meia-lua. Villa pediu para cobrar e fez o gol da virada com um toquinho por cima da barreira. Este foi o 300º gol do goleador na carreira.
   Um minuto depois houve uma polêmica. O Alavés empatou com Viguera, mas o árbitro marcou impedimento inexistente. O capitão Puyol dava condições ao atacante rival, que tocou para o gol sem marcação após cruzamento do lado esquerdo. Bastaram poucos minutos para que o time catalão aumentasse - de novo em jogada polêmica.
   Em posição duvidosa, Tello recebeu lançamento por trás da defesa, ficou de frente para o goleiro e preferiu tocar para David Villa empurrar para o gol.

Bayern joga para o gasto, vence fora e é campeão de inverno na Alemanha

   Bávaros derrotam o Freiburg por 2 a 0 e abrem 10 pontos de vantagem no topo da Bundesliga. Leverkusen goleia e assume a segunda posição


   Não foi uma exibição das mais vistosas, mas o Bayern de Munique cumpriu seu dever nesta quarta-feira. Jogando fora de casa e com um jogador a mais desde os 18 minutos do primeiro tempo, o time bávaro jogou para o gasto e derrotou o Freiburg por 2 a 0, pela 14ª rodada do Campeonato Alemão. De quebra, a equipe garantiu o título de inverno da competição, em alusão ao primeiro turno do torneio, com três rodadas de antecedência.
   O triunfo fez o Bayern pular para 37 pontos, 10 a mais que o Bayer Leverkusen, que venceu o Werder Bremen fora de casa por 4 a 1 e ultrapassou o Borussia Dortmund, assumindo a segunda posição na tabela. Já o Freiburg caiu para a 10ª colocação, com 19 pontos.

Muller, Freiburg e Bayern de Munique, AP  (Foto: Agência AP)
Jogadores do Bayern comemoram o primeiro gol da equipe (Foto: Agência AP)
 
Jogo ‘decidido’ em 18 minutos
   Na primeira partida de Mario Gómez como titular na temporada, desde que o atacante se recuperou de uma cirurgia no tornozelo, o Bayern não teve problemas para fazer seu sistema ofensivo funcionar logo no começo do jogo. Aos 12 minutos, após jogada de Ribéry, o juiz marcou pênalti, depois de a bola bater no braço do zagueiro Sorg. Na cobrança, Thomas Muller bateu rasteiro, no canto direito, e fez 1 a 0 para os visitantes.
   Se a missão do Freiburg de vencer o líder disparado da Bundesliga já era difícil, ficou ainda mais complicada cinco minutos, quando o zagueiro Diagne foi expulso, após derrubar Shaqiri na entrada da área, quando era o último defensor dos anfitriões. Com a clara superioridade técnica dos bávaros, parecia que uma goleada era questão de tempo.
   Entretanto, o Bayern optou por não forçar o jogo. Com vantagem no placar e um jogador a mais, o time bávaro passou a tocar a bola com tranqüilidade, apenas administrando o placar. O Freiburg, por sua vez, não desistiu: tentou ir à frente, mas esbarrou na falta de qualidade para superar a forte defesa visitante.

Rosenthal e David Alaba, Freiburg e Bayern de Munique, ap (Foto: Agência AP)
Freiburg foi valente, mas não conseguiu arrancar
o empate contra o Bayern (Foto: Agência AP)
 
'Armadilha' do Bayern mata o jogo
   Na segunda etapa, os anfitriões voltaram com uma postura mais cautelosa, apostando que o Bayern iria para o ataque para matar o jogo. Mas não foi o que aconteceu. Os bávaros seguiram tocando a bola, sem ameaçar muito. Com isso, o Freiburg começou, aos poucos, a se lançar ao ataque.
   E, graças à displicência do Bayern, os donos da casa chegaram com mais facilidade. Aos 17 minutos, Kruse teve a melhor chance para empatar. Ele recebeu um cruzamento de Caligiuri da esquerda e bateu rasteiro, obrigado Neuer a fazer uma ótima defesa.
   Aos 34, porém, a armadilha do Bayern funcionou. Com o Freiburg já todo no ataque, Tymoschuk foi lançado em profundidade sai na cara de Baumann. O volante driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes, garantindo o triunfo dos bávaros.

Taison entra na mira e pode se tornar o quinto brasileiro no Chelsea

   Atualmente no Metalist, da Ucrânia, ex-atacante do Inter está em Londres para negociar e pode aparecer no campeão europeu na janela de janeiro

Por Cahê Mota Londres, Inglaterra

   São boas as chances do quarteto brasileiro do Chelsea virar quinteto na janela de inverno do futebol europeu. Taison, do Metalist Kharkiv, da Ucrânia, de 24 anos, está nos planos dos atuais campeões europeus e as negociações já estão em curso para se juntar a David Luiz, Ramires, Oscar e Lucas Piazon ainda na atual temporada, podendo atuar a partir de janeiro. O ex-atacante do Internacional, inclusive, foi liberado por seu clube para viajar a Londres e conversar com dirigentes ingleses.

   Caso a negociação tenha um desfecho feliz e breve, Taison poderia se juntar ao elenco do Chelsea já no final da próxima semana, uma vez que a partida contra o Rapid Viena, na quinta-feira, dia 6, pela Liga Europa, é a última do Metalist antes das férias por conta da paralisação de quase três meses no Campeonato Ucraniano. Na última segunda, o jogador marcou um gol na vitória por 5 a 0 de sua equipe sobre o SC Travyria, antes de seguir para o Reino Unido, onde aprofundou as conversas com os Blues, visitou o amigo Oscar e aproveitou para acompanhar o empate por 0 a 0 com o Fulham, no Stamford Bridge.

Taison comemora gol do Metalist contra o Rosenborg (Foto: Agência AFP)
Taison, de 24 anos, pode ser o quinto brasileiro no Chelsea (Foto: Agência AFP)

   Na reta final da janela de transferências do verão europeu, o nome do brasileiro já havia sido especulado por jornais ingleses, mas apenas como um plano B diante do interesse por Hulk. Sem alarde, o clube estabeleceu e manteve contatos com Taison, que se intensificaram nos últimos tempos. A chegada em breve de atacantes ao elenco é uma certeza, e o alvo principal é o colombiano Falcao Garcia. Atualmente, o Chelsea conta apenas com Fernando Torres, Daniel Sturridge, Victor Moses e Piazon, que tem apenas 18 anos.

Taison na partida do Metalist  (Foto: Reuters)
Taison foi liberado pelo Metalist para negociar com
os ingleses (Foto: Reuters)

   A contratação se torna ainda mais emergencial se for levado em conta o fato de que o jovem brasileiro, com apenas dois jogos pela Copa da Liga entre os profissionais, e Torres podem ser as únicas opções de Rafa Benítez em janeiro. Pouco utilizado, Sturridge tem a saída bastante especulada pela imprensa inglesa, enquanto Moses deve se juntar a seleção da Nigéria para disputa da Copa Africana de Nações.
   No Metalist há dois anos e meio, Taison já entrou em campo 69 vezes e marcou 18 gols. O atacante teve início arrasador no Internacional, onde jogou entre os profissionais por três anos, e foi negociado com os ucranianos por R$ 13,4 milhões, em 25 de agosto de 2010. Para contar com o brasileiro, o Chelsea desembolsaria um valor em torno de 12 milhões de libras (cerca de R$ 40 milhões).
   No próximo fim de semana, bem distantes um do outro, Chelsea e Taison voltam a campo. Os ingleses encaram o West Ham, sábado, fora de casa, às 11h (de Brasília), pela 15ª rodada da Premier League, enquanto o brasileiro defende o Metalist diante do Metalurh Zaporikhya, também longe de seus domínios, no mesmo dia e horário.

Copa do Rei: Xerifão faz golaço, dança Gangnam Style, e Valencia avança

   Atlético de Madri passa por aperto em casa, mas também avança às oitavas


    O Valencia não precisou do esforço de estrelas como Jonas e Soldado para vencer o Llagostera, da Terceira Divisão espanhola, por 3 a 1, nesta quarta-feira, e avançar às oitavas de final da Copa do Rei - na ida, 2 a 0 para os valencianos. Quem roubou a cena foi o zagueiro Rami, que além de ter feito um golaço de antes da linha do meio de campo, ainda levou o público ao delírio ao fazer a coreografia do hit "Gangnam Style".
   Na próxima fase, o Valencia enfrentará o Osasuna, que também disputa a Primeira Divisão. Os jogos deverão ocorrer entre os dias 11 e 19 de dezembro. Se conseguir ir às quartas, o time de Jonas poderá encarar o Real Madrid, que terá pela frente o vencedor do duelo entre Celta de Vigo e Almería.

Adil Rami do Valencia comemora gol sobre o Llagostera (Foto: EFE)
Observado por Jonas, Rami inicia a coreografia do Gangnam Style (Foto: EFE)

   Rami fez o gol aos 14 minutos do primeiro tempo. O zagueiro viu o goleiro adiantado e, com autoridade, acertou um chute certeiro, fazendo a bola ir parar no fundo da rede. Na celebração, o jogador tentou dançar o Gangnam Style, mas não mostrou a mesma desenvoltura do ótimo chute. Valdéz, aos 11 da segunda etapa, e Bernat, aos 31, ampliaram. Nico, aos 37, fez o gol de honra para os visitantes.
   Quem também passou de fase foi o Atlético de Madri. A vitória foi mais apertada, 1 a 0, mas os colchoneros tinham crédito pela vantagem de 3 a 0 conquistada na partida de ida. Raúl García, aos 15 minutos, garantiu o apertado triunfo sobre a equipe da Terceira Divisão. O adversário das oitavas será o Getafe.

Peter Crouch perde três dentes após choque com zagueiro do Newcastle

   Dois dentes do atacante inglês caíram na hora, enquanto um terceiro ficou alojado na mandíbula. Jogador não tem previsão de retorno aos gramados

 
    O Stoke City venceu o Newcastle por 2 a 1, pelo Campeonato Inglês, nesta quarta-feira, mas o atacante Peter Crouch não pôde sair sorrindo. O jogador de 2,01m de altura perdeu três dentes após uma colisão com o zagueiro adversário Fabricio Coloccini. O inglês foi prontamente substituído pelo treinador Tony Pulis, que exaltou o espírito competitivo de seu jogador.
- Peter queria continuar. Mas depois ele viu os seus dentes nas mãos do doutor. Ele quase desmaiou. Achamos que tem outro dente alojado na mandíbula dele – falou Pulis.

   O técnico fez questão ainda de eximir o zagueiro argentino de qualquer culpa e explicou que Crouch será avaliado pelos médicos para saber quando será seu retorno à equipe, já que o problema não é tão simples.
- Ele perdeu dois (dentes) e o terceiro estava preso na parte superior da gengiva. Ele precisará cuidar disso ainda. Porém, creio que não houve qualquer tipo de maldade no lance - explicou.

Peter crouch stoke city contusão (Foto: Agência Getty Images)
Peter Crouch, do Stoke City perdeu três dentes (Foto: Agência Getty Images)

Milan faz peneira para encontrar talentos em São Sebastião

   Time italiano procura meninos e meninas entre nove e 14 anos de idade

   A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira, 29, que o clube italiano Milan vai realizar uma peneira na cidade para encontrar novos talentos. O evento, chamado de "Dia do Milan em São Sebastião", será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, a partir das 9h, no estádio municipal Otoniel Santos, no Topovaradouro.

fred robinho milan (Foto: Getty Images)
Os brasileiros Robinho e Pato estão no time principal do Milan (Foto: Getty Images)

   De acordo com informações da prefeitura, uma equipe técnica do clube italiano estará presente no município. Poderão participar da peneira para avaliação técnica de meninos e meninas, os nascidos entre os anos de 1998 e 2003, ou seja, com idade entre 9 e 14 anos.

   Atualmente, três brasileiros estão na equipe europeia: os atacantes Robinho e Alexandre Pato e o goleiro Gabriel.

Serviço
   Meninos e meninas interessados na inscrição para a peneira deverão comparecer nos dias da seleção munidos de calção, meiões e chuteiras, documento de identidade (RG) e acompanhados de um responsável legal, que deverá assinar a autorização para a participação do atleta na seletiva.

Lyon goleia o Olympique e assume
a liderança do Campeonato Francês

   Com show do atacante Gomis, autor de três gols, equipe derrota um concorrente direto pelo título da Ligue 1 e abre vantagem na disputa

Bafetimbi Gomis comemora gol do Lyon contra o Olympique (Foto: Reuters)
Gomis foi a estrela da partida (Foto: Reuters)

   O Lyon é o novo líder do Campeonato Francês, e alcançou a posição em grande estilo. Nesta quarta-feira, a equipe goleou o concorrente direto Olympique de Marselha por 4 a 1, fora de casa, em jogo válido pela 10ª rodada do torneio, e assumiu o topo da tabela de forma isolada, com 28 pontos, dois a mais que o rival derrotado e o PSG.
   A grande estrela da partida foi o atacante Bafétimbi Gomis, autor de três gols. Ele abriu o placar logo aos três minutos, em cobrança de pênalti, e ampliou ainda na primeira etapa, aos 34, aproveitando passe de Dabo.
   No segundo tempo, o Lyon seguiu inspirado e chegou à goleada. Malbranque fez 3 a 0 logo no início da etapa, e Gomis fechou o caixão do Olympique aos 27 minutos. Os donos da casa ainda diminuíram no fim do duelo, com Rémy, mas já era tarde demais para uma reação.
   Na próxima rodada, os novos líderes da Ligue 1 recebem o Montpellier no sábado. Já o Olympique joga fora de casa contra o Brest, no domingo, mesmo dia em que o PSG encara o Nice longe de seus domínios.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CBF anunciará novo técnico oficialmente nesta quinta: Felipão

   Após saída de Andrés Sanches, presidente José Maria Marin informou que cargo de diretor de Seleções foi extinto pela entidade

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo
 
Felipão na partida do Palmeiras contra a Portuguesa (Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)
Felipão deixou o Palmeiras em setembro, antes do
rebaixamento do time no Brasileirão
(Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)

   O substituto de Mano Menezes no comando da seleção brasileira será anunciado nesta quinta-feira. É essa a intenção do presidente da CBF, José Maria Marin, conforme pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira, durante visita de Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa, às obras da Arena Corinthians, em Itaquera. Luiz Felipe Scolari assumirá o lugar de Mano Menezes.
- Espero anunciar amanhã (quinta) o nome do novo treinador da seleção brasileira - declarou Marin, após a visita a Itaquera.

   Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, se reuniu com Marin no último final de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas deve desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta.
   Na última sexta, dia da demissão de Mano Menezes, uma fonte afirmou que Américo Faria, supervisor da Seleção até o Mundial de 2010, também voltaria com Felipão.
- Vai voltar o bigode. E o outro bigode - disse a fonte, fazendo relação com os bigodes de Américo e Felipão.

   Além disso, Marin afirmou que o cargo de diretor de seleções está extinto na CBF. A decisão foi tomada depois que Andrés Sanches pediu demissão do cargo na manhã desta quarta-feira. O ex-presidente do Corinthians não concordou com a demissão de Mano Menezes e já vinha ensaiando sua saída há alguns dias.
- Decido também que o cargo de diretor de seleções está extinto. Vamos criar um novo cargo que será de coordenador de seleções - finalizou o mandatário da CBF.

Copa do Rei: Com CR7 no banco, Real vence time da Terceirona e avança

   Merengues entram em campo com garotos e renegados, mas Mourinho apela para medalhões para vencer a partida


   Jogando com garotos da base e jogadores que não ganham muitas oportunidades entre os titulares, o Real Madrid teve que apelar para algumas das estrelas para conseguir vencer o modesto Alcoyano, da Terceira Divisão espanhola, por 3 a 0, nesta quarta-feira. O resultado, aliado à goleada de 4 a 1 na partida de ida, garantiu os merengues nas oitavas de final da Copa do Rei.
   O Alcoyano soube valorizar o dia histórico. A diretoria bancou os ingressos dos torcedores que aceitaram viajar até a capital, os jogadores treinaram cobranças de pênalti e tiveram a ousadia de declarar à imprensa que acabariam com a era José Mourinho no Real Madrid. Brincadeiras à parte, os azarões deram trabalho, e Mou teve que utilizar alguns medalhões.

Di Maria, Real Madrid e Alcoyano (Foto: Agência Reuters)
Di María entrou na segunda etapa e fez a diferença para os merengues (Foto: Agência Reuters)
 
Real Madrid irreconhecível
   O treinador português tomou algumas decisões confusas. Não relacionou Kaká nem para o banco de reservas e convocou Cristiano Ronaldo, ao invés de poupá-lo e lhe dar um merecido descanso. Esperavasse, pelo menos, que CR7 ganhasse alguns minutos, mas o atacante acabou esquentando o banco nos 90 minutos.
   Sem entrosamento, os garotos e os renegados como Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão protagonizaram um primeiro tempo morno, sem grandes chances. Na segunda etapa, os jogadores mais badalados começaram a entrar. Di María, aos 15 minutos, entrou no lugar do russo Chevychev. Benzema, aos 24, ficou com a vaga de Morata.

Morata e Selvas, Real Madrid e Alcoyano, AP (Foto: Agência AP)
Morata foi a referência no ataque, mas acabou dando lugar a Benzema (Foto: Agência AP)
 
Mudanças trazem o verdadeiro Real à tona
   O argentino abriu o placar aos 25 minutos. Callejón fez boa jogada em diagonal e deixou a bola com Benzema no centro da área. O francês acionou Di María na esquerda, o meia avançou e chutou cruzado. Apóos o gol, Javi Selvas recebeu o segundo cartão amarelo por reclamar de impedimento. Curiosamente, era o próprio jogador quem dava condições para que o rival marcasse legalmente.
   No fim da partida, Callejón decidiu ficar com o status de craque do jogo e ampliou aos 44 minutos. O espanhol recebeu passe de Özil por trás da defesa e tocou na saída do goleiro. Um minuto depois, o atacante fez o terceiro. Novamente recebeu por trás da defesa - desta vez, o passe foi de Di María - e chutou quando o arqueiro saiu do gol.

Thiago Silva perde pênalti, e PSG é eliminado da Copa da Liga

   Saint-Étienne segura goleador Ibrahimovic, leva jogo para a decisão por pênaltis e consegue avançar às semifinais


   O Paris Saint-Germain foi eliminado da Copa da Liga Francesa nesta terça-feira ao perder para o Saint-Étienne nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. O zagueiro Thiago Silva perdeu a cobrança que impediu os parisienses de avançar às semifinais. O atacante Ibrahimovic teve excelentes chances, mas parou no goleiro Ruffier, que havia sido agredido pelo sueco na última vez em que as equipes se enfrentaram.
   Apesar de não ter o mesmo investimento que o PSG, o Saint-Étienne encarou o time da capital de igual para igual. Os Verts estavam com o moral elevado porque derrotaram os rivais em pleno Parc des Princes pelo Campeonato Francês há cerca de um mês, em jogo que ficou marcado pela expulsão de Ibrahimovic após o craque acertar um chute em Ruffier.

Ibrahimovic e Gradel, Saint-Etienne e PSG (Foto: Agência AFP)
Ibrahimovic criou chances, mas não teve sorte (Foto: Agência AFP)

   No reencontro, parece que o arqueiro estava disposto a se vingar em campo e impediu duas chances claras de Ibra. Mas a primeira etapa teve poucas emoções. Os times exerciam uma forte marcação e não conseguiam criar muitas chances. Pelo PSG, a melhor oportunidade veio de um erro da defesa, aos 13 minutos. Bayal vacilou e entregou a bola para Ibrahimovic, que chutou cruzado e obrigou Ruffier a fazer boa defesa.
   A resposta do Saint-Étienne foi na bola parada. Aos 17, Ghoulam cobrou escanteio e Aubameyang cabeceou no segundo pau, mas Chantôme tirou a bola em cima da linha. No segundo tempo, o PSG voltou melhor, tentando decidir logo o jogo. Aos 15 minutos, Ibrahimovic, inspirado, quase fez um golaço. Ele recebeu um cruzamento da esquerda de Ménez, ajeitou com o peito e tentou uma meia-bicicleta. Entretanto, Ruffier, atento, fez a defesa.
   O craque sueco ainda teve outra oportunidade aos 41 minutos, no que poderia ser o gol da classificação do PSG. Após boa jogada de Nenê pela esquerda, ele se antecipou à zaga no primeiro pau, mas mandou para fora. Na prorrogação, Ibra teve a bola do jogo, mas Ruffier foi nos pés do sueco para ficar com a bola.
   Nas cobranças de pênaltis, o Saint-Étienne acertou as cinco tentativas. Thiago Silva perdeu a única cobrança, o que custou caro ao PSG, que acabou sendo eliminado apesar de ter entrado em campo com um time repleto de estrelas.

Zico anuncia que não é mais técnico da seleção do Iraque

   Treinador envia documento à Fifa, reclama da federação iraquiana e nega que vá participar ativamente das eleições do Flamengo


Zico na partida do Iraque contra o Qatar (Foto: Reuters)
Zico em partida recente do Iraque (Foto: Reuters)

   Zico não é mais treinador da seleção do Iraque. Através de uma nota divulgada em seu site oficial, o ex-jogador do Flamengo diz que enviou um comunicado oficial à Fifa e à Federação Iraquiana de Futebol na tarde desta terça-feira informando às entidades sobre sua decisão, que aconteceu por causa do descumprimento de algumas questões contratuais.
- Enviei comunicação oficial à Fifa, entidade máxima do futebol mundial, e à IFA, que é a associação iraquiana de futebol, declarando que considero meu contrato rescindido por descumprimento da IFA - disse o técnico em sua página na internet.

   A seleção iraquiana ainda tem chances de classificação para a Copa do Mundo de 2014. A equipe é a terceira colocada do Grupo B da quarta e última fase das eliminatórias asiáticas com cinco pontos, mesma pontuação da Austrália, que ocupa a segunda colocação. As duas melhores equipes dos dois grupos garantem vaga no Mundial, que vai ser disputado no Brasil.
   Zico assumiu a seleção iraquiana em agosto de 2011 com a missão de conseguir a classificação para a Copa. O contrato tinha validade até 2014. Segundo o treinador, que em julho chegou a reclamar de salários atrasados, a situação estava insustentável.
- Não posso ficar estressado num lugar. Prefiro cuidar da minha saúde - disse.

   O desligamento não fará com que o eterno camisa 10 da Gávea se dedique às eleições do dia 3 de dezembro no Flamengo. Apesar de apoiar a Chapa Azul, que faz oposição à presidente Patrícia Amorim, Zico não pretende participar ativamente do processo eleitoral. Em 2010, deixou o cargo de diretor executivo de futebol reclamando que não teve o apoio de Patrícia.
- Não muda nada. Vou ficar mais tempo com a minha família e curtir meus netos - explicou.
 
   Zico também vai se dedicar ao planejamento de mais uma edição do "Jogo das Estrelas", que pela segunda vez será realizado em São Paulo. Já há um convidado ilustre, e o Galinho pretende chamar duas estrelas que participaram do pentacampeonato mundial da seleção brasileira.
- Vai ser em dezembro, em São Paulo. Já convidei o Gustavo Kuerten e vamos tentar contar com a participação de Kaká e Ronaldinho - revelou.

Julio César se machuca, e Redknapp apenas empata em estreia pelo QPR

   Brasileiro é substituído no intervalo com suspeita de lesão na virilha. Time londrino segue como o único das quatro primeiras divisões a não vencer

Redknapp, Sunderland x Queens Park Rangers (Foto: Agência Reuters)
Harry Redknapp faz sinal para o seu time: técnico
terá trabalho para tirar o QPR da lanterna (Reuters)

   A maré de azar do Queens Park Rangers parece não ter mudado com a troca de treinador. No dia em que Harry Redknapp, ex-Tottenham, estreou à frente do clube londrino, o goleiro brasileiro Julio César foi substituído com suspeita de lesão na virilha ainda no intervalo no empate por 0 a 0 contra o Sunderland, nesta terça-feira, no Stadium of Light, pela abertura da 14ª rodada do Campeonato Inglês.
   De acordo com a imprensa inglesa, Julio César sentiu um problema na região após defender um chute de Fletcher já no fim do primeiro tempo. Robert Green entrou na etapa final, mas não trabalhou muito - o que pode parecer uma evolução para a equipe do também brasileiro Fábio, emprestado junto ao Manchester United.

   Afundado na crise, o Queens Park Rangers ocupa a lanterna da competição com apenas quatro pontos e é o único time das quatro primeiras divisões da Inglaterra (92 clubes) que não venceu um jogo sequer na temporada 2012/2013. O Sunderland, por sua vez, também não vive boa fase e é apenas o 16º, com 13 pontos. A rodada será completada nesta quarta, quando entrarão em campo os líderes Manchester United e City.

Robert Green, Sunderland x Queens Park Rangers, AP (Foto: Agência AP)
Robert Green entrou no lugar de Julio César no empate sem gols entre QPR e Sunderland (Foto: Agência AP)